Destaques

sábado, setembro 25, 2010

Santos 4 X 1 Cruzeiro - goleada de gente grande

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Para o santista, a expectativa em relação à partida contra o forte Cruzeiro, há nove partidas sem derrota, era muito grande. Era a hora de mostrar se a equipe ia desperdiçar o resto do ano e entrar em uma crise ou se daria sinais de que todo o clima ruim que imperou na Vila Belmiro nas últimas duas semanas ia acabar.

O Santos veio para a partida modificado em relação ao esquema tático que vinha sendo utilizado e também aos titulares da primeira partida do interino Marcelo Martelotte no comando do time. O Peixe voltou a utilizar três atacantes, com Zé Eduardo pela esquerda, Marcel centralizado e Neymar atuando mais pela direita. Danilo passou a jogar na sua função original, lateral direito, enquanto Roberto Brum voltou à cabeça de área, revezando com Arouca na função.

Tomando mais a iniciativa, como era de se esperar, o Alvinegro pressionou o Cruzeiro até metade do primeiro tempo, quando o clube mineiro equilibrou as ações e passou a levar perigo para o gol de Rafael. Com Marquinhos apagado na armação e Neymar bem marcado ora por Caçapa, ora por Fabinho, o destaque peixeiro foi Roberto Brum. O volante, que chegava bem ao ataque e quase sempre sem marcação, deu três assistências na primeira etapa: uma desperdiçada por Marcel, que bateu em cima de Fábio; outra por Neymar e uma que Zé Eduardo finalizou sem força. O volante também conseguiu, na maior parte do tempo, anular o ótimo meia argentino Montillo, destaque azul no Brasileirão.

O mais efetivo cruzeirense era o inteligente Thiago Ribeiro. Jogando nas costas de Léo, ele quase repetiu o gol feito contra o Avaí, quando chutou uma bola na trave, que depois bateu nas costas do goleiro Renan e foi para o gol. Mas desta vez Rafael conseguiu tirar com o cotovelo e evitou o tento. O atacante Farias ainda mandou a bola para as redes depois de um lance que já estava paralisado por conta de um impedimento. Erroneamente marcado, diga-se, mas mais difícil de marcar do que, por exemplo, o gol corintiano contra o Santos no meio de semana.

Na segunda etapa, tudo indicava que o zero a zero não iria continuar. Com mais volume de jogo, aos 9 o Peixe abriu o placar. A jogada novamente se iniciou com Roberto Brum, Neymar acionou Zé Eduardo que finalizou para a defesa de Fábio. No rebote, Marcel marcou e fez seu sétimo gol na competição.
Aos 14, o Santos chegou com muito perigo de novo. Zé Eduardo fez bom lance na direita do ataque e Danilo chutou para nova defesa de Fábio. Cuca mudou o Cruzeiro, colocando o meia Roger e tirando Fabrício. Minutos depois, sacou Fabinho para colocar Elicarlos.

O Santos encaixava o jogo e ia bem, até Zé Eduardo, que vinha melhor no segundo tempo do que no primeiro, deu um tapa em seu marcador e tomou o segundo amarelo. Com um a menos, Martelotti colocou Alex Sandro no lugar de Marcel, reforçando a marcação no meio. Já o Cuca promoveu a entrada do atacante Robert no lugar do lateral esquerdo Diego Renan.

O que se configurava a partir dali era um Cruzeiro em cima do Santos, que iria se proteger como pudesse. Mas não foi o que aconteceu. Aos 24, Marquinhos cobrou muito bem uma falta do lado esquerdo, sofrida por Neymar, na cabeça de Edu Dracena. Saía ali o segundo do Peixe.

Mesmo pouco fazendo para evidenciar sua superioridade numérica e sem conseguir acuar o Alvinegro, o Cruzeiro diminuiu. Aos 35, Thiago Ribeiro aproveitou o rebote de uma excepcional defesa de Rafael e marcou o gol mineiro. Aos 40, o volante Adriano entrou no lugar de Marquinhos e o Peixe, que havia iniciado o jogo com três atacantes, por força das circunstâncias terminava com três volantes e Neymar solitário à frente.

E foi o polêmico menino que deu um passe de letra para Alex Sandro na intermediária. O outro jovem avançou, deu um drible da vaca em Elicarlos, e marcou por cobertura seu primeiro gol no Brasileirão. Um gol de placa, daqueles que valem o ingresso.

Mas faltava o de Neymar. O prodígio pegou a bola na direita, passou por dois e finalizou por baixo das pernas de Caçapa. Outro belo tento que consagrou a vitória peixeira e a bela atuação do garoto nos 45 minutos finais.



*****
No geral, a equipe mostrou a mesma vontade que vinha apresentando nas últimas pelejas. Falta de garra nunca foi o problema da equipe, aliás. Mas a entrada de Roberto Brum deu mais consistência e criatividade ao meio de campo, carente desde a saída de Wesley. Além disso, ter um especialista na lateral direita, Danilo, também reforçou a marcação no setor. E vencer, jogando quase 30 minutos com um a menos, uma equipe como o Cruzeiro, dá moral pra qualquer time.

Contudo, o mais importante foi ver que os jogadores deixaram de ter o semblante sombrio depois de fazer gols, como foi no clássico do meio da semana. Os atletas se abraçaram após cada tento e teve até coreografia no quarto gol de Neymar. O beijo de Dracena em Marquinhos e Neymar depois do segundo gol deixam para o torcedor a impressão de que não existe racha no elenco e que, passada a tempestade, a bonança pode finalmente voltar.

3 comentários:

Maurício Ayer disse...

Confesso que fiquei preocupado com o caminho que Neymar estava tomando. É muito talento e uma exposição gigantesca. Precisa cuidar do garoto. Talvez a substituição de Dorival Jr. tenha sido mesmo uma boa, pois o próprio disse que já não conseguia controlar Neymar. Lidar com excesso de talento é isso. Ninguém disse que seria fácil. Espero que o Santos consiga.

Maurício Ayer disse...

Confesso que fiquei preocupado com o caminho que Neymar estava tomando. É muito talento e uma exposição gigantesca. Precisa cuidar do garoto. Talvez a substituição de Dorival Jr. tenha sido mesmo uma boa, pois o próprio disse que já não conseguia controlar Neymar. Lidar com excesso de talento é isso. Ninguém disse que seria fácil. Espero que o Santos consiga.

Olavo Soares disse...

Não vi o jogo, mas celebro, obviamente, a retomada do bom futebol do Santos.

E destaco outra coisa: ao contrário da maioria dos santistas, não acho que Marcel seja um perneta completo. Não é craque, longe disso, mas pra mim hoje é o titular absoluto da nossa 9 - até porque seu concorrente, Keirrison, vem se mostrando uma piada...