Destaques

quinta-feira, outubro 07, 2010

O problema da autoridade sobre o elenco

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



Gabriel Saraceni, na coluna "Visão do treinador" de hoje do jornal Lance!, faz uma observação sobre os 2 a 0 do São Paulo ontem, contra o Vitória (vídeo acima), estreia do técnico Paulo César Carpegiani, que considerei reveladora: "Impressionante o que todos correram, deram carrinho, vibararam e conversaram. Nem parecia um time que não tem mais tantas pretensões na competição. Foi tudo muito diferente dos 14 duelos com Baresi à frente". Fiquei com a mesma impressão.

Tudo bem que, em qualquer lugar, os jogadores costumam "mostrar serviço" para agradar um novo treinador, e também que o sofrível Vitória, 14º colocado, foi uma presa fácil. Mas uma coisa ficou nítida: a diferença de autoridade de um técnido de fato, oficializado no cargo, e a de um interino que nunca teve respaldo da diretoria. Carpegiani parece ter recebido uma "carta branca" para tentar melhorar alguma coisa. E os jogadores perceberam sua autoridade.

Continuo duvidando do potencial do São Paulo neste campeonato. Há muitas deficiências, muitos jogadores medíocres, posições sem atletas de ofício e pouco tempo para moldar um time realmente competitivo. Além do que, Carpegiani nunca foi e não é nenhum talento excepcional como técnico. Mas ele fala e o elenco responde, isso já é um avanço incrível no apático e displicente (pra não dizer acomodado) time que o São Paulo apresentou nesta improdutiva temporada.

Tomara que, no mínimo, Carpegiani possa terminar o ano de forma digna, sem derrotas vexaminosas ou ameaça de rebaixamento. E que, ao contrário de Ricardo Gomes, que também parecia não ter autoridade alguma, ele impeça Juvenal Juvêncio de fazer mais uma dúzia de contratações ridículas no início de 2011.

0 comentários: