Destaques

quinta-feira, maio 12, 2011

Once Caldas 0 X 1 Santos - Neymar, pra variar, decide

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aos 5 minutos de partida, Mirabaje avança pela direita e cruza uma bola pelo lado esquerdo do Santos, Rentería ganha de Edu Dracena e cabeceia mal dentro da área, finalizando longe de Rafael. Trinta segundos depois, Neymar avança, tocando para Zé Eduardo, que devolve para o atacante peixeiro desperdiçar diante de Matínez.

Esses dois lances dizem muito sobre o que foi a partida entre o colombiano Once Caldas e o sobrevivente brasileiro na Libertadores, o Santos. O time da casa finalizou mal quase todo o tempo, na maioria das vezes, longe da área. Quando levou perigo foi na jogada do começo da partida e outra vez com Rentería aos 31 do segundo tempo. De novo, aliás, em cima de Dracena. O ex-atleta do Internacional levou vantagem quase sempre quando duelou com o zagueiro santista. Durval, que ao contrário do parceiro de defesa foi soberbo na peleja, teve que impedir uma finalização do Once Caldas no lado de Dracena e salvou o Alvinegro na segunda etapa.

Apesar dos três lances acima, o Santos dominou o rival. Não aquele domínio inconteste, mas dentro do que as circunstâncias – principalmente físicas dos atletas – permitiam. O Peixe tocou a bola e Neymar assumiu a responsabilidade de ser atacante e também por vezes o articulador de jogadas. Alan Patrick, que já tinha entrado bem no lugar de Ganso na primeira final contra o Corinthians, novamente fez uma boa partida e marcou o gol da vitória, aos 43 do primeiro tempo. Neymar pegou a bola pela ponta direita, foi para o meio e deu um passe de craque para o meia-atacante alvinegro marcar.

No retorno para a segunda etapa, o Peixe voltou como em outras partidas, fazendo marcação ainda mais forte na intermediária adversária (já havia feito em parte do primeiro tempo), tentando decidir o embate. Não conseguiu o segundo gol, mas chegou perto em jogada iniciada por Neymar, que achou Léo sozinho no lado esquerdo do ataque. O lateral-ala santista balançou o corpo e tocou para Alan Patrick, que fez bela jogada mas teve sua finalização, dentro da pequena área, defendida por Martínez.
Neymar, aos 14, ainda arranjou a expulsão de Calle, que segurou o atacante peixeiro perto da área quando já tinha cartão amarelo por uma falta cometida em Danilo no primeiro tempo. O Alvinegro ensaiou uma pressão sobre o rival e Elanoe, em cobrança de falta, colocou uma bola na trave. Mas foi o Once que tentou atacar a partir dos 30, quando o Santos já estava mais cansado e preferiu controlar o jogo e arriscar os contra-ataques. Zé Eduardo perdeu dois lances no mano a mano e foi pouco produtivo novamente, dando a impressão de que, se Rentería, que está longe de ser um craque, estivesse do lado santista, talvez o placar tivesse sido mais elástico.


Mesmo nessa etapa da partida, Neymar foi fundamental. Não somente na armação dos contragolpes como na necessidade de segurar a bola, chamar faltas sem fazer a malfadada simulação, e forçar a jogada individual quando necessário. Enfim, foi senhor de si e do jogo. Alan Patrick também mostrou técnica, disposição e visão de jogo, substituindo Ganso à altura ou até melhor em alguns aspectos em relação ao que o meia contundido vinha atuando desde o seu retorno. Sem baixas aparentes, mas com 24 horas de tempo de viagem após uma semana em que passou mais 32 se deslocando, de novo o desafio é também superar o cansaço para enfrentar o Corinthians na final do Paulista. E ficar de olho no traiçoeiro Once Caldas para a partida de volta, no Pacaembu.

2 comentários:

Marcão disse...

Glauco, você havia escrito, nos post sobre o empate sem gols entre Corinthians e Santos, que "acho que quarta pode definir esse título [Paulista]".

E aí, o jogo de ontem definiu alguma coisa para o segundo jogo da decisão estadual?

Anselmo disse...

Neymar fez um jogo de craque do time. Posição que, de fato, ocupa.

não sei se já falei isso, mas... que diferença faz ter um craque em campo.