Destaques

segunda-feira, maio 23, 2011

E terminou em cerveja na Praia Grande...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem, na TV Bandeirantes, vi uma bem humorada entrevista com os históricos Pepe e Coutinho (foto), em pleno gramado da Vila Belmiro. Eles relembraram "causos" da época em que o Santos dominou o mundo, nos anos 1960. Pepe recordou um clássico com o São Paulo, na Vila, em que cobrou uma falta com a tradicional violência e nocauteou Alfredo, na barreira. "O Alfredo desmaiou e foi retirado de campo. Depois disse que tinha visto borboletas voando", riu o ex-ponta direita. Segundo ele, uma medição de seu chute calculou 122 km/hora nos anos 1960. "Aquela bomba do Roberto Carlos, na França, chegou a 109 km/hora. Daí, você calcula (a potência do meu chute)", disse Pepe, orgulhoso.

Já Coutinho lembrou da guerra que o Santos interrompeu, no Congo Belga, em 1969. "A gente tava tomando banho no vestiário quando o empresário chegou e mandou tomo mundo se apressar, pois o povo de lá tava doido pra recomeçar a guerra. O avião subiu e o tiroteio começou, lá embaixo", contou, às gargalhadas. Ele disse que os defensores do Santos costumavam jogar a bola pra ele gritando a seguinte ordem: "-Joga a carne pro leão" - um sinal de que Pelé estava partindo com tudo para o ataque. "Eu jogava e virava as costas, nem precisava ver. Sempre era gol, já ia me posicionar pra saída de bola". Coutinho revelou também que, quando algum zagueiro batia muito, ele esperava uma cobrança de escanteio pra cabecear as costas ou a cabeça dele. Isso aconteceu com o defensor Valdemar Carabina, do Palmeiras (já falecido).

"Num clássico, ele tinha me dado duas entradas violentas. Eu disse pra ele parar e ele perguntou se eu era valente. Eu disse que ele não ia jogar mais. Num escanteio, eu subi e cabeceei com força a cabeça dele, que caiu, ensanguentado. Quando ele ia sendo retirado de campo, eu cheguei e disse: '-Tá vendo, eu não disse que você não ia jogar mais?'. Mas depois eu encontrei ele na Praia Grande e fomos tomar cerveja", relembrou Coutinho, rindo.

0 comentários: