Destaques

quarta-feira, setembro 29, 2010

Feliz 2011

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Agora não tem mais jeito. Com a derrota de ontem para o Vasco, por 3x1, o Santos decididamente está fora da briga pelo título do Brasileirão. Jogadores, dirigentes e técnicos deixaram o campo com aquele discurso do "enquanto houver chances matemáticas, acreditaremos", mas no fundo todos sabem que não há como reverter a complicada situação na tabela. O Santos tem mesmo que esperar por 2011.

Tudo é muito triste, principalmente pelo que o Peixe fez no primeiro semestre. O Santos foi o melhor time do Brasil na primeira metade do ano. Foi avassalador e conquistou os dois títulos que disputou. E fez com que sua torcida acreditasse que o Brasileirão era um sonho viável.

Mas aí... primeiro vieram as negociações. André e Wesley foram vendidos, e Robinho não pôde permanecer. Depois o azar: num lance aparentemente bobo, Ganso arrebentou o joelho e se ausentou pelo restante da temporada. Por fim, os problemas gerenciais: Neymar e Dorival Júnior brigaram, houve erros de todos os envolvidos, e o Santos perdeu seu treinador.

Não vou ficar reacendendo a história e nem quero dizer que Neymar ou Dorival são vilões. Só deixo registrado que é chato, para o torcedor santista, ter que ouvir coisas como "precisamos de um técnico que tenha tempo para trabalhar", "é hora de montar o time para a próxima temporada", "a coisa tem que ser bem planejado", quando parecia que tudo já estava planejado, já estava montado. É uma reconstrução que, parecia, não teríamos que encarar.



O jogo
Perder sempre é triste. Mas tem aquela história: perder para um time bem montado (como foi para o Corinthians) é mais compreensível do que para um time ruim. O que é o caso do Vasco. O time treinado por PC Gusmão é fraquíssimo, indigno da tradição de tantas equipes boas já montadas no clube da Colina.

Durante toda a partida, seguiu-se um roteiro do Santos com maior qualidade ante um Vasco com mais vibração. E mais acurácia em seus arremates. Foi assim que a equipe cruzmaltina fez 2x0, ainda no primeiro tempo.

O Santos padecia de mais dinamismo no seu setor ofensivo. Marquinhos, decididamente, não pode mais ser titular do Santos. Dá a impressão que ele segue sendo escalado pelo seu caráter e pela liderança que tem no grupo - características legais, mas que não podem servir para determinar que alguém seja titular no Santos. Já Zezinho, inserido entre os titulares... bem, sei lá. Ele deve ser melhor que Pelé nos treinamentos durante a semana. Só isso explica.

Neymar fez a parte dele, se movimentou, mas é difícil fazer chover em um time mal armado. E quando se tem Marcel como centroavante, tudo fica ainda pior.

Agora, o campeonato do Santos será dificultar a vida dos rivais (sábado tem clássico contra o Palmeiras) e ver quem presta e quem não presta no time para 2011. Chato.

1 comentários:

Glauco disse...

Com as substituições do glorioso Martelotte, o Santos ficou sem quem tocasse a bola e distribuísse na meia, coisa que Marquinhos, mesmo jogando mal como ultimamente, costuma fazer, e Roberto Brum idem. Alan Patrick gosta de jogar mais próximo à área e Tiago Luís... Bom, sei lá o que vai ser desse garoto, mas torço.