Destaques

sexta-feira, setembro 10, 2010

Uma derrota chata para impedir a arrancada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Santos, Botafogo, Pacaembu. A junção das três palavras traz, há 15 anos, más lembranças ao torcedor peixeiro, e ontem não foi diferente. Num jogo em que as duas equipes erraram muito, o Botafogo acabou sendo mais eficiente e fez com Loco Abreu o 1x0, que levou a equipe do Rio ao terceiro lugar do Brasileirão. Já o Santos interrompeu uma sequência de seis jogos sem derrota e ficou distante dos líderes do torneio.

Seria possível dizer que o jogo de ontem seguiu o preceito do "quem não faz, toma" - principalmente se levarmos em conta que o Botafogo marcou seu gol aos 45 do segundo tempo. Mas, apesar de adequada, tal determinação seria injusta. O Santos até criou mais do que o adversário, mas não atuou de maneira encantadora o suficiente para dizermos que o resultado de ontem foi injusto.

O time foi a campo no 4-4-2. Arouca e Danilo como volantes, Marquinhos e Zezinho na armação e Neymar e Keirrison na frente. Não foi uma boa opção, principalmente por causa dos meio-campistas. Zezinho até se movimentou e criou uma ou outra chance; mas Marquinhos foi péssimo, sofrível. Está nitidamente fora de forma. Não consegue criar jogadas, dar bons passes, tentar o gol.

O resultado foi um Santos opaco no primeiro tempo. Neymar tentava suas jogadas, mas não podia fazer milagre com o resto do time desorientado.

Aí, no intervalo, Dorival Júnior acabou sucumbindo às pressões da torcida e sacou Keirrison e Marquinhos, para colocar Madson e Zé Eduardo. Bobagem: o ex-Coritiba e Palmeiras até que não estava tão mal assim e Zé Eduardo foi péssimo. Além de colocar um jogador que não rendeu (e tirar um que precisa do tal "ritmo de jogo" para render), Dorival acabou queimando uma alteração e descartando o fator-surpresa.

Com isso, em todo o segundo tempo o Santos foi um time demasiadamente desordenado. Parecia que havia uma distância de 15 quilômetros entre meio-campo e ataque. Neymar não jogou mal, mas posicionou-se de maneira errada - ficou na ponta esquerda, isolado, pedindo bola o tempo todo. Madson só corria, sem produzir, e Zé Eduardo estava nulo.

No final, o castigo. Loco Abreu acabou marcando um belo gol e fazendo a festa dos poucos botafoguenses que estavam no Pacaembu ontem.



Ganso
Ao ler que o Santos fica distante dos líderes e que o principal motivo da derrota de ontem foi a desarticulação em campo, é meio inevitável lembrar da contusão de Paulo Henrique Ganso e decretá-la como a principal responsável pela "saída" do Santos da briga pelo título.

Além do Santos ainda não estar fora da disputa (claro que a situação está complicadíssima, mas o Flamengo do ano passado tinha pontuação semelhante à do Santos a essa altura do campeonato), é preciso mentalizar que o Ganso não faz mais parte do elenco do Santos para 2010 e que o time tem bons jogadores, que podem suprir - claro que não com a mesma eficácia - a sua ausência.

O que menos contribuirá para o Santos agora é adotar a postura de lamentar a lesão do camisa 10 e passar o restante da temporada chorando o leite derramado. É possível fazer mais, as vitórias sobre Avaí e Goiás vieram sem Paulo Henrique, o Santos segue vivo.

3 comentários:

Nicolau disse...

Tem que lembrar que o Santos perdeu três peças importantes, Robinho, Wesley e André. No ano passado, chamaram coisa semelhante em outro alvinegro de desmanche.

Glauco disse...

"Quem" chamaram de desmanche, Nivaldo? Que eu saiba, foram os próprios corintianos, pelo menos pelo que vi nesse blogue aqui, aqui e aqui.

Em relação ao Corinthians no Brasileirão do ano passado e o Santos no deste ano- além de o Peixe ter perdido também Ganso por contusão e não poder contar com Léo - há uma outra grande diferença. Os contratos firmados com os atuais jogadores peixeiros foram realizados por outra diretoria, que "fatiou" jogadores e entregou alguns quase de mão beijada para empresários. No caso do Corinthians, a mesma diretoria fez as duas coisas. Até achei justificável à época, já que o time estava na Série B em 2008, quando os três corintianos foram contratados, mas a torcida corintiana não concordou. E ela mesma passou a falar de "desmanche".

Eduardo Maretti disse...

é complicado, sem André, Robinho, Wesley e Ganso... quase metade de uma seleção. Neymar deve estar sentindo uma puta solidão. Sozinho, e à frente de um meio de campo que não cria. Só vi o segundo tempo ontem (por sorte, o jornal fechou cedo), mas foi o pior segundo tempo do Santos dos que lembro este ano, pela qualidade técnica abaixo do sofrível. Aquele time magnífico do primeiro semestre poderia ganhar o Brasileiro, mas esse aí não acho que ganhe. Até porque o nível está mais alto do que nos anos passados: Cruzeiro, Inter, Corinthians e Fluminense, e até o Botafogo com chances... e o Santos... chances já meio remotas.

E méritos do Botafogo e de Joel Santana. Que zica que é esse Botafogo.