Destaques

terça-feira, abril 12, 2011

Cosmonauta russo só topou orbitar com salsichão e vodca

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ao se completar 50 anos da primeira viagem tripulada com regresso bem sucedido ao redor da Terra, o departamento russo para assuntos espaciais está em festa. Iuri Gagárin viajou em 1961 a bordo da Volstok, deu uma volta mais do que Olímpica no planeta, e voltou para contar história.

Até aí tudo bem. ocorre que o chefe dos arquivos secretos do Kremlin, Aleksandr Stepanov, decidiu divulgar documentos secretos sobre o piloto e cosmonauta, morto em 1968. Especulava-se que ele teria sido morto por alguma conspiração proveniente da insatisfação da parte de Leonid Brezhnev ou outro burocrata comunista da época.

Foto: sydsvenskan.se/Wikipedia
Os documentos mostram que foi um acidente em uma manobra de um caça a responsável pela morte de Gagárin sete anos depois do feito histórico. além de não ter tramas políticas obscuras, tampouco houve questões etílicas envolvidas na morte. Outra linha de boatos desmentida dizia que traços de álcool terriam sido encontrados no sangue do moço.

Positivamente associado ao mé, esta paixão russa, está outro detalhe revelado agora, 50 anos depois da viagem. Gagárin era meio destemido, mas como todo mundo que tem, tinha medo. Em meio às 700 páginas confidenciais reveladas, constam diálogos entrre o piloto e Sergei Korolev, cabeça do programa espacial soviético.

Para ficar dentro dessa bolinha, só com estoque de coragem

Nervoso e sabendo dos riscos de embarcar numa viagem na qual outras pessoas e cachorrinhos diversos haviam morrido, ele estavs tenso. Mas pouco antes de embarcar, ele percebeu que nem tudo estava perdido:

– O importante é que temos salsichão para acompanhar a vodca.

O relato está aqui.

Note-se que a necessidade primeira, aquela que demanda acompanhamento, era o goró, e não o embutido de carne suína rico em proteína e gordura.

Unanimidade
Ao completar cinco décadas do 12 de abril de 1961, há um dado curioso colocado sobre Gagárin. Ocorre que se trata de uma das poucas unanimidades entre heróis russos do período comunista, destaca, por exemplo o El País. diferentemente dos comunistas, Gagárin conseguiu um feito sem pisar na bola depois, sem aquele capítulo que suja a biografia.

3 comentários:

João Lacerda disse...

Dureza mesmo foi pro cosmonauta que subiu ao espaço antes do Gagarin... Esse queimou a biografia...

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/a-tragica-historia-do-cosmonauta-russo-que-foi-enviado-ao-espaco-sabendo-que-iria-morrer/

Glauco disse...

Essa combinação de salsichão com vodca é meio indgesta pra quem está em terra (nesse caso, Terra também). Imagino pra quem está em órbita...

Marcão disse...

Sacanagem! Deviam existir estátuas à primeira salsicha e à primeira vodka que orbitaram a Terra com sucesso!

E só recordando: o mestre cuca Marcos Xinef já publicou aqui no Futepoca uma receita do gênero:

SALSICHA CURTIDA NA MANGUAÇA

Ingredientes:
2 salsichas brancas
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de alho picado
1 colher de sopa de cebola picada
suco de dois limões
vodka
uma pitada de sal

Preparo:
Pique as salsichas em cubos de 1 cm e coloque em uma vasilha. Junte a cebola, o alho e a salsinha, o suco de dois limões, sal e misture bem. Cubra com vodka. Coloque na geladeira por quatro horas, para curtir, e sirva com pão. Observação: a mesma receita pode ser feita, em substituição à salsicha, com qualquer tipo de carne crua.


Ps.: Eu inventei de fazer isso uma vez e levei lá no (extinto) Bar do Vavá. Foi a primeira - e última - vez que fiquei totalmente bêbado comendo um sanduíche...