Destaques

quinta-feira, maio 19, 2011

Que venha o próximo teste para cardíacos!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

LUIZ GALLO
Enviado especial do Futepoca

Uma hora antes do jogo que colocou o Santos nas semifinais da Libertadores, o Pacaembu nem parecia ser o palco escolhido para receber o bicampeão paulista. A noite estava fria e a torcida, talvez ainda sob o efeito da ressaca de domingo, parecia ter escolhido ver o jogo pela televisão. Apenas parecia, porque assim que o juiz, um chileno ruim de apito, deu início à partida, o estádio, como em um passe de mágica, ficou praticamente lotado.

De ressaca mesmo estava o time. Parece que a festa pela conquista do Paulistão havia contaminado o esquadrão peixeiro, Mesmo assim, em menos de 15 minutos o Santos já comandava o placar e só não aumentou porque o “estilo Muricy”, o de tornar o time compacto, até por conta do cansaço da maratona de decisões, fez com que não explorasse o ataque como deveria.

Depois do susto pelo empate do Once Caldas - um time que não é brilhante, mas é “encardido” - e pela perda de mais um jogador por contusão (desta vez Alain Patrick), o Santos passou a jogar com 12, tamanha foi a força vinda da arquibancada. Nem mesmo o “caminhão” de gols perdidos no segundo tempo e a ameaça de ver o time colombiano tirar a vantagem santista a qualquer momento foram suficientes para aplacar os ânimos da galera santista. Irritação, mesmo, só com o Zé Eduardo, que conseguiu a façanha de perder, pelo menos, dois gols. Destes que até o perna-de-pau do time da rua de baixo faria, sem qualquer constrangimento. A torcida queria matá-lo, literalmente.

O contrário acontece com o decisivo Neymar. Por causa do histórico de pênaltis perdidos, eu nem queria olhar a cobrança. E não deu outra. Mas a torcida o apoia sempre. Ele tem muito crédito.

Que venha a próxima vítima, mas com menos sufoco! Afinal, chegar às finais da Libertadores é muito bom, mas não deixa de ser um excelente teste para cardíacos...



Luiz Gallo é paranaense, jornalista e santista de três gerações - ou quatro, considerando o jovem torcedor Giovanni, seu filho, de 9 anos. Tudo começou com o avô de Luiz, Pedro, que serviu o Exército na Baixada Santista - muito antes da "Era Pelé" - e iniciou a família na torcida. Um dia, quando Luiz tinha 6 ou 7 anos, o Santos enfiou seis gols na Ferroviária de Araraquara e seu pai, Ângelo, exclamou: "Isso que é time!". E o menino tornou-se um santista devoto.

2 comentários:

Anselmo disse...

será q o zé eduardo tem uma função de facilitar as coisas pro neymar com a torcida? fiquei pensando nisso.

o Neymar é craque e tem crédito merecido com as arquibancadas. Mas isso costuma vir associado a muita cobrança, q existe, claro. O Zé Eduardo não é técnico e perde mto gol. Deixa o torcedor puto. Na hora de reclamar, nem é preciso complacência com o Neymar pra eleger o cara como o alvo da ira, pq ele perde mto gol...

pronto, divaguei.

Marcão disse...

Ano passado eu sempre frisava a importância de André no Santos, subestimado pelo oba-oba da mídia sobre Ganso e Neymar.