Destaques

terça-feira, maio 17, 2011

PT vence com Marta ou Mercadante; perde com Haddad

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A 17 meses das eleições para prefeito em São Paulo, as especulações - e pesquisas - já começam a agitar os bastidores. A pedido do jornal Diário de S.Paulo, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) ouviu 2 mil pessoas maiores de 16 anos e moradores da Capital, por telefone, entre os dias 11 e 12 de maio (com margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos). Em três cenários distintos, mas sempre com José Aníbal como candidato pelo PSDB, o PT aparece como líder nas intenções em dois deles, um com a senadora Marta Suplicy e outro com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Na terceira hipótese, o ministro da Educação, Fernando Haddad, perde para Aníbal.

Curioso é que, nos dois primeiros cenários, com Marta ou Mercadante disputando pelo PT (e liderando), o segundo colocado é o atual vereador Netinho de Paula (PCdoB), à frente de José Aníbal, que aparece em terceiro nas duas situações. E na terceira hipótese, em que Fernando Haddad é o candidato petista, Netinho aparece como líder nas intenções de voto, com Aníbal em segundo. Outros possíveis candidatos apresentados pela pesquisa Ipespe foram Guilherme Afif Domingos (possivelmente pelo futuro PSD) e Gabriel Chalita (PMDB). Não sei o motivo, mas Afif não foi apresentado no segundo cenário. Vamos aos resultados das três hipóteses de disputa pesquisadas:

CENÁRIO 1
1º - Marta Suplicy (PT) - 50%
2º - Netinho de Paula (PCdoB) - 13%
3º - José Aníbal (PSDB) - 7%
4º - Guilherme Afif Domingos (PSD) - 6%
5º - Gabriel Chalita (PMDB) - 5%
Nenhum desses - 16%
Não sabe/ não respondeu - 5%

CENÁRIO 2
1º - Aloizio Mercadante (PT) - 37%
2º - Netinho de Paula (PCdoB) - 16%
3º - José Aníbal (PSDB) - 8%
4º - Gabriel Chalita (PMDB) - 5%
Nenhum desses - 24%
Não sabe/ não respondeu - 9%

CENÁRIO 3
1º - Netinho de Paula (PCdoB) - 24%
2º - José Aníbal (PSDB) - 15%
3º - Gabriel Chalita (PMDB) - 9%
4º - Guilherme Afif Domingos (PSD) - 8%
5º - Fernando Haddad (PT) - 2%
Nenhum desses - 24%
Não sabe/ não respondeu - 9%

7 comentários:

Keffin Gracher disse...

Olá poderia disponibilizar o link da fonte dessa pesquisa, pois não encontrei no site do Diário de SP e nem no site do instituto de pesquisa.
obrigado

Nicolau disse...

Não tem cenário com José Serra? A briga capaz que seja com ele, e aí embaralha tudo.

Nicolau disse...

Ah, sim: Vai, Marta!!

Marcão disse...

Keffin, acho que hoje a pesquisa só estava na edição impressa do jornal. Imagino que, a partir de amanhã, já disponibilizem em seu site.

Dê uma olhada na reprodução do Vermelho.org:

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=154438

Soninha Francine disse...

Pois é - eu, como Keffin, não achei links para a pesquisa no site do Diário nem no site do IPESPE... Só comentários sobre a matéria publicada no jornal, como o do Vermelho.org. A pesquisa é muuito esquisita; os cenários apresentados são incoerentes. Por que, por exemplo, a Marta e Serra não aparecem no mesmo cenário e o Mercadante sim (vi ontem no jornal)? Por que o Afif aparece em um cenário e não no outro? Por que eu não apareço em NENHUM?

Glauco disse...

Como não estamos em período eleitoral, nem registro da pesquisa é obrigatório, mas sempre se pode consultar o jornal ou o instituto.

Soninha, os cenários devem ter sido elaborados pelo contratante, ou seja, o Diário de São Paulo. Também não consideraram, por exemplo, o Paulo Skaf como possível candidato pelo PMDB (apenas o Chalita)e Rodrigo Garcia, do DEM, que já mostrou disposição pra concorrer, também não aparecena pesquisa. É o caso de questionar o jornal, não o instituto, mas a pesquisa parece ter sido feito mais para testar as alternativas do PT do que para um real cenário para a ainda distante eleição municipal.

Renato K. disse...

Deus nos livre do Netinho, Antonio! Soninha já!