Destaques

terça-feira, outubro 26, 2010

Elementar, meu caro garçom!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Essa foi a informação que faltou na materinha preconceituosa de Larry Rohter sobre o presidente Lula: pessoas inteligentes bebem mais! Isso mesmo. Dois estudos, um do National Child Development Study, no Reino Unido, e outro do National Longitudinal Study of Adolescent Health, dos Estados Unidos (pátria de Rohter), revelaram que crianças e adolescentes de até 16 anos avaliadas como mais inteligentes, quando cresceram, passaram a beber com mais frequência e em maiores quantidades do que as menos inteligentes. Em ambas as pesquisas, os grupos pesquisados foram divididos em cinco classes cognitivas: "muito burro", "burro", "normal", "esperto" ou "muito esperto" (muito científico, não?).

Os hábitos alcoólicos das crianças estadunidenses foram acompanhados por sete anos após o início do estudo; já as inglesas foram monitoradas por mais tempo, até os 40 anos. Na Inglaterra, aliás, os "muito espertos" se tornaram adultos que consumiram quase oito décimos a mais de álcool do que os colegas "muito burros". E isso mesmo considerando as variáveis que poderiam afetar os níveis de bebedeira, como estado civil, formação acadêmica, renda, classe social etc. Ainda assim, o resultado foi inplacável: crianças inteligentes bebem mais quando adultos.

A conceituada revista Psychology Today avaliou a possibilidade de que essa relação entre álcool e inteligência seria um traço evolutivo que começou há cerca de 10 mil anos, quando finalmente surgiu o álcool bebível. Até aquela época, o único jeito de encher a cara era consumindo frutas apodrecidas (talvez a Kaiser seja uma recuperação nostálgica desse paladar...). De minha parte, não faço muita ideia sobre o que relaciona a tendência a beber mais com a "esperteza" de cada um. Sou muito burro pra isso. Vai daí, preciso urgentemente beber alguma coisa!

5 comentários:

Maurício Ayer disse...

Cara, a edição de imagens do Marcão ainda merece um estudo. Muito bom!

Ana disse...

Adorei o artigo...
Tinha dúvidas sobre minha inteligência... agora ficou constatado: sou muito inteligente e claro, bebo pra caramba!!!
Sucesso ao blog!
Abraços

Ana

Budu Garcia disse...

Eu tinha a mais absoluta certeza de que eu não bebia tanto à toa.

Carlos disse...

Buinto obigado, hic! Eu xabia que hic eu um cara buinto intelidgenti! hic. Vou comemorá hic hic agora mexmo no bar!

Darda disse...

AHAHAhaha... burro é quem acredita nessas pesquisas compradas.