Destaques

sexta-feira, outubro 29, 2010

Priorizar a base, mas com cautela

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Casemiro é um bom volante e um dos garotos que o São Paulo decidiu profissionalizar para valorizar as categorias de base, a exemplo de Lucas, Zé Vítor, Diogo e Lucas Gaúcho, entre outros. Campeões da Copinha em janeiro, todos merecem o prêmio e seguem a excelente estratégia do Santos, que tem revelado inúmeros talentos e que, no primeiro semestre deste ano, deu show nas competições e resgatou aquele tradicional futebol brasileiro de encher os olhos. Esse é o futuro e a maior esperança do esporte nacional - e merece incentivo e aplausos. Mas é preciso ter cautela. Muitas vezes, esquecemos que eles ainda são garotos.

Ontem, o São Paulo vencia o Atlético-PR por 1 a 0, gol de Ricardo Oliveira, depois de uma roubada de bola de Casemiro no meio do campo. Cheio de moral, o jovem volante abusou da confiança e resolveu dar um passe temerário para Miranda, naquilo que o jargão convencionou chamar de "na fogueira". A bola foi interceptada por Guerrón, que partiu sozinho para chutar no canto de Rogério Ceni e empatar o jogo. Casemiro sentiu a besteira que fez. No intervalo, Ricardo Oliveira reclamou: "Nós temos que ser sérios. Não dá para ficar com esses toquinhos com a posse de bola. Ou joga em Rogério, ou joga na frente para a gente correr".

Foi então que, para o segundo tempo, Paulo César Carpegiani o substituiu por Marlos. Com isso, tomou duas atitudes sábias: preservou o garoto, que não deve ser crucificado por uma noite ruim (e que poderia tornar-se péssima, se ele continuasse em campo), e tirou um volante para colocar um meia armador, ousadia que seria premiada com o segundo gol, da vitória, marcado por Miranda. Gostei da atitude do treinador. E espero que os garotos continuem aparecendo no time titular.

Quanto ao São Paulo, vamos ver se escapa "vivo" após as pedreiras chamadas Corinthians, Cruzeiro e Fluminense - simplesmente os três melhores times do campeonato. Estou pressentindo que o time de Carpegiani será o fiel da balança na definição de quem levantará a taça.

0 comentários: