Destaques

quinta-feira, março 03, 2011

Santos 1 X 1 Cerro Porteño - Arrepia, zagueiro...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Zagueiro tem que ser malandro
Quando tiver perigo com a bola no chão
Pensar rápido e rasteiro
Ou sai jogando ou joga a bola pro mato
Pois o jogo é de campeonato

Aos 47 do segundo tempo, o capitão do Santos Edu Dracena não saiu jogando nem jogou a bola pro mato como ensina Jorge Benjor na música Zagueiro. Viu Barreira receber a bola de costas e achou por bem ir numa dividida. Mas o que Dracena queria dividir? Não parecia ser a bola. Pênalti pro Cerro Porteño, que, no segundo tempo, praticamente não ameaçou o gol peixeiro. O jogo estava empatado e menos de um minuto após, encerrado.

O erro final foi do superestimado Dracena, mas obviamente a culpa não é só dele. O Santos desperdiçou oportunidades de matar o jogo e deixou de ser agressivo na segunda etapa quando o adversário já estava entregue. Claro que o resultado também dá margem àqueles que têm sempre o dedo preparado para ficar em riste dizerem “Tá vendo? E a culpa era do Adílson?”. No meu ponto de vista,é também dele sim, pois se o Santos tivesse um esquema tático definido que fosse, talvez o resultado fosse outro. Mas tentar achar uma forma de jogar em dois dias de treino e 90 minutos de bola rolando não é tarefa das mais fáceis.



A primeira metade do primeiro tempo foi de desanimar qualquer santista. O quadro mudou quando Neymar começou a fazer mais jogadas pelo lado esquerdo, onde se sente mais à vontade. E onde Adílson não queria que ele jogasse porque, segundo o ex-treinador, um atleta como ele não podia “se limitar” naquele espaço. Claro que não. O que não significa que ele não possa jogar onde se sinta melhor, na maior parte do tempo, que é o lado canhoto e próximo à área. No segundo tempo, por ali também o garoto foi bem e levou perigo, mesmo sendo bem marcado.

Elano também voltou a frequentar por vezes o lado direito na meia e no ataque na etapa final, algo que não costumava fazer com Adílson. Foi assim que ele se destacou em 2002 na equipe de Leão e desta forma que atuou boa parte do tempo na seleção de Dunga. Mas o meio de campo continuou sentindo a falta de Arouca para fazer a transição para o ataque e a chegada surpresa, útil contra as retrancas. Nenhum outro volante do elenco faz esse papel.

O Santos só conseguiu ser mais compacto no segundo tempo, quando as tabelas e jogadas pelas laterais começaram a acontecer, algo raro nas últimas partidas. Por um lado, dá esperanças pensar que o time sim, pode jogar bem melhor do que vinha jogando. Mas em um torneio como a Libertadores, desperdiçar oportunidades como a de ontem abala a moral. O ponto positivo para Martelotte é que, deixando as duas principais peças da equipe à vontade, Neymar e Elano, o time pode produzir muito mais ofensivamente.

Já o ponto negativo é que a ansiedade do elenco pode resultar em novos episódios como o desnecessário pênalti de Dracena, similar, mas mais trágico, que o cometido por Adriano em Dentinho no clássico alvinegro. Nenhum dos rivais alvinegros é de fato imbatível, e as duas partidas disputadas deixam isso claro, mas o fato é que o Santos não venceu nenhum deles até agora. Vai ser um trabalho de paciência para o interino e para o próximo treinador recuperar a confiança do time. E a confiança do santista.

10 comentários:

Eduardo Maretti disse...

O futebol tem umas "unanimidades" absurdas. Já li que o presidente do Santos seria "fã" de Dracena, que todo mundo gosta do cara, que é isso e aquilo, e muita gente o considera um "baita" zagueiro.

Acho que dizer que Edu Dracena é "superestimado" é até gentil. É um zagueiro de m... Aliás, não falo aqui de cabeça quente, por causa do pênalti lamentável de ontem. Faz tempo que acho que esse suposto bom zagueiro deveria dar tchau ao Santos, o que deixei claro no meu blog quando ele foi sondado pelo Corinthians (teria feito um favor se tivesse ido). É lento e limitadíssimo.

Ontem, fez várias faltas, duas bem perigosas perto da área, por pura limitação. Parecia até que queria entregar o jogo. Ruindade por ruindade, eu ainda sou mais o Domingos. Fora Dracena.

Glauco disse...

Tem um amigo são-paulino que acha que o Dracena é seleção. Sempre discordei disso e tenho uma visão mais parceida com a sua, Edu. O cara é lento, tem, evidentemente, o tal "senso de liderança", mas só isso não basta pra segurar ninguém em time grande (acho). Claro que a culpa não é só dele, mas, se não fosse ele, o time teria ganho mesmo não jogando tão bem (e o Cerro Porteño também não fez por merecer, diga-se).

Anselmo disse...

curioso. zagueiro tem dia de vilão.

acho exagero achar ele tão ruim assim. e tbem é exagero achar ele tão bom assim.

Marcão disse...

Essa é uma discussão interessante. No meu time, o Miranda jogou mal as temporadas de 2009 e 2010 e é totalmente instável. Já o Alex Silva é botinudo e às vezes faz burradas imperdoáveis, como a ridícula expulsão contra o Palmeiras.

Quem seriam, na opinião de vocês, entre os que atuam somente no Brasil, os dois ou três melhores zagueiros (ou pelo menos mais "confiáveis")?

Eduardo Maretti disse...

Boa e difícil pergunta, Marcão. Às vezes uma dupla de zaga dá certo. Beque central e quarto zagueiro (como se dizia antigamente) se encontram no lugar certo na hora certa e tudo dá certo.
Pra mim a última melhor zaga brasileira em que isso se deu foi a do Corinthians com William e Chicão, que jogaram juntos há até pouco tempo.

A do São Paulo campeão brasileiro de 2008, André Dias (que saiu do BR) e Miranda, funcionava bem , mas nunca gostei do brucutu André Dias.
Continuando no passado, o Santos de 2002 tinha André Luis e Alex (as "torres gêmeas"), que, depois que se separaram, não brilharam muito. Alex não brilhou muito no Chelsea. André Luis hoje faz dupla com o Gum no Fluminense, mas parece que Andre Luis é reserva de Digão. Já o Gum, que jogava na Ponte Preta, acho um zagueiro promissor.

Miranda não funciona mto bem com Alex Silva, claro, que, como disse Marcão, “é botinudo e às vezes faz burradas imperdoáveis”. Nenhum dos dois me encanta, mas Miranda pelo menos joga se tem com quem jogar.

No Palmeiras, talvez Danilo seja um bom zagueiro, mas nada de excepcional.

No Santos, nada me emociona. (Posso queimar a língua, mas o Santos tem um zagueiro na base chamado Vinicius que promete, não sei se vai vingar. Mas fez ótimas partidas no ano passado, como em 6/10/2010, quando o Santos literalmente aniquilou o então futuro campeão Fluminense no Engenhão por 3 a 0, com atuação soberba da zaga – Vinícius e Durval).

Hoje nenhum time grande de SP tem uma boa zaga. Enfim, não tô por dentro das zagas dos times dos outros estados no momento...

E não posso finalizar sem mencionar ... Domingos, o eterno, do qual nenhum santista há de jamais esquecer!!!

saudações

Nicolau disse...

Chicão é um bom zagueiro, sabe sair jogando, mas é ruim pra diabo em bola aérea e não é o cara que organiza o setor defensivo. O William nesse sentido faz muita falta.
O pessoal fala bem do Rever, que andou pelo Grêmio e agora naõ sei onde está. E meu pai tb gosta do futebol do Gum. Mas é uma posição meio difícil por estas paragens, ainda que na seleção estejamos muito bem servidos com seja com o veterano Lúcio, seja com Thiago Silva e David Luiz. E se alguém lembrar de um bom zagueir, manda um fax pro Andres Sanches que o Timão tá precisando.

Olavo Soares disse...

Dracena vem mal mesmo, e já faz tempo. Eu gostaria de ver o tal Bruno Rodrigo jogando - ele veio com moral, dizem que é bom, mas passou muito tempo contundido. Seria uma boa opção.

Nicolau disse...

Um santista aqui do trampo definiu assim: o Santos tem um dos melhores e um dos piores zagueiros em atividade no Brasil, respectivamente Durval e Edu Dracena. A opinião sobre Dracena parece ir na linha geral do debate até aqui, mas e Durval? Concordam como elogio?

Eduardo Maretti disse...

Gostei quando jogou a dupla Durval /VInícius no ano passado. Não sei dizer se Durval é tão bom assim, talvez seja, mas precisaria ter um companheiro pra formar aquele tipo de dupla de zagueiros que se completam, como mencionei acima.

Curioso, eu sempre achei o William o principal na zaga do Corinthians de Mano e pós-Mano, mas um corintiano amigou meu ficou indignado de eu dizer isso, por achar que Chicão é o suprasumo... Mas de qualquer maneira, aquela zaga funcionava.

Quanto ao Bruno Rodrigo, só dá pra saber seu potencial quando ele tiver uma sequência longa de jogos. Mas prefiro ele do que Dracena.

Glauco disse...

O Durval, que acho tecnicamente pior que o Dracena, vem até jogando bem. Já fez das suas, mas é frio e sabe se posicionar razoavelmente bem. Mas também não é aqueeeele zagueiro... Dos brasileiros, acho a dupla da seleção David Luiz/Thiago Silva muito boa, acho que vai ser até melhor do que Lúcio/Juan. Dos que jogam aqui, sinceramente, nenhum me emociona.

O Vinicius, Edu, foi emprestado para o Criciúma até o fim do ano pra pegar rodagem. Talvez tenha chance em 2012 porque mostrou que tem físico e condições
técnicas pra pelo menos ser opção no Santos.