Destaques

segunda-feira, outubro 25, 2010

Lula com a palavra

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Que me perdoem os que eventualmente discordem, mas é muito emocionante este discurso do Lula, proferido no evento de premiação de empresas organizado pela Carta Capital.

Gostaria que aqueles que o chamam de analfabeto fossem pegos de surpresa por este discurso: a qualidade de seu português, o uso preciso da língua portuguesa, sem nada de empolado, mas com um vocabulário riquíssimo, usado com desenvoltura, a capacidade de manejar o humor e a ênfase, de conquistar a cumplicidade do público e de trazê-lo consigo em sua argumentação, de mostrar apenas com sua presença o homem que é, cuja trajetória e realização não encontra paralelo em ninguém que eu consiga imaginar aqui. Me ajudem, se puderem. Pelé, talvez.

Enumeraria aqui cada trecho, mas seleciono apenas este: “Eu governei oito anos tendo que provar a cada dia a minha existência. (...) A elite brasileira não precisa provar nada, eles erram, afundam o Brasil, e não têm que provar nada. Termina o mandato, vai passar três, quatro anos na Europa, volta e está tudo a mesma coisa. Eu é que tive que provar a cada dia que este país podia dar certo.”



Para se aguardar o seu discurso de despedida da presidência, no dia 1º de janeiro de 2011.

Vida longa!

3 comentários:

Anselmo disse...

o clima da campanha já fez dar saudades do Lula na presidência, mesmo sem ele sair de lá.

eu nem lembrava da história dos sequestradores do Abílio Diniz, na parte da greve seca.

Mas o Lula chamando de "companheiro Abílio Diniz" é surreal.

paulo macari disse...

Foda! Bem foda! Tem muito professor de sociologia que não fala tão bem assim.

Marcão disse...

Esse é o nosso presidente! Que povo, no mundo, pode encher a boca com tanto orgulho para pronunciar tal frase? Lula eterno! E VAI, DILMA! Contamos com vocês.