Destaques

quinta-feira, outubro 07, 2010

José Serra não tolera um "delito" de opinião

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem eu já tinha escrito aqui sobre mais um "ato democrático" do fascista e ditador José Serra, conhecido por ligar em redações pedindo a cabeça de jornalistas. É óbvio que não há indícios de interferência direta do nefasto político na demissão (agora confirmada) de Maria Rita Kehl (foto) do jornal O Estado de S.Paulo, devido a um artigo em que elogiava o programa federal Bolsa Família. Mas, considerando o que Serra fez com Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli na TV Cultura, tá com todo o cheiro de ser obra dele...

Hoje, o Terra Magazine publica uma entrevista de Maria Rita Kehl a Bob Fernandes. Ele pergunta se a demissão teve a ver com as eleições e a psicanalista vai direto ao ponto: "Acho que sim. Isso se agravou com a eleição, pois, pelo que eles me alegaram agora, já havia descontentamento com minhas análises, minhas opiniões políticas". Ela acrescenta que o motivo alegado foi "análise de comportamento e reação". "O argumento é que eles estavam examinando o comportamento, as reações ao que escrevi e escrevia, e que, por causa da repercussão (na internet), a situação se tornou intolerável, insustentável, não me lembro bem que expressão usaram", ironiza.

E aí ela reagiu com o óbvio: "Eu disse que a repercussão mostrava, revelava que, se tinha quem não gostasse do que escrevo, tinha também quem goste. Se tem leitores que são desfavoráveis, tem leitores que são a favor, o que é bom, saudável...". Sobre o sentimento que fica, a psicanalista desabafa: "A imprensa que tem seus interesses econômicos, partidários, demite alguém, demite a mim, pelo que considera um 'delito' de opinião. Acho absurdo, não concordo, que o dono do Maranhão (senador José Sarney) consiga impor a medida que impôs ao jornal O Estado de S.Paulo, mas como pode esse mesmo jornal demitir alguém apenas porque expôs uma opinião? Como é que um jornal que está, que anuncia estar sob censura, pode demitir alguém só porque a opinião da pessoa é diferente da sua?".

Pois é. O problema é que José Serra nunca aceita uma opinião diferente. Principalmente em um jornal que confessa fazer campanha para ele.

3 comentários:

Guilherme Scalzilli disse...

Apesar de ser sobre a concorrente, convido a todos para a leitura do artigo "Folha: não dá mais pra ler", publicado no Observatório da Imprensa ( http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=610JDB016 ) e no meu blog ( http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com/ ).
Um abraço do Guilherme Scalzilli

Geraldo Magela Ramalho disse...

Gostaria de saber se essa psicanalista era funcionária desse jornal. Por acaso ela tinha carteira assinada? Ou ela tinha um contrato por termpo determinado?

Andrew Magalhães M. Santiago disse...

Serra é mesmo um problema indigesto. Não vejo a hora dele perder esta eleição e sumir de vista. Esse careca hipocondríaco é chato ao quadrado. Fora Serra! Neoliberalismo nunca mais!

P.S.: dou os parabéns ao Futepoca por abrir os olhos dos eleitores quanto a José Serra. Um homem de mil caras não pode ser eleito presidente.