Destaques

quinta-feira, outubro 28, 2010

Água gelada (potável) e cerveja aguada (bebável)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Conversando com meu colega carioca João Lacerda (legítimo sobrinho-neto daquele Lacerda), perguntei o motivo de a Skol ser a cerveja preferida no Rio de Janeiro. Resposta sincera:

- É que o Rio tem clima quente o ano todo, dá muita sede e todos acabam preferindo uma bebida alcoólica que lembre água gelada...

Depois, o João me mostrou um post do professor de Linguística da Unicamp, Sírio Possenti, sobre uma propaganda dessa mesma marca de cerveja:

BEBABILIDADE? - Uma fábrica de cerveja botou propaganda na praça dizendo que seu produto não dá aquela sensação de barriga estufada. Termina afirmando que sua cerveja tem bebabilidade. Não quero discutir com publicitários (se nem com os de campanhas políticas, imagine com os de cervejas!). Mas aproveito a deixa para uma consideração. "Beber" é verbo da segunda conjugação (como "mexer"). Uma coisa que pode ser bebida é uma coisa bebível (potável, claro, mas essa é outra história), assim como uma coisa que pode ser mexida é mexível.

Se uma coisa é bebível, ela tem... bebibilidade. Para ter bebabilidade, a cerveja teria que ser bebável, de um hipotético verbo "bebar". Talvez o "erro" se explique. A conjugação produtiva é a primeira. Todos os verbos novos (neologismos ou estrangeirismos) são da primeira conjugação. Pode ser por isso que uma palavra nova, inventada, mas derivada de um adjetivo que deriva de um verbo, "faça de conta" que se trata de um verbo da primeira conjugação. Mas eu preferia que a cerveja fosse bebível. Cerveja não pode ser só potável.




Curioso é que a tal propaganda de um "novo tipo" dessa marca (acima) diz que ela "não estufa e não empapuça". Ora, bolas, então reconheceram que não é mesmo cerveja de verdade! Pelo menos para o meu paladar, de potável só tem a (cada vez mais predominante) água. Bebível ou bebável, deixo para os cariocas.

2 comentários:

Olavo Soares disse...

Ué, mas Skol também não é a preferida por aqui? Não sou cervejeiro, vocês sabem, mas na mesa de bar com os amigos a Skol sempre é a mais pedida...

Marcão disse...

Pois é, Olavo, me lembro dos tempos do Bar do Vavá, quando a distinta era nossa marca "oficial". Porém, pode perguntar para os outros futepoquenses: de uns 2 ou 3 anos para cá, a maioria foi deixando a Skol de lado, por parecer cada vez mais "aguada" e sem gosto. Daí, mais para um e menos para outros, a Brahma assumiu o posto.

Porém, vale observar que, nesse quesito preferência, mesmo nos tempos de soberania da Skol, trata-se da mais pedida ENTRE AS MAIS EM CONTA. Ou seja, entre Skol, Brahma, Antarctica e Nova Schin (Kaiser, Primus, Cintra e quetais nem contam, pela rejeição coletiva e absoluta). Assim, Bohemia e Original sempre circularam num patamar um pouquinho acima (pouquinho mesmo) e poucão abaixo (poucão mesmo) das Brahma Extra, Serra Malte e Heineken (de 600 ml), por exemplo.

E nem vou falar das Baden Baden, Colorado, Eisenbah e estrangeiras como Patricia, Norteña, Quilmes e Paceña, porque aí já será muita covardia com as Skol e Brahma da vida.