Destaques

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Agora falando sério

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aqui neste blogue, sou eu quem costuma brincar, frequentemente, com pesquisas sobre o hábito de manguaçar - como aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e mais aqui. Mas tem hora que é preciso falar sério: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool mata mais que Aids, tuberculose e violência. Materinha da Reuters registra que cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente por causas relacionadas ao álcool, ou 4% das mortes no mundo todo, segundo o"Relatório Global da Situação sobre Álcool e Saúde".

O texto observa que "as políticas de controle do álcool são fracas e ainda não são prioridade para a maioria dos governos, apesar do impacto que o hábito causa na sociedade: acidentes de carro, violência, doenças, abandono de crianças e ausência no trabalho, de acordo com o relatório [da OMS]". "O uso prejudicial do álcool é especialmente fatal em grupos etários mais jovens e beber é o principal fator de risco de morte no mundo entre homens de 15 a 59 anos", afirma o relatório.

Na Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes (CEI), uma em cada cinco mortes ocorre devido ao consumo prejudicial, a taxa mais elevada do planeta. A OMS acrescenta que tal comportamento tem aumentado no Brasil, Cazaquistão, México, Rússia, África do Sul e na Ucrânia. Além disso, cerca de 11% dos consumidores de álcool bebem bastante em ocasiões semanais e os homens adotam comportamento de risco em níveis muito mais elevados do que as mulheres, em todas as regiões.

Sem comentários. Os dados falam por si. Portanto, consciência!

0 comentários: