Destaques

segunda-feira, abril 18, 2011

Paulista tem finais definidas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Os 10 jogos da tarde deste domingo definiram a ordem dos classificados para as finais do Campeonato Paulista e os rebaixados. Tudo isso com duas surpresas.


A primeira foi a ultrapassagem do São Paulo sobre o Palmeiras na disputa pelo primeiro lugar do turno. O Palestra, que liderou grande parte do campeonato, botou um mistão em campo e perdeu para a Ponte Preta por 2 a 1, de virada. Assim, bastou ao também mistão do São Paulo empatar com o Oeste em 1 gol para abocanhar a primeira colocação. Benefício mesmo tem pouco: a decisão é na casa do time de melhor campanha e só. Nem vantagem em caso de empate a melhor equipe leva.

Já a outra surpresa, bom, por essa ninguém esperava. A gloriosa Portuguesa de Desportos venceu por 1 a 0 um São Bernardo que lutava contra o rebaixamento e contou com o super-tropeço do São Caetano, derrotado por 2 a 0 pelo desinteressado Linense, que não ia nem cair nem se classificar. Uma conjunção dos deuses para a Lusa, que entrou pela primeira vez no G8, justamente quando importava. Valeu Lusa!

Os rebaixados são São Bernardo, Grêmio Prudente, Noroeste e Santo André. O ABC perde dois de seus três representantes na Série A do Paulistão. Já o Grêmio Prudente, clube sempre em movimento (atrás dos melhores acordos com as prefeituras), teve um destino merecido. Pelo menos foi o que constatei em rápida e inútil pesquisa no Twitter.

Os confrontos das quartas-de-final, que acontecem em jogo único no domingo de Páscoa, ficaram assim:

São Paulo x Portuguesa
Palmeiras x Mirassol
Corinthians x Oeste
Santos x Ponte Preta

Prometo fazer de tudo para levar meu pai ao estádio para ver São Paulo x Portuguesa. Se conseguir, conto aqui como foi.

4 comentários:

Anselmo disse...

grande lusa.
será q rolou mala branca pra Linense vindo da comunidade portuguesa de são paulo? há q se fazer a CPI do pãozinhoduto? ou vai ser a CPI do briochão?

Nicolau disse...

Santos e Ponte deve ser um jogo bom de ver. Vai no estádio, Thalita! Vai Lusa!

Hugo Albuquerque disse...

Mesmo com o (inesperado) tropeço do São Caetano faltou muito pouco para que a Portuguesa não fosse eliminada - e a Lusa tem o melhor time abaixo dos quatro grandes, mas também tem seus infinitos problemas e crises existenciais, o que explica a classificação apenas em oitavo. Duro será ela passar pelo São Paulo, no meu entender, favorito ao título.

Marcão disse...

Ponte x Santos tem tudo pra ser um jogaço memorável. E eu continuo com a teoria (de bêbado) de que o título estadual é bom pra embalar o time na reta final da Libertadores, vide São Paulo de 2005, o que não ocorreu em 2006 e em nenhuma outra tentativa do time até 2010.

Esse mata-mata de um jogo só é loteria pura, pode dar qualquer coisa, não há favorito. Ponte, Oeste, Mirassol e Lusa tem tanta chance quanto qualquer um dos "grandes". Nada será uma zebra para mim, tá tudo em aberto. É por isso que ponto corrido pode ser menos emocionante, mas seguramente é mais justo - ou menos injusto, como queiram.

E se é pra palpitar, São Paulo e Corinthians são os times que mais correrão riscos no final de semana. O primeiro porque tá com cabeça na Copa do Brasil e enfrenta uma ascendente e motivada Portuguesa, e o segundo porque atravessa má fase e pega o Oeste, que não tem nada a perder e, por isso mesmo, pode surpreender - além de ter ótimos jogadores, como Fabio Santos, um dos artilheiros do estadual.

Já a Ponte Preta seria franca favorita caso não tivesse o azar de enfrentar justo o embalado Santos de Muricy. Vai ser jogaço emocionante e muito disputado, mas aposto no Peixe. E o pragmatismo de Felipão deve passar pelo Mirassol. Meu palpite é que a decisão desse campeonato será entre Santos e Palmeiras - o melhor ataque contra a melhor defesa.