Destaques

sexta-feira, agosto 06, 2010

Equilíbrio no primeiro debate

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


POR LUISINHO BASSOLI*

O primeiro encontro entre os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas eleitorais, transmitido ontem pela Band, foi marcado pelo equilíbrio. Dilma Rousseff demonstrou certo nervosismo, compreensível por ser seu primeiro debate e por estar no foco das atenções, ainda sob o impacto da pesquisa CNT/Sensus, divulgada horas antes, na qual aparece dez pontos à frente de Serra. Saiu-se bem, respondeu às perguntas, evitou usar o palavreado excessivamente técnico que a caracteriza – e que era a principal preocupação dos seus assessores –, sem deixar de apresentar dados e estatísticas. Buscou colar sua imagem à de Lula ao resumir que seu projeto é dar sequência ao atual governo.

"Modesto", Plínio de Arruda Sampaio afirmou se tratar de um dos grandes nomes da política brasileira. É, pessoalmente, uma reserva moral, detentor de sabedoria ímpar. Seu ponto fraco é seu partido, o pequeno PSol, cuja postura isolacionista inviabiliza qualquer prática de governo. Plínio prega o sonho, o ideal socialista, é impossível discordar de sua teoria. Porém, a responsabilidade nos obriga a lutar pelo possível, ainda mais quando vemos que as mudanças estão em curso. Cabe lembrar que Plínio tem a mesma origem de Dilma, foi candidato ao governo de São Paulo e deputado federal pelo PT até se juntar a outros dissidentes para fundar o PSol.

José Serra aparentou ser a pessoa certa na hora errada. O grupo político que lhe dá sustentação é por demais conservador, reacionário, e impõe uma agenda atrasada tanto em relação à economia quanto às políticas sociais. O tucano abordou temas de gestão pública, mas falta-lhe, contudo, uma marca definitiva, um projeto que o identifique. Serra não conseguiu sair da encruzilhada em que se meteu: poupou o presidente Lula sem assumir que seu governo é bom – se escolhesse por se opor ao presidente, iria desagradar à esmagadora maioria dos eleitores que o aprova; se optasse por elogiá-lo, acabaria credenciando sua rival Dilma. Na mesma esteira, tentou manter equidistância do ex-presidente FHC, nem defendeu nem criticou seu governo, e essa dubiedade não passou despercebida, refletiu a notória indecisão tucana.

Marina Silva foi previsível, não decepcionou, é certo, só que não conseguiu empolgar os espectadores. Confirmou que tem boa vontade, explorou bem o assunto meio ambiente, lema principal de sua campanha, e abordou com lucidez os espinhosos temas econômicos e administrativos. Seu bom desempenho, todavia, não foi suficiente para consolidá-la como a melhor candidata, na medida em que não tem uma base política forte o bastante para garantir que consiga governar. Assim como Plínio de Arruda Sampaio, Marina Silva construiu sua carreira no PT. Agora, sozinha em seu PV – partido que fará uma bancada ínfima de deputados e nenhum senador –, a ecologista não passou a sensação de segurança necessária para ocupar o mais alto cargo da nação. Teve o mérito de incluir a questão ambiental na pauta, como nunca havia sido feito.

Entre alguns momentos de tensão, prevaleceu a cordialidade. Um exercício de democracia, todos tiveram a oportunidade de expor suas candidaturas. Nada que pudesse alterar o quadro que vem se desenhando, nenhuma novidade sobre o que já está sendo discutido publicamente há tempos, em entrevistas, encontros, plenárias, comícios. A eleição segue com seu caráter plebiscitário, isto é, quem aprova o governo Lula e quer sua continuação, votará em Dilma.

*Luís José Bassoli é advogado, faz pós-graduação em Globalização e Cultura, dá aulas de Geopolítica no Colégio Objetivo e é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB em Taquaritinga (SP); na política, foi presidente do Diretório do PT naquele simpático município; no futebol, é sãopaulino roxo e cateano (sofredor pelo Clube Atlético Taquaritinga). Bebe muito uísque, "of course".

1 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Plínio não tem a mesma origem de Dilma no campo da esquerda. São casos, diria, inversos. O candidato do PSOL é um dos poucos políticos em atividade desde o pré-64, começando a carreira pelo Partido Democrata Cristão - sendo cassado pela ditadura - e integrando os quadros petistas apenas na segunda leva, mas ainda no início dos anos 80 - radicalizando na velhíce, quando abandonou o barco do partido depois de perder a eleição para sua presidência, o que o fez partir para a fundação do PSOL. Por outro lado, Dilma iniciou sua atuação política ainda no movimento secundarista, partiu para o foquismo - e consequentemente para a luta armada - até que reconstruiu sua vida em Porto Algre quando se aproximou do PDT, atuando no partido praticamente desde sua origem - ocupou cargos administrativos nos governos de Alceu Colares no município e no estado do Rio Grande do Sul - até que integrou a debandada da ala esquerda do PDT gaúcho para o PT em 2000 - onde cresceu rapidamente pela necessidade premente de um nome na área de minas e energia e, ao mesmo tempo, agradava o núcleo do partido. Plínio, o ex-democrata cristão, hoje pauta a utopia - uma plataforma correta, ao meu ver, mas padece de pés na realidade quanto à aplicação - enquanto a ex-guerrilheira Dilma partiu para a centro-esquerda e faz uma campanha cortando para o centro, escapando de toda e qualquer agressividade - mas é ela quem, no fim das contas, tem o único projeto capaz de montar a bomba-relógio de desigualdade deste país, ainda que precise avançar mais em vários aspectos.