Destaques

terça-feira, setembro 14, 2010

Cúmulo da desinformação

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Segunda de manhã, sinal para o ônibus, corrida até a porta. A bordo, posição alcançada, a conversa alheia está pela metade. Um manguaça dialoga sobre eleição deste ano. Este manguaça estica as orelhas e só ouve.

– Mas diz que ele bate na mulher... – esbravejou.

A interlocutora, com 20 anos a menos, não entende bem. Eu, tampouco.

– Ah, é?

– É, saiu até no jornal... Parece que ele bateu na mulher um tempo atrás.

Ela demora a puxar da memória os resquícios da lembrança do noticiário de 2005, quando Sandra Mendes de Figueiredo Crunfli registrou ocorrência por agressão, admitida por Netinho de Paula, atualmente candidato ao Senado pelo PCdoB. O caso é, indiretamente, tema de inserções de Aloysio Nunes, que começa uma defesa da Lei Maria da Penha condenando (com razão, diga-se) "quem bate em mulher". A crítica velada tem destino certo.

O episódio é também motivo de resistência para que este eleitor que escreve sequer cogitar o empenho de seu voto ao representante da Cohab no maior astral, apesar de ter sido motivo de "mea culpa" público em seu programa no SBT, em 2009.

Mas no coletivo, o clima era de papo entre amigos, mas com toda pinta de proselitismo a favor de algum outro candidato. Ledo engano.

– É bom isso... – insistiu o meliante, de camisa verde-água aberta até o terceiro botão.

– Como é que é bom, homem? – disse a moça, tirando as palavras de minha boca e apreensiva com tamanho acinte.

– É que é bom, né? Hoje, se eu pegar o chinelo pra dar no meu filho porque ele aprontou, se eu encostar em mulher, vou preso. Aí que é bom ter um cara lá pra defender a gente.

A chinelada é referência à lei da palmada, sancionada pelo presidente Lula em julho deste ano que veda tapas, beliscões e castigos físicos de outras naturezas. A parte de "encostar em mulher" é alusão à Lei Maria da Penha, assinada pelo mandatário em 2006 para proteger principalmente vítimas de violência doméstica, num dos maiores avanços apontados pelos movimentos de mulheres no país.

Ainda na sequência de tradução do que parece que o cidadão queria dizer, "um cara lá" significa um representante no Senado. A expressão "a gente", os que precisam ser defendidos, relaciona-se ao homem de que considera que a violência é ação legítima e eficaz do ponto de vista pedagógico na educação e (afe!) afirmador de masculinidade na relação "afetiva" com a senhora sua esposa. Ou algo assim.

A moça tentou arguir. Buscou "vejas bens" do fundo do estômago, mas havia poucas possibilidades de diálogo. Não ousei interferir nesse diálogo. Fui para o fundo do ônibus.

3 comentários:

Marcão disse...

Isso é que é democracia participativa!

Maurício Ayer disse...

"um cara lá pra defender a gente". Genial!

Anônimo disse...

Traci is the greatest!?!