Destaques

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Timão continua evoluindo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Há evolução no Corinthians, que goleou o fraquíssimo Grêmio Prudente por 4 a 0 no último sábado. Em que pese a atuação absolutamente desastrosa da zaga adversária, o ataque continua melhorando, à medida que adquire mais entrosamento. Liedson está iluminado e Dentinho parece ter reencontrado, creio que por orientação do técnico, suas características de atacante mesmo. Com Mano Menezes, o rapaz jogava muito, mas cumpria funções táticas de marcação na lateral que o afastavam muito da área nas horas decisivas. Agora, com o 4-4-2 mais ou menos definido, está sendo mais incisivo e partindo pra cima dos marcadores. Boa notícia.

No meio-campo, Morais vem jogando bem, assim como Paulinho e Ralph. Jorge Henrique, meio sacrificado na função que Tite descreveu como “meia de sustentação” (alguém já ouviu falar?), corre por três e colabora sempre. Todos os citados cumprem papel também na marcação, que começa na saída de bola do adversário.

O pepino maior está na defesa, muito fraca, com exceção de Alessandro, que continua jogando bem. Tudo bem que estamos jogando com os reservas. Chicão sobe bem o nível e mesmo Paulo André, que não é nenhuma sumidade, é melhor que os atuais ocupantes da posição.

Se Dentinho se confirmar como atacante e fazedor de gols e Morais continuar bem, com Jorge Henrique e Bruno Cesar na parada, temos opções interessantes do meio pra frente. Ainda é preciso um reserva para Liedson, mas vale priorizar investimentos na defesa, especialmente na zaga. Estão falando de William Magrão, que viria para disputar vaga com Paulinho, para alegria do companheiro Leandro (alguém sabe alguma coisa sobre ele?).

O pior é que, mesmo com todos esses "se" em relação aos jogadores, minha preocupação maior continua no banco de reservas. Tite, sem as amarras impostas pela presença de Ronaldo, montou um ataque rápido e interessante, admito. Mas... e se na hora h ele pipocar e botar meia dúzia de volantes, como fez contra o Tolima? O educado professor pra mim não é do tipo que ganha grande títulos. Espero estar errado.

4 comentários:

Leandro disse...

Tite também me assusta. Não consigo botar fé nele.
A propósito, aproveitamos a entrada de Adilson Baptista no mercado para trazê-lo de volta, mesmo com seu passado recente no Corinthians?
Aproveito para deixar aqui uma indagação que já dividi com os leitores do Blogue Fatos Etc: "Se Luxemburgo admitiu recentemente que precisa se reciclar, Adilson, depois de dois fracassos retumbantes seguidos, será que também não precisaria?"

Nicolau disse...

Leandro, sabe que no final do campeonato, achava que talvez tivesse valido mais a pena ter apostado em Adilson no longo prazo do que trazer o batido, previsível e limitado Tite. Hoje, depois da bagunça que rolou no Santos, concordo com você: Adilson tem que rever alguns conceitos, seja em termos táticos ou no relacionamento com os elencos. E não faço ideia de quem seria melhor opção para o lugar hoje ocupado pelo sr. Adenor. Dorival Jr. parece ter potencial, seria minha aposta - e está empregado. No fim das contas, acho que Tite fica por aí mais um bom tempo.

Nicolau disse...

Aliás, além do William Magrão, agora estão falando do zagueiro Bolívar, do Inter, o que mostra mais uma vez que técnico de futebol sempre que pode junta seus protegidos. Lembro de não gostar muito do futebol desse cara. Alguém pode avaliar melhjor?

Leandro disse...

Também não gosto do tal Bolívar. Outro carniceiro trazido por estes treinadores gaúchos que não sei o que vieram fazer aqui.