Destaques

terça-feira, setembro 21, 2010

Entre tragédias e superação, Série C chega à fase decisiva

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No domingo, terminou a primeira etapa da Série C. E começará agora a segunda, que é efetivamente a mais importante de todas. Sim, porque por mais que ainda existam outras duas posteriores, que apresentarão, em ordem, os dois finalistas e o campeão do torneio, a parte primordial acontece agora, com a definição dos quatro times que sobem para a Série B em 2001.

O regulamento agora aponta um mata-mata puro e simples, e assim até o final da competição. Os confrontos são os seguintes: Paysandu-PA x Salgueiro-PE, Águia de Marabá-PA x ABC-RN, Ituiutaba-MG x Chapecoense-SC e Criciúma-SC x Macaé-RJ.

Pelos números, é difícil apontar um favorito. Nenhum dos times classificados teve uma campanha impecável na primeira fase. Todos perderam ao menos um jogo, e alguns só avançaram nos critérios de desempate.

Talvez a torcida empurre Paysandu, ABC e Criciúma, os mais tradicionais entre os oito remanescentes. Mas sabemos que esse fator, isoladamente, não ganha jogo. Aguardemos.

Eliminados
Falando em torcida, uma das mais vibrantes do país terá que esperar 2011 para ver seu time em campo. É a do Fortaleza. O time conseguiu ser eliminado da Série C com uma campanha curiosa: em oito jogos, duas vitórias e seis empates. Ou seja, caiu invicto, e com a mesma pontuação do do Águia, que ainda sonha com o acesso.

O CRB de Alagoas é outro clube que ficou de fora apenas pelos critérios de desempate. Empatou em pontos com os pernambucanos do Salgueiro, mas ficou para trás.

Rebaixamento
Mas dura mesmo é a vida dos torcedores do Juventude. Em 2007, o time da Serra Gaúcha estava na elite do futebol nacional; quatro anos depois, em 2011, encarará as pedreiras da quarta divisão brasileira. Fim de uma temporada pífia para o campeão da Copa do Brasil de 1999, que teve também uma campanha ridícula no Gaúcho e encerra, talvez, o pior ano de sua história.

Quem também estava na Série A até pouco tempo e no ano que vem terá que jogar a quarta divisão é o Gama, de Brasília.

Os outros rebaixados são o Alecrim, do Rio Grande do Norte, e o São Raimundo do Pará - que tem como consolo o fato de ver no rebaixamento uma tentativa de buscar o bicampeonato da Série D.


1 comentários:

Nicolau disse...

O que os torcedores do Juventude devem estar ouvidno dos rivais do Caxias não é brincadeira...