Destaques

quinta-feira, maio 19, 2011

Brasileirão do fim do mundo: futebol e arrebatamento

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

É dia 21 de maio de 2011. Dois eventos da maior importância estão agendados e mudam muita coisa.

De um lado, começa o Campeonato Brasileiro de Futebol. Vencida no ano passado pelo Fluminense, a competição repete a fórmula em que 20 clubes na série A brigam pela taça. Papada pelo Coritiba, o implacável, a disputa dá um bis com outros 20 times na série B almejando a ascensão. Na primeirona, batalha-se por três ou quatro vagas na Libertadores, a depender de quem for bem na Copa Sul-Americana, e foge-se de quatro postos de queda. Na segundona, ambicionam-se quatro cadeiras no ascensor. É a competição mais longa da temporada para todos os times envolvidos. O ano não será o mesmo para os apreciadores do ludopédio.

Foto: ChristReturns2011/Wikipedia

O mesmo dia marca o Arrebatamento, também conhecido como Dia do Julgamento, Juízo Final, a volta do Messias, Fim do Mundo como Nós o Conhecemos, entre outros. Segundo uma organização cristã, que opera fora e independentemente de igrejas, o dia 21 de maio está apontado por cálculos baseados na Bíblia. Consideram-se 7 mil anos depois do dilúvio – aquele protagonizado por Noé e sua arca nos idos de 4.900 a.C., lembra? – para vaticinar que o mundo começa a acabar por agora. O mundo não será o mesmo para ninguém. A versão é de Harold Camping (foto), da Family Radio de Oakland, Califórnia – que alimenta a esperança de Deus apaziguar sua ira e perdoar mais gente do que o previsto, embora a "Bíblia Sagrada, lamentavelmente, nos revelar que somente uma pequena porcentagem atual de pessoas se arrependerá".

Tem gente que não vai pensar em outra coisa depois que começar a rolar a bola.

Outras pessoas nem tem ido mais trabalhar até ter certeza do que vai acontecer.

O Brasileirão será transmitido pela Rede Globo inclusive em 2012, embora o leilão dos direitos de transmissão realizado pelo Clube dos 13 tenha sido vencido pela Rede TV! em março. Para este ano, o contrato anterior já valia e continuou tudo dominado para o ano que vem. Não foi desta vez que a turbulência deu resultado para mudar alguma coisa no cenário de quem transmite os jogos.

Já o arrebatamento deve ocupar as telas de TV de todo o mundo. Ao que consta, não há direitos de transmissão negociados até o momento. Os eventos de 21 de maio coincidem com o fim da "grande tribulação", caracterizada pela ausência de Deus, Ele mesmo, nas igrejas pelo mundo (alguém vai dizer que percebeu a diferença no longínquo 1988?). Segundo alguns, o dia marca a decisão do Todo-Poderoso de fechar a porta de entrada no céu.

Foto: Divulgação Fluminense/Lancenet
A bola do Brasileirão

Mas há controvérsias. No último ano, depois de muito tempo, aumentaram as vozes manifestadamente contrárias à fórmula dos pontos corridos. Foi nessa onda que andou o que parecia ser uma rebelião contra a emissora de TV mais poderosa do país, que terminou por se mostrar pouco mais do que um biquinho.

O fato é que cara feia não vai resolver na fila de espera para tentar uma vaguinha no Céu. É difícil crer que a equipe da portaria paradisíaca vai ser tão eficiente a ponto de evitar longos períodos de aguardo. E essa possibilidade ganha força em uma versão divergente sobre o arrebatamento que consta em um panfleto que recebi há dois anos, enquanto caminhava (sóbrio) pelas ruas do centro de São Paulo, guardada com afinco desde então.

São 19 jogos no primeiro turno e 19 no segundo (tabela oficial aqui). Para valer mesmo, a coisa só começa a pegar lá por agosto, na segunda metade. E, na última rodada de cada turno, vai ter clássicos regionais em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, para evitar corpo mole para prejudicar rivais – a turma teria é que suar para prejudicar os rivais locais.

A coisa só pegaria, em termos de fim dos tempos, bem depois também, segundo registra a filipeta citada. O "fim do mundo" mesmo, o fim dos tempos-arte, o ponto final-moleque, viria apenas em cinco meses, em 21 de outubro. A tese é que este sábado marca o início daquilo que pode ser entendido como uma grande "triagem" (termos meus) para ver quem vai e quem fica para o paraíso e para o inferno. Um monte de mortos levantariam para encarar o processo seletivo, que tem tudo para ser demoradíssimo. Com isso, por mais onipotente que sejam as forças celestes (não confundir com a força da Celeste), tudo acabaria apenas depois – cinco meses de espera com altas chances de terminar no inferno é muito, mas muito pior do que fila de cerveja sem álcool em estádio de futebol.

É bem verdade que o primeiro semestre acabou precocemente para vários dos times considerados grandes. Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Internacional-RS e Grêmio foram desclassificados nas oitavas de final ou antes da Libertadores da América. Palmeiras e Flamengo caíram nas quartas da Copa do Brasil. Tudo bem, tudo bem, não foi nenhum fim do mundo. O pessoal se tocou que é preciso jogar bola para as camisas continuarem a ter peso, mas é só colocar a cabeça no lugar e analisar onde o planejamento da temporada estava errado.

Foto: Divulgação
Equívoco mesmo teriam cometido os maias, caso o fim do mundo venha este ano mesmo. Aquela história de que o calendário daquele povo pré-colombiano estaria calculado apenas até 2012, o que motivou até filme (foto) e muita superstição de que tudo se acabaria no ano que vem. E isso previsto por um tipo de "Nostradamus selvagem", puro e livre de contaminações sei lá de que ordem. Bom, vai ver que eles perceberam que a data era 2011, mas algum astrólogo ponderou junto a seu aprendiz (estagiário da época): "Vamos esticar mais uns meses, porque você deve ter errado nas contas".

Esperar por sete ou por cinco meses. Para conhecer o próximo clube a levantar o caneco do brasileiro, ou onde você vai passar a eternidade. Alguém pode dizer que tem muito jogo do campeonato nacional que é quase o inferno na terra. Mas esperemos. Quem viver, verá.

7 comentários:

Nicolau disse...

Tem que ter festa no fim do mundo!!!

Marcão disse...

Nos últimos tempos eu me convenço, cada dia mais, que essa conversa de que o mundo vai acabar em 2012 não é de todo absurda...

E...

"Tem que ter festa no fim do mundo!!!" (2)

(Obs: E sem lei antifumo do José Serra nem Lei Seca de Virada Cultural do Kassab!)

Camilo disse...

"Tem que ter festa no fim do mundo!!!" (3)

De preferência (pessoal), com Corinthians campeão.

Marcão disse...

Pô, Camilo, deve ter sentido nisso: se o Corinthians vence a Libertadores, o mundo acaba!

(Brincadeira... - rsrsrs)

Leandro disse...

Fim do mundo, mas fim do mundo, mesmo, foi o desfecho do Brasileiro do ano passado.
A nova tabela, com os embates regionais ao final, não me deixa mentir a este respeito, ainda que muitos, por convicção e coerência anticorinthiana, ate hoje não vejam qualquer problema de legitimidade no titulo do Fluminense e no vice do Cruzeiro.
A justiça tardou mais uma vez...

Moriti disse...

O texto é genial, Anselmo.

Sobre justiça em campeonato, Leandro, bobagem. Se for pra entrar nessa onda, teríamos que resgatar 2005 e até 2009.

Maurício Ayer disse...

Vamos fazer a festa do fim do mundo?