Destaques

terça-feira, outubro 19, 2010

Falar aos pobres

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Acabo de encontrar meu amigo George, brasileiro que vive em Londres. Ele me contou que seus amigos tucanos estão em polvorosa no Facebook. Em plena mobilização, clamam para que todos falem com suas empregadas, com os porteiros de seus prédios, com as faxineiras de suas avós ou com os seguranças e a mulher do cafezinho do trabalho... com toda essa gente aí, para não deixar a Dilma se eleger.

Quer dizer, estão conclamando o pessoalzinho – que fez escola particular e universidade pública, que tem bons empregos, que lê jornal, bem, que, em suma, não é analfabeto – a formar a opinião dos pobres... Na cabeça deles deve passar algo como: “Gente, eles são analfabetos, desinformados, não são más pessoas, mas não sabem o que fazem. Você que ‘trata bem’ e é até meio amigo do seu porteiro, pois fala com ele sobre futebol, não deixe ele cometer essa burrada de ignorante e votar na Dilma, faça ele votar em gente como a gente”.

Está claro que também estão respondendo ao apelo do candidato Serra de que cada um conquiste mais um voto e estão fazendo a parte deles com os pobres mais à mão, aqueles sobre os quais sentem que têm até alguma obrigação de influência. Herança genética dos tempos do cabresto?

Será que essa mobilização confirma a opinião de Maria Rita Kehl de que não há respeito pelo voto do pobre, que aprendeu a votar em causa própria em vez de votar pela causa de seus patrões, aquela exata opinião que lhe valeu a demissão de O Estado de S.Paulo?

5 comentários:

Anônimo disse...

Thanks for the info

Olavo Soares disse...

Thanks for the info [2]

Só pra dar uma força pro anônimo.

Mas falando do assunto do post, eu já recebi uns emails com esse teor. É realmente assustador. E, além disso, ignorante: esquece-se que o setor produtivo e industrial do Brasil está feliz com a gestão do PT, e que essa "luta de classes" é uma baita duma ficção científica.

fredi disse...

vejo em todos lugares esse argumento de que pobre, nordestino e burro é que vota na Dilma, o que corrobora o que DMarcelo escreveu.

É das coisas que me deixam mais puto.

Primeiro, pelo preconceito embutido.

Segundo, mesmo que fosse verdade, voto de rico e instruído vale mais???

Essa classe média que convive, mas tem nojo da maioria da população, que sonha em morar na Europa, que quer que o Brasil seja um país para 1% da população e que o resto seja pobre para o resto da vida para servi-los.

Esse povo não tem jeito mesmo.

Glauco disse...

Curioso é que parte dessa mesma classe média que difunde as informações mais desencontradas a respeito de política. Mesmo escolarizada, não sabe o que acontece, engole qualquer coisa que a velha mídia conta e ainda se acha no direito de "ensinar" pobres a votar.

Aliás, porque quando os pobres elegeram FHC duas vezes eles não eram "desinformados"? Tanto lá, como cá, votam legitimamente naquilo que acham correto e porque sua situação econômica melhorou. Qual o problema mesmo?

Marcão disse...

Pois é, a patifaria dos riquinhos que moram no exterior fica ainda mais ridícula quando leio uma mensagem enviada pela amiga Simone, que mora na Inglaterra há dez anos:

"Eleições: tudo o que se fala por aqui (Europa) é sobre o crescimento brasileiro em todos os aspectos durante o governo Lula. De como ele conseguiu colocar o Brasil num patamar onde investidores estrangeiros veem o país c/ muito mais seriedade hoje, devido a estabilidade de estado que se criou ai. Não defendo partido algum, mas a Dilma de longe é a candidata destas eleicoes."