Destaques

sexta-feira, abril 01, 2011

Uma semana de discursos reacionários, mas com resistência na Câmara

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Dois episódios recentes de racismo e homofobia explícitos marcaram a semana do Congresso Nacional. O primeiro, mais famoso, envolveu o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que classificou como "promiscuidade" um relacionamento com uma mulher negra no programa CQC, além de uma série de reiteradas ofensas contra homossexuais durante toda a semana.

O segundo, envolve o também deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Em seu twitter, ele resgatou e defendeu interpretações teológicas muito esquisitas que tratam o povo africano como amaldiçoado por Deus.
As notícias são lamentáveis e entristecem todos que imaginam um mundo livre da imbecilidade das discriminações de raça, orientação sexual, gênero e seja lá o que for. Mas meu incurável otimismo viu um lado bom: a resistência de uma série de parlamentares jovens que formaram a linha de frente da briga contra esses caras. 20 deles entraram com uma representação contra Bolsonaro na Câmara.


Entre eles, destaca-se Jean Wyllys (PSOL-RJ), homossexual
assumido, ex-Big Brother Brasil e no início de seu primeiro mandato. Foi à tribuna e deu diversas entrevistas comprando a briga com o reaça. Além dele, também cabe lembrar Brizola Neto (PDT-RJ), notável blogueiro, que também entrou no meio.

Contra o pastor paulista, se levantou Manoela d’Avila (PCdoB), presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e tuiteira de mão cheia. Ela juntou as mensagens do perfil do pastor e as levará à Corregedoria da Câmara para análise, que pode levar a processo no Comitê de Ética da Casa.

Como foram 20 as assinaturas na representação contra Bolsonaro, a restrição a três nomes pode conter alguma injustiça a outros parlamentares que resistiram. Também sobraram manifestações de movimentos e ONGs de defesa de direitos humanos, da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) e de negros. Até a seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) se manifestou, de modo que são seis representações acumuladas contra o deputado-capitão do Exército.

O processo é longo, mas os dois casos poderiam levar à cassação de mandato. Mesmo que não aconteça, é bom ver que pelo menos tem gente disposta a, pelo menos, ir pra cima desses caras. Resta saber se a movimentação contra os parlamentares terá desfecho diferente das outras seis incursões que Bolsonaro acumula em sua meia dúzia de mandatos consecutivos.

0 comentários: