Destaques

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Globo e CBF racham o Clube dos 13

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Na primeira negociação em que a Globo não teria mais privilégios nas negociações sobre os direitos de TV, em que nas palavras do presidente do Galo, Alexandre Kalil, levaria quem desse o maior cheque, o que se vê é um aparente racha entre os clubes que formaram o Clube dos 13.


Não tenho nenhuma fonte, nenhuma informação privilegiada, mas parece claro o movimento em que alguns clubes foram seduzidos por ofertas, sabe-se lá quais, para quebrarem a concorrência e não negociarem em conjunto.

A única certeza é que essa divisão só interessa à Globo, que pretende manter as transmissões pagando o menos possível, e à CBF, que tenta retomar as negociações e mandar em todo o futebol, sem ter nenhuma oposição, mesmo que pálida, do Clube dos 13.

Já ficara clara a estratégia na última eleição do C13, em que Ricardo Teixeira tentou eleger um aliado seu e seduziu boa parte dos cartolas com sabe-se lá também com quais promessas. Acabou perdendo.

Mas a divisão atual, não importando quem tenha razão, não é boa para os clubes. Antes da criação do C13 os valores pagos pelos campeonatos eram irrisórios, o que contava era a arrecadação com bilheteria. Depois da criação do clube e a negociação conjunta, esses valores foram subindo paulatinamente até chegarem a ser a principal fonte de receita dos times.

Agora, em que a possibilidade de a Record ganhar a concorrência era grande, parece que CBF e Globo fizeram "propostas" para Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo que, podem criar grande tentação agora, mas representará, com certeza, a continuidade no futebol de tudo como está e um possível enfraquecimento do poder de negociação deles mesmos no futuro.

Resta saber se os revoltosos vão pagar todas as suas dívidas e o dinheiro que pegaram antecipado do C13 antes de saírem. Se pagarem, de onde terá vindo o dinheiro?

4 comentários:

Anselmo disse...

grande clube dos 13, bicho.

tá tão contra a globo que o site deles continua hospedado na Globo.com: http://clubedostreze.globo.com/. Vai entender.

Aliás, o CLube dos 13 tinha 20 membros. Mas se parar nos 5 a menos, a entidade volta a ficar perto do número que o batiza.

fredi disse...

Não defendo em nada o C13, só acho que a divisão no momento da negociação enfraquece os clubes, favorecendo a Globo e a CBF.

Se muito espertos, ou sei lá o quê, os cinco clubes que saíram devem ter recebido propostas bem vultosas, superiores aos mais de 100% previstos de aumento na cota de TV aberta.

Que propostas ou promessas foram essas e feitas por quem?

Nicolau disse...

O momento desse racha certamente é uma merda. E ainda pior é que ele seja bancado pela CBF e Globo.
Mas para além disso, cabe pensar na estrutura de divisão da grana. Já vi vários corintianos defendendo a negociação direta, que traria vantagens para o clube por conta da grande torcida. Mas talvez isso não seja o mais vantajoso nem para o Corinthians no longo prazo, se significar um campeonato desnivelado demais e, logo, menos atraente. Além do mais, parece que a lei brasileira não permite esse tipo de negociação: aqui, os dois times que jogam têm que concordar com a transmissão, enquanto na Europa é só o mandante. Enfim, sei lá o que vai dar esse negócio. O Erich Beting escreveu uns negócios legais sobre o tema:
http://negociosdoesporte.blog.uol.com.br/arch2011-02-20_2011-02-26.html#2011_02-22_14_34_48-136381883-0

Nicolau disse...

E olha essa aqui:

http://blogdoquesada.blogosfera.uol.com.br/2011/02/23/corinthians-deixa-o-c13-e-prepara-nova-liga/

Será que chega a tanto?