Destaques

segunda-feira, julho 12, 2010

Mussum tem candidatura cassada pelo TSE

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de candidatura de pelo menos sete candidatos e de cinco partidos políticos. Chacrinha, Mussum, Grande Otello, Machado de Assis e Aleijadinho tiveram os registros de suas postulações desprezadas, assim como os partidos da Música (PM), da História (PHT), da Literatura (PLT), das Artes (PAR) e da Televisão (PTV). Sem o nome do finado trapalhão, o pleito perde na qualidade do debate.

Tudo isso ocorreu no simulador de urna eletrônica (pode clicar, é verdade) disponível na página do TSE. Até 2008, os candidatos para exercitar o eleitorado eram os supracitados artistas, ao lado de outros, como Elis Regina, Cora Coralina e Santos Dumont.




Os partidos atuais que "concorrem" na simulação são ainda mais sugestivos. O Partido das Formas Geométricas (PFG) tem como expoentes os triângulos isóceles, obtusângulo e retângulo. O das Frutas (PF) conta com Tangerina, Pera, Uva, Açaí e Melancia, entre outros. O Limão – tão caro ao Futepoca por permitir a confecção de caipirinha – amarga apenas uma modesta suplência da Maçã.

O Partido dos Animais (PA), o dos Brinquedos (PB) e o dos Esportes (PE) contam com figuras proeminentes da mesma espécie de associação.

A Justiça Eleitoral não explicou o motivo para o abandono de candidaturas tradicionais, de amplo apelo junto à população desde o primeiro pleito em que a urna eletrônica foi adotada, em 1996, na eleição municipal. O órgão tampouco esclareceu se haveria vínculos entre os cassados PTV, PLT e PHT com o PT – mas todo mundo sempre achou que fossem dissidências ideológicas de alguma espécie.

Há ainda surpreendentes registros duplos para os cargos de governador e de senador. Para todas as legendas-fictícias, o TSE aponta os mesmos nomes aos dois cargos. Na disputa para valer, o procedimento geraria uma cassação efetiva da dupla candidatura.

Em tempo

Sem o futebol, nem o partido das Poaceae – ao qual a cana-de-açúcar poderia ser filiado – e muito menos o das bactérias anaeróbias – que produzem a fermentação – o Futepoca declara seu voto nulo no simulador para todos os cargos. Os vínculos com o Futebol de Mesa, que aceitou ser suplente de senador pelo PB, numa clara dissidência em relação ao PE, não foram suficientes para mobilizar o ébrio eleitorado.

3 comentários:

ThiagoFC disse...

Vá lá que sempre tem um que pede renovação na política, mas isso já é demais...

Marcão disse...

Estamos demorando muito para registrar o partido de maior quantidade de adeptos potenciais em nosso Brasil varonil, o P-Mé (Partido dos Manguaças Empedernidos). Bebuns do país, uni-vos!

Anselmo disse...

Volta, Mussum!

Quem, desses candidatos poderia proferir, num discurso, algo de impacto semelhante a "I have a dreamis"? Quem?

E por mais simpática que seja a Ariranha, da Onça e do Peixe (assim, genérico, sem definição nem de gênero nem família, se é baiacu, tainha, atum ou anchova)