Destaques

sexta-feira, março 25, 2011

Majestoso tem equilíbrio só no Paulistão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Corinthians e São Paulo fazem, no próximo domingo, o 168º confronto válido por um Campeonato Paulista. E até aqui, em 167 jogos disputados durante 75 anos nessa competição, há equilíbrio: foram 58 vitórias dos alvinegros (235 gols marcados), 55 dos tricolores (242 gols) e 54 empates. Já no placar das decisões disputadas entre os dois clubes na competição, também há apenas uma ligeira vantagem corintiana, com vitórias nas finais de 1938, 1982, 1983, 1997 e 2003. Os sãopaulinos, por sua vez, triunfaram nas decisões de 1957, 1987, 1991 e 1998. Mas os alvinegros ainda despacharam os rivais em quartas ou semifinais nas edições recentes de 1993, 1999, 2001 e 2009, entre outras. Na semifinal de 2000, deu São Paulo.

Porém, se há equilíbrio especificamente na disputa do Paulistão, o retrospecto geral mostra que "majestoso", mesmo, é o Corinthians. Desde 1936, ano do primeiro confronto, são 290 jogos, com 111 vitórias alvinegras (424 gols marcados), 87 tricolores (390 gols) e 92 empates. A primeira partida foi um amistoso disputado no Parque São Jorge em 22 de março de 1936, com vitória do Corinthians por 3 a 1. E o último clássico ocorreu no Brasileirão, em 7 de novembro de 2010, com placar de 2 a 0 para os corintianos. O alvinegro não perde para o São Paulo há mais de quatro anos e no domingo defenderá um tabu de 11 jogos, 7 vitórias e 4 empates.

Além do tabu, o clássico terá também a expectativa pelo possível 100º gol de Rogério Ceni, de acordo com a contagem sãopaulina (a Fifa não reconhece dois gols marcados em amistosos). Do outro lado, o goleiro Julio César tentará se manter invicto e não vazado pelo Tricolor, pois, nos dois clássicos que disputou, o Corinthians venceu por 3 a 0 e por 2 a 0. Vamos relembrar, na sequência, alguns dos jogos marcantes entre os dois clubes, exclusivamente pelo Campeonato Paulista:

Corinthians 1 x 1 São Paulo (23 e 25/04/1939) - Primeira vez que o São Paulo disputava a decisão de um estadual, o de 1938, com a competição sendo estendida até o início do ano seguinte. A vitória por 1 a 0, gol de Mendes logo aos 2 minutos de jogo, garantia o troféu. Mas a partida teve que ser interrompida 20 minutos depois, por causa de forte chuva, que obrigou o adiamento do resto do jogo para dali a dois dias. Na volta, Carlito (foto) empatou e deu o título ao Corinthians, que sagrava-se bicampeão invicto. Os sãopaulinos disseram que o gol foi feito com a mão.

São Paulo 3 x 1 Corinthians (29/12/1957) - Quase duas décadas depois, os rivais voltaram a se enfrentar em uma final do Paulistão. O clima era tenso. Na primeira fase, quando empataram por 1 a 1, o corintiano Alfredo quebrou a perna em lance com o sãopaulino Maurinho. Dias depois, Luisinho, o "Pequeno Polegar" do Parque São Jorge, encontrou o artilheiro tricolor Gino na rua e lhe deu uma tijolada. No entanto, comandado pelo veterano Zizinho (foto), pelo ponta-esquerda Canhoteiro e pelo técnico húngaro Bella Gutman, o São Paulo venceu a decisão.

Corinthians 1 x 1 São Paulo (17/12/1967) - Na década de 1960, o São Paulo optou por despejar todo o seu dinheiro na construção do estádio do Morumbi, relegando o time de futebol ao décimo plano. Foram anos terríveis, com jogadores idem. Mas o jejum de dez anos sem título esteve muito próximo de ser quebrado em 1967. Na última partida, a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians garantia a faixa de campeão. Porém, aos 45 do segundo tempo, Benê (foto) empatou para o rival e obrigou o São Paulo a disputar um jogo desempate com o Santos de Pelé. O Tricolor perdeu por 2 a 1.

São Paulo 1 x 0 Corinthians (13/09/1970) - Completo o estádio do Morumbi, o São Paulo voltou a priorizar o futebol e contratou o canhotinha Gérson, campeão na Copa do México, o tricampeão paulista pelo Santos Toninho Guerreiro e os uruguaios Pablo Forlán e Pedro Rocha. Em um Paulistão disputado por pontos corridos, a quebra do jejum de 13 anos sem títulos veio com uma vitória por 2 a 1 sobre o Guarani, em Campinas. Mas a verdadeira festa aconteceria na última rodada da competição, no Morumbi lotado, com uma vitória sobre o rival Corinthians, gol do ponta-esquerda Paraná (foto).

Corinthians 3 a 1 São Paulo (12/12/1983) - O São Paulo era bicampeão paulista e tinha três jogadores que disputaram a Copa de 1982 como titulares pela seleção brasileira, Valdir Peres, Oscar e Serginho Chulapa. Mas o Corinthians, além do "doutor" Sócrates, tinha Casagrande (foto), Zenon, Biro Biro, Ataliba e outros jogadores que marcariam a chamada "democracia" no Parque São Jorge. A vitória em pleno Morumbi deu o primeiro título àquele grupo, e o bicampeonato viria em cima do mesmo São Paulo, no ano seguinte. Os tricolores só voltariam a vencer uma decisão contra o rival em 1987.

São Paulo 3 x 0 Corinthians (08/12/1991) - Depois de perder a decisão do Brasileiro de 1990 para o Corinthians, o São Paulo se via obrigado a dar o troco na disputa do título paulista do ano seguinte. E, logo na primeira partida, o meia Raí (foto) chamou a responsabilidade para si e arrasou o rival, fazendo três gols e liquidando a fatura (no jogo de volta, o time do técnico Telê Santana só segurou o empate sem gols e levantou a taça). O Corinthians voltaria a conquistar um Campeonato Paulista jogando contra o São Paulo somente em 1997, com um empate em 1 a 1 no jogo decisivo.

Corinthians 5 x 0 São Paulo (10/03/1996) - As pessoas ainda comentavam o acidente de avião que matou todos os integrantes da banda Mamonas Assassinas, uma semana antes, quando o Corinthians literalmente atropelou o São Paulo na primeira fase do Paulistão, em jogo disputado em Ribeirão Preto. O "animal" Edmundo (foto) fez dois dos cinco gols naquela que ainda é a maior goleada do clássico. Souza, Róbson e Henrique completaram o placar contra o time recém-assumido por Muricy Ramalho, após a doença que havia afastado Telê Santana do futebol, em janeiro.

São Paulo 3 a 1 Corinthians (10/05/1998) - No primeiro jogo da decisão, o Corinthians do técnico Vanderlei Luxemburgo venceu por 2 a 1 e a imprensa falou em "nó tático" sobre o São Paulo de Nelsinho Baptista. Irritado, o técnico tricolor sacou Dodô do time e botou Raí, que tinha voltado naquela semana da França e disputaria sua primeira partida no retorno ao Brasil. Resultado: o veterano mandou na decisão, fez o primeiro gol e deu o passe para França (foto) fazer o segundo - o atacante ainda faria outro, após passe de Denílson, que se despediu do São Paulo naquele dia.

Corinthians 3 x 2 São Paulo (22/03/2003) - Depois de despachar o rival em duas fases mata-mata em 2002, na Copa do Brasil e no Torneio Rio-São Paulo, o Corinthians voltou a vencê-lo no ano seguinte. Foi a última final de Paulistão que reuniu os dois times, e o Timão de Jorge Wagner (foto), que depois jogaria pelo São Paulo, e de Liédson, que está de volta agora ao Parque São Jorge, venceu as duas partidas decisivas, por placares idênticos, e levantou a taça. A derrota teve sérias consequências no Morumbi, com as saídas de Ricardinho e Kaká logo depois, sob pressão da torcida.

São Paulo 3 x 1 Corinthians (11/02/2007) - Os sãopaulinos nem desconfiavam, mas aquela seria a última vitória sobre o Corinthians antes de um longo tabu, que já dura mais de quatro anos. Naquele jogo do Paulista de 2007, Lenílson (foto), Rogério Ceni e Leandro fizeram os gols do tricolor. De lá para cá, o Corinthians conseguiu vitórias marcantes, como nas semifinais do Paulistão de 2009. Na primeira partida, Cristian marcou o gol da vitória nos acréscimos. Já no segundo jogo, Ronaldo arrancou do meio campo para fazer um gol fenomenal.

5 comentários:

Olavo Soares disse...

Esse 5x1 é aquele do Pacaembu, do torcedor chorando no alambrado? Não foi no Brasileiro?

Marcão disse...

Tem toda razão, Olavo, foi a estreia do Paulo Autuori. Pelo critério, tem (e será) excluída.

Anselmo disse...

o que é a foto do frança? um pré-mirim em campo?

como explicar o patrocínio da indústria brasileira de formulários na camisa do São Paulo por dois anos no início da década de 1990?

excelente retrospectiva.

Nicolau disse...

Bela retrospectiva, Marcão! Caberia, na minha visão corintiana, destacar mais a semifinal de 2009, ano do título invicto do Corinthians, que mereceu só uma menção rápida. Os dois jogos tiveram arracanda de Ronaldo Gordo e o golaço de Christian, no último minuto da primeira partida, comemorado de forma, digamos, polêmica, rs. Valeu, Palhares!

Ricardo disse...

Excelente trabalho retrospectivo, como é habitual.

Venho cá muitas vezes mas raramento comento. Normalmente, faço-o quando tenho questões sobre jogadores jogadores que estão a chegar ao Benfica. Esta noite soube que comprámos o Bruno César, do Timão.

Impressões gerais?

Abraço a todos.