Destaques

terça-feira, setembro 28, 2010

Uma boa dose de manguaça barata

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Lendo "The Doors por The Doors", compilação de entrevistas dos membros da banda estadunidense feita por Ben Fong-Torres (Editora Agir, 2006), cheguei a um trecho que discorre sobre os excessos do vocalista Jim Morrison (foto), morto aos 27 anos. "À parte todas as teorias (...) sobre o Morrison dionisíaco e o Morrison xamã, os membros da banda tinham também de lidar com o Morrison alcoólatra", diz Fong-Torres. Em seguida, uma observação do próprio Jim:

- Todos da minha geração se drogam. A droga é o que há agora. Pois bem, eu tenho sempre que nadar contra a corrente. Não me sinto à vontade entre a maioria. A coisa mais revolucionária que você pode colocar em seu organismo nos dias de hoje, em meio a todos esses drogados, é uma boa dose de manguaça barata. O álcool é como o leitinho da mamãe para mim, só que melhor ainda que qualquer leite vindo de qualquer mãe. Odeio aquele tipo pobre de conotação sexual vinda das pessoas que procuram comprar dorgas. É por isso que gosto de álcool; você pode ir a qualquer bar ou loja da esquina e encontrá-lo sobre a mesa... É uma coisa tradicional.

Mais tarde, em 1970, o vocalista reconheceu o exagero:

- Passei por um período em que bebia muito. Havia muita pressão sobre mim e não conseguia lidar com aquilo. Acho que beber é uma maneira de lidar com um ambiente lotado e também um produto do tédio. Mas gosto de bebida, ela deixa as pessoas mais soltas e estimula a conversa às vezes... de certa forma é como os jogos de azar. Você sai para uma noite de bebedira e não sabe onde vai parar no dia seguinte. Pode levar a algo bom ou a algo desastroso. É como o rolar dos dados.

Em julho de 1971, Morrison morreu de ataque do coração. Não há confirmação, mas especula-se que foi provocado por overdose de heroína.

0 comentários: