Destaques

quinta-feira, julho 22, 2010

Lobby pró-Washington não! Já estamos em crise

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Depois de ter reclamado publicamente por ser "mal aproveitado" no time e de ter sido posto à venda por isso, sem sucesso (não apareceu proposta que valesse a pena), o "coração valente" Washington ganhou sobrevida - forçada - no São Paulo e, ontem, como titular desde o início, anotou mais um golzinho lá no Morumbi (foto de Rubens Chiri/SPFC). Com isso, chegou a 45 em 85 jogos com a camisa tricolor, média de 1,88 0,53 por partida. Nada mal, considerando que, agora, já é o 40º maior artilheiro do clube, junto com três antigos atacantes, o argentino Albella (que jogou entre 1952 e 1954), Augusto (1950-1951) e Friaça (1949-1951) - este último, aquele que quase virou herói com o gol na decisão da Copa de 1950.

Com mais um gol, Washington alcançará o fantástico meia Pita (que jogou entre 1984 e 1988), com mais três se equipara ao conterrâneo Kaká (2001-2003), que também nasceu em Brasília, e, com mais quatro gols, chega no companheiro de elenco Marcelinho Paraíba, que já marcou 49 vezes pelo São Paulo. A marca atingida no tricolor paulista é o terceiro melhor desempenho do "coração valente", que marcou 100 gols pela Ponte Preta e 88 pelo gaúcho Caxias, onde começou a carreira, em 1993. Porém, as péssimas partidas que muitas vezes fez pelo São Paulo o condenaram ao banco de reservas, de onde dificilmente sairá. O consolo é que já deixou seu nome na história do clube de Serginho Chulapa (243 gols), França (182), Muller (161), Leônidas (142), Raí (124), Luís Fabiano (118) e Careca (115), entre muitos outros.


"Lobby pró-Washington não! Já estamos em crise", protestou o torcedor são-paulino e ilustre leitor do Futepoca, Vitor. Daí que vem o novo título do post. Ele e outros comentaristas reclamaram da conta equivocada que levou a média de gols de Washington, o 9 do São Paulo, a 1,88 por partida. Os 45 em 85 jogos representaram média de fato de 0,53 por partida.

O post original baseava-se no cálculo para apontar a redenção do centro-avante tricolor. As informações foram corrigidas e, por esta ressalva, entenda-se uma Errata. E também um agradecimento aos alertas. As demais informações procedem, embora o título tivesse de ser alterado

8 comentários:

Anônimo disse...

Ich... a média tá errada. É 0.52. Se fosse 1.88, já tinha uma estátua para ele no Panetone.

Fabricio disse...

É, com 1,88 já seria o Bola de Ouro da Fifa e único garantido na seleçao em 2014.

Vitor disse...

Sim, a média é de 0,53, arredondando para cima. Se fosse 1,88, superaria até o Pelé!

Vitor disse...

A propósito, o principal artilheiro do São Paulo é Serginho Chulapa, com 242 jogos (média 0,6).

Vitor disse...

Agradeço a deferência do blog!

Saudações deste são-paulino que já viu de tudo com a camisa 9 tricolor, desde Mickey até Careca...

Anselmo disse...

acho o Washington um injustiçado.

ninguém nunca disse que ele era um craque. mas terminar como para-raio de crise é demais.

aliás, como é interessante assistir a uma crise em domínios tricolores. a mídia são-paulina nem sabe como tratar o tema.

Vitor disse...

De fato, é falta de hábito. Parte da mídia, tricolor ou não, embarcou de bom grado na história de "time de primeiro mundo, modelo de organização" etc.

Mas nem cito Washington como o único "culpado", nada da Era Washington ou algo parecido. Pelo menos meia dúzia poderia sair do Morumbi tranquilamente... E os moleques da base poderiam jogar, só pra variar.

Marcão disse...

Hahahahaha. Muito bom!