Destaques

quinta-feira, setembro 16, 2010

Quem é que não ganha fora de casa?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

À 1h20 da madrugada de quarta para quinta, o Brasil alcançou emplacou mais um primeiro lugar no trending topics mundial do Twitter. Depois do CalaBocaGalvão e da recente DilmaFactsbyFolha, a mensagem campeã do momento, como mostra a figura (clique para ampliar), foi um nada educado “CHUPA FLUMINENSE”. Fruto, creio eu, da mobilização conjunta da massa alvinegra e dos muitos rivais do tricolor carioca.

Zombarias a parte, o fato é que o Corinthians foi ao Engenhão e venceu o Flu por 2 a 1. Pra quem não ganha jogo fora de casa nem com reza brava, veio na hora certa. Num jogo tenso e de muita marcação dos dois lados, o Timão fez uma partida taticamente muito boa e conseguiu impor seu jogo por conta da qualidade de seus volantes. Paulinho, Elias (ele não é meia?) e, principalmente, Jucilei foram muito bem marcando e jogando.

O primeiro gol saiu de um belo passe de Elias para Jucilei – que estão chamando de chuveirinho, mas discordo. O nosso selecionável matou no peito com categoria e tocou no cantinho. Isso foi já aos 44 min. De um primeiro tempo amarrado, que já por aí tinha apenas quatro finalizações corintianas e duas do Flu.

Na segunda etapa, o time voltou recuado para sair no contra-ataque – coisa que detesto – e o FLu trocou um dos zagueiros do 3-6-1 que usou na primeira etapa pelo atacante Rodriguinho. Rolou como se imaginava: o Flu pressionava, mas não chegava com tanto perigo assim, e o Corinthians saia rápido. Aí, aos 20 minutos, Elias deu belo passe para Alessandro que invadiu a área e deu para Iarley fazer de carrinho.

O tricolor ainda descontou com Washington, na única falha da linha de impedimento paulista (o ataque carioca apareceu na banheira uma boa meia dúzia de vezes). Rolou pressão, e Adilson foi tirando atacantes e colocando meias cadenciadores, congestionando o meio e mantendo a posse de bola com muitos passes – numa autêntica retranca parreirística. Deu certo e levamos os seis pontos do jogo.



Agora, os dois times estão empatados na liderança, com 41 pontos, mas a ponta segue com o Flu pela vantagem de um mísero gol no saldo. Como o Timão tem um jogo a menos, no aproveitamento, estamos na liderança.

A vitória de hoje não foi “final antecipada”, dadas as características dos pontos corridos, como destacou o conselheiro Acácio. Mas dá uma moral danada. Na sequência, o Corinthians recebe o combalido Grêmio Prudente – o que assusta pela tendência Robin Hood demonstrada pelo time. No Rio, rola Fla-Flu, imprevisível mesmo com a distância na tabela. E o Cruzeiro, recém chegado à disputa da primeira posição, com 40 pontos, pega o Botafogo, componente final do G4, com 37. Com um pouco de sorte, dá pra terminar na liderança matemática.

PS.: Ok, esse negócio de sumir quando o time perde e aparecer quando ganha não é dos mais bonitos. O fato (ou a desculpa) é que a vida anda corrida. Tentarei ser mais assíduo.

9 comentários:

Thalita disse...

pô, ontem teve #serradeupiti nos TT e o cara vem me destacar uma coisa dessas... que sem graça!

Glauco disse...

Obviamente que o Nivaldo esqueceu outras hashtags brasileiras que figuraram no TT mundial, o que já é rotina aliás. Mas a que teve maior tempo no topo recentemente foi relativa à gloriosa agremiação do Noroeste, no dia do seu centenário, 1º de setembro...

Anselmo disse...

Domingo retrasado, tava lá nos TTs: "Silvio Santos Morreu". Mto mais relevante, inclusive...

Agora, vai ter gente que vai acusar o Muricy de ser o problema, mas o problema é o washington. pronto, acusei.

Olavo Soares disse...

Foi um belo jogo o de ontem.

Victor disse...

O tricolor ainda descontou com Washington, na única falha da linha de impedimento paulista (o ataque carioca apareceu na banheira uma boa meia dúzia de vezes).

Eu acho que tem o dedo do Adilson. Foi impressionante o número de vezes que Washington apareceu impedido (e dava para ver os zagueiros forçando isso).
Isso não acontece no Fluminense (eu vejo todos os jogos). Isto foi provocado pelo Corinthians. Ponto para Adilson.

Nicolau disse...

Tem razão o Glauco, esqueci de citar liderança de termos relativos ao centenário corintiano (se bem me lembro, Nação Corintiana era um deles) no 1º de setembro, bem como a excelente reação da galera anti-corintiana com a justa homenagem ao Norusca. Achei os dois fatos do caralho, hehe!
Victor, de fato a linha de inpedimento é coisa treinada no COrinthians, já desde o tempo do Mano. Lembro de Roberto Carlos errando várias em seus primeiros jogos, até se adaptar. A coisa é bem feita - ainda que eu sempre considere muito assustadora.

Leandro disse...

Considerando o Elias do ano passado, pese embora tenha sido decisivo ontem, ainda estou esperando uma grande atuação dele neste segundo semestre.
Acho que ele teve momentos ruins ao longo da partida, e que pode jogar muito mais. Felizmente a vitória de ontem e a grande fase de Jucilei conseguem "camuflar" a fase menos inspirada de seu parceiro na cabeça de área.
Sobre a ausência de postagens relativas ao Timão, só não vou reiterar minha insatisfação com isso por causa do "mea culpa" do final da mensagem. (reiterei!)
E faltou ainda a expulsão de um jogador do Flu ao parar jogada clara de gol corinthiano. Que a vitória também não sirva para camuflar estas pisadas da arbitragem.

Marcão disse...

O Silvio Santos morreu mesmo, Anselmo???

Budu Garcia disse...

Hoje está sendo inaugurado o CT do Corinthians. Estranhei não haver recebido nenhum i1/2 de sampaulino, já que eles tem o deles há mais de 20 anos. Alguns escreveram pra mim que o Noroeste (centenário comemorado no mesmo dia que o nosso, sem a mesma pompa) tinha estáldio e nóis não. Só lembrei que o Alfredo Shuring, nossa Fazendinha, foi construído sem nenhum patrocínio de dinheiro público. Como parece que vai acontecer com o "Fielzão" (nome ridículo, tinha quer ser Nóizão!), mas nóis num tá na fita, ainda.

E essa sampaulinada só sabe tripudiar nóis, com eça diretoria babaca e tudo!

Mas já tiramo a casa deles da Copa.

Tá sintino?

Vou até mandar pubricar no Futepoca.