Destaques

domingo, maio 08, 2011

Corinthians 0 X 0 Santos - empate quase cômodo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O empate entre Santos e Corinthians não foi um das partidas mais envolventes e técnicas do campeonato paulista. Mas foi razoavelmente leal, bem distante da semifinal entre Timão e Palmeiras no último domingo. E movimentada, com chances de lado a lado, bolas na trave e jogadas individuais que não deixarão as compilações de melhores momentos das emissoras de televisão ficarem monótonas.

A primeira etapa teve um domínio maior dos donos da casa, embora tenha sido o Santos, com Neymar, que tenha colocado uma bola na trave. Aliás, como foi na peleja contra o São Paulo em que o craque peixeiro chamou a responsabilidade, foi dos pés dele que saíram as chances agudas da equipe. Fora a bola na trave no primeiro tempo, colocou outra no segundo (a bola deu uma pingadinha no gramado depois da assistência de Alan Patrick) e deu um passe primoroso para Danilo, que não teve a técnica necessária para marcar por cobertura.


O Corinthians também chegou, principalmente com Bruno César, o homem da articulação e das chegadas perigosas à frente. Quando foi sacado por Tite na segunda etapa, a equipe perdeu a contundência e a qualidade, com Morais bastante discreto e Liédson buscando o jogo e contando com o apoio dos “elementos surpresa" Wallace e Castan, que por vezes chegaram bem na frente. Dentinho, substituído mais uma vez ainda na metade da segunda etapa, teve atuação irregular. Aliás, do garoto eficiente de tempos atrás, hoje tem-se a impressão de um jogador marrento e simulador, que acha que joga mais do que joga realmente. Seu correspondente no rival é Zé Eduardo, que teve mais uma atuação pífia, o que vem se tornando uma triste sina para o atleta (e para a torcida).

Com um jogo bastante centrado na disputa pelo meio de campo, o Santos se ressentiu dos desfalques de Léo e Arouca, justamente os dois atletas que fazem a saída da intermediária no Alvinegro. A volta de Elano, desfalque contra o América-MEX, deu mais segurança nas bolas levantadas na área em bola parada, e levou mais perigo nas faltas contra o rival, mas o meia ainda deve ofensivamente.

Como o esdrúxulo regulamento do Paulista (há décadas testando as fórmulas mais bizonhas do país) não prevê qualquer espécie de desempate, a não ser os pênaltis, em resultados iguais em número de pontos, a única vantagem do Santos é decidir em casa. O que não é pouca coisa, ainda que o desgaste da equipe vá continuar e possa vitimar mais atletas até a segunda partida das finais. Por enquanto, além de Diogo e Maikon Leite que continuam no departamento médico, Ganso deve parar por 30 dias segundo as informações preliminares, Arouca segue sendo dúvida para os próximos jogos e somente Léo parece apto a jogar contra o Once Caldas.

E o Santos segue para Colômbia para atuar em uma partida que pode valer por duas. De acordo com o que acontecer lá, o Paulista já começa a ser decidido na quarta-feira.

18 comentários:

Maurício Ayer disse...

Realmente, um jogo relativamente tranquilo, embora a provocada do zagueiro corintiano ao atacante santista após o apito final possa indicar que a temperatura vai subir em Santos.

Um santista poderia dizer que o empate fora de casa favorece o Peixe, mas eu acho que só se adiou mesmo a decisão. Ficamos na mesma. Nenhum time se arriscou demais, nem criou muito.

E concordo: a condição física dos jogadores do Santos pode ser o fiel da balança. Talvez o campeonato sobre pro Corinthians, pois os santistas serão muito mais exigidos e não poderão dar tudo, que é o mínimo que se espera dos corintianos.

Podemos esperar um bom jogo.

Marcio disse...

Até agora não entendi porque o Tite sacou Bruno Cesar o melhor em campo até aquele momento...

O jogo na vila promete! Sem favoritos até o momento, na quarta pode mudar algo, mas por enquanto 50%x50%.

Marcio

Bia disse...

Não entendo como Zé Eduardo é o centroavante desse time. Ele é ridículo, grosso e vive com a lingua de fora e mão na cintura. Parece jogador de pelada de fim de semana.
E não digo que o Ganso seja uma criação da mídia, pois ele é um jogador diferente. Mas para negar ou diminuir Neymar, deram a Ganso o status de grande craque do futebol brasileiro na atualidade.O que é um crime quando se tem Neymar, há tempos, jogando o que joga. Ganso é irregular, desde a base convive com sérias contusões, mas levou a fama.Neymar é o grande cara dessa terceira geração de meninos da vila. Ganso fará falta nesses 30 dias, mas eu estaria mais preocupada com a ausencia de Neymar.

olavo disse...

"Mas para negar ou diminuir Neymar, deram a Ganso o status de grande craque do futebol brasileiro na atualidade."

A frase que melhor resumiu toda essa chatice Ganso/Neymar. Impressionante como tem gente que precisa desmerecer o moleque, e aí eleva o Ganso pra ficar com fama de isento e de não-anti-santista.

Sabe aquele cara que fala "não, não tenho nada contra, até tenho um amigo gay"? Parece meio isso...

olavo disse...

E falando do jogo propriamente dito, foi uma partida daquelas que o 0x0 não diz o que realmente aconteceu. Uma boa partida, com as equipes se movimentando e criando boas chances.

Pra mim, decidir na Vila não é vantagem alguma - não estou dizendo que seja uma desvantagem, mas não é algo que auxilia o Santos como muita gente pensa.

O duelo segue rigorosamente empatado.

Nicolau disse...

Foi um jogo bom de ver, com boas jogadas dos dois lados, mas pareceu mesmo que os dois times jogaram meio de segunda. Foi bem mais equilibrado do que eu esperava, confesso. Compartilhei do espanto do Márcio com a substituição de Bruno Cesar. Era o cara mais perigoso, articulou as jogadas, chutou mais em gol. Morais não foi mal, mas foi abaixo do antecessor. Outro comentário sobre o Corinthians: é impressionante a inoperância de Fábio Santos. Não marca, não apoia, não é opção para saída de bola, não acerta nada.

Jogar na Vila é uma vantagem do Santos, mas não chega a ser algo tão relevante quando o negócio é clássico (como mostra a final de 2009) e como não foi também jogar no Pacaembu para o Corinthians. O cansaço das competições paralelas e o desfalque de Ganso podem realmente prejudicar a equipe peixeira, mas ainda assim, vejo mais chances do título ficar na Vila mesmo. A questão é que, na minha visõa, o time de Tite não se poupou nesse domingo: é só isso que tem a oferecer mesmo. Enquanto o Peixe tem realmente mais potencial.

Guilherme disse...

Boa Tarde,
Leio o Futepoca e gosto muito, ocorre que a transmissão de ontem da Globo e todas de todos canais nos últimos tempos andam bem chatas e ranhetas. Fiz um texto sobre a questão e gostaria de saber a opinião de vocês.
Abraço,
Guilherme
http://cumachama.wordpress.com/2011/05/08/o-videoteipe-e-burro/

Anselmo disse...

sobre ganso x neymar, algumas considerações.

Ganso é meia de um tipo q não existe mais. Isso lhe dá mais pontos entre os saudosistas. Alguns lhe deram a missão de salvar (ou redimir) o futebol brasileiro dos volantes cabeçudos. Se ele pode corresponder a isso, ninguém sabe, mas a missão é ambiciosa.

Ganso decidiu na final do paulista de 2010. Neymar foi expulso. Aquele título coroou o time do Dorival Jr. (depois veio a copa do brasil). Isso dá mais pontos ao Ganso junto aos que acreditam que técnica não é nada sem garra e fibra.

Esse mesmo episódio tem outra interpretação. Ganso decidiu quando mais gente estava olhando. Isso lhe dá mais pontos junto aos que adoram taxar de "mascarado" e "pipoqueiro" a todo craque tão logo ele é promovido à condição pela crônica esportiva ou pelo senso comum das mesas de bar. Ganhou ponto com "os do contra".

Ganso irrita menos os rivais do que os encanta (o Neymar também encanta, mas irrita mais, especialmente a corintianos). Isso tira pontos do Neymar com os que o Olavo bravamente chamou de "não antissantistas".

dito tudo isso... reitero uma coisa q já escrevi antes: que diferença faz ter craque em campo. pode nao resolver todo dia, mas faz bem à vista de quem gosta de futebol.

Olavo Soares disse...

Mas então, sobre a final do Paulista do ano passado. O Ganso entrou pra história como sendo o dono daquele jogo. Realmente, sua atuação foi magistral, já que estávamos com dois a menos e não poderíamos tomar mais nenhum gol. Foi algo que entrou pra história, sem dúvidas.

Afinal, o Ganso segurou um 3x2, cujos dois gols do Santos tinham sido marcados por... por quem mesmo?

Nicolau disse...

Os dois jogam demais, não cabe essa distinção. Acho que o Ganso ganha uns pontos por ser menos substituível. Tem uns atacantes rápidos e habilidosos por aí, claro que nenhum tão bom quanto o Neymar, mas tem. Mas meia que nem o Ganso, se tem, a distância é maior.

Glauco disse...

A atuação do Ganso na final contra o Santo André foi antológica sim, mais pela personalidade e postura do que pela técnica em si. Como bem lembrou o Olavo, o artilheiro da partida (e do time na temporada) foi Neymar (que não foi expulso não, Anselmo. Os excluídos do jogo foram Marquinhos, Madson e Roberto Brum, este que entrou no lugar de Neymar).

Concordo com a Bia e com o Olavo, houve e ainda há uma má vontade terrível com o Neymar, quanto outros atletas são simuladores por excelência e fazem o cai-cai de forma rotineira e não são marcados por ninguém na mídia boleira. E Ganso é "elogiado", talvez por ser o craque que não jogue com regularidade desde o meio do ano passado ou porque essa mesma mídia sonha com ele no rival. E torce de forma aberta para que isso aconteça.

Moriti disse...

São feras os dois! Entre os melhores do mundo.

Só na história do Ganso ser mais raro é que tenho ressalvas. Tem o lance de jogar na meia - e o jeito que joga, claro - que confere esse ar de mais raridade. Mas, o Neymar, se compararmos poder de decisão com poder de decisão, nível técnico com nível técnico, tem sido beeeeem raro desde o começo do ano passado. Isso no Santos e na seleção (seja na principal, seja na sub-20).
Concordo com a Bia, Olavo e Glauco. Há indisposição clara com o atacante. Pega-se um pra malhar e exalta-se outro pra disfarçar a situação.

Aposto que fosse o Neymar a esboçar negociação com o Corinthians, seria rotulado com alto nível de escrotidão. Muitas vezes fico a imaginar até que ponto as questões raciais/sociais não interferem nessas coisas.

Bia disse...

Essa preferencia cega por Ganso soa mesmo como um "até tenho um amigo gay" hahaha. É uma putaria tão chata que até o Dunga caiu nessa, colocando o Ganso nos selecionados pra Copa e deixando Neymar de fora.
Sobre a final do Paulista do ano passado, os 2 gols de Neymar levam a assinatura do craque que ele é: velocidade, habilidade, precisão e uma frieza absurda dentro da pequena área.
Como já disse por aqui, Neymar é o único jogador brasileiro com chance de fazer sombra a Messi nos próximos anos. Xavi e Iniesta não são pouca coisa por serem inferiores a Messi. O mesmo vale pro Ganso. E sorte do Santos que tem os 2... :)

Marcão disse...

Pra segunda partida, Alessandro volta de suspensão no Corinthians e Ganso, contundido, fica fora no Santos (previsão é de que só volte a jogar em junho). Tecnicamente, lógico, os santistas perdem muito. Mas e taticamente, os times terão alguma mudança significativa com essas alterações?

Outra pergunta: por que Tite não entra com William de titular, desde o início? O cara tá em boa fase, não entendo a insistência em Dentinho.

Leandro disse...

Aos amigos santistas peço que deixem de ser comedidos, politicamente corretos, e admitam que o Santos está com oito dedos na taça.
O meio campo muito pouco criativo do Corinthians, com o caricato Paulinho, com Bruno César de corpo presente mas com a cabeça e o coração em Lisboa, bem como com Bruno Bonfim em má fase, desanimam os mais otimistas. São Jorge vai ter que descer do cavalo algumas vezes no próximo domingo para o título subir a serra com o Timão, mas estou pessimista, pois o time não tem feito nada para ajudar o santo guerreiro.
Dá pena ver o Liedson recebendo tijoladas e tendo que se virar praticamente sozinho contra a zagueirada adversária.

Olavo Soares disse...

Juro que não tô sendo politicamente correto. Acho, mesmo, que a disputa está aberta.

Glauco disse...

Idem ao Olavo.E repito que acho que quarta pode definir esse título.

Nicolau disse...

O Tite é um cara curioso. Todo mundo olha a escalaçaõ e diz que o Corinthians joga no 4-2-3-1, com Dentinho e Jorge Henrique nos lados do campo. Mas JH não chega nunca até a área adversária. Há partidas em que o segundo volante Paulinho leva mais perigo que ele. Ou seja, Jorge não joga de extremo, de meia ou de terceiro atacante, mas de terceiro volante. Se é assim, seria um 4-3-1-2, com Dentinho mais próximo de Liedson. Mas isso também não acontece, e o camisa 9 fica invariavelmente isolado no meio dos zagueiros. Dentinho sim joga de meia pelo lado direito, ajuda a armar, mas não entra na área. Logo, deve ser um 4-3-2-1 torto, com um dos meias centralizado e o outro aberto na direita, e quase nenhuma penetração na área. Quem aparece mais pra ajudar o centroavante é o centralizado, Bruno César. Só que fazendo isso, ele participa menos da armação mesmo das jogadas, não vai buscar a bola com os volantes, coisa e tal. O time fica com muita dificuldade na saída de bola (ainda mais com Fábio Santos e Wallace nas laterais). Morais, que entrou no lugar dele, busca mais a bola, articula, mas não chega no ataque. Então, o time nunca tem ao mesmo tempo saída de bola, armação e um parceiro para Liedson. Que tal colocar Morais e BC (destro e canhoto) ao mesmo tempo, num 4-4-2 convencional, e quem sabe William no lugar de Dentinho? Aí Tite acha ofensivo demais: como disse para o companheiro Menon, é preciso um meia pra dar "sustentação", ou seja, marcar. Enfim, é uma tristeza. Mas na Vila, Tite joga como gosta, ou seja, no contra-ataque. Pode dar certo ou, o que acho mais provável, recuar demais e ser atropelado por Neymar. De um jeito ou de outro, não gosto do estilo de jogo do técnico. Enfim, vai o belo texto do Menon sobre técnicos medrosos e a namoradeira:
http://blogdomenon.blogspot.com/2011/02/tecnicos-medrosos-sonham-com.html