Destaques

domingo, maio 22, 2011

São Paulo 2 a 0. E bola pra frente

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Outro dia, em comentários de um post, o Glauco concordou comigo que, até certo ponto, o Santos de Muricy Ramalho tem sido dependente de Neymar. Hoje, assistindo a vitória por 2 a 0 do São Paulo sobre o Fluminense, ficou claro que o Tricolor também é, de certa forma, dependente de Lucas (foto). A diferença é que Neymar costuma resolver mais que o sãopaulino, na minha modesta opinião. Basta observar partidas decisivas disputadas por um e outro e contar quantas vezes um ou outro "chama o jogo" pra si. Até hoje, indiscutivelmente, Neymar ganha essa disputa.

No gramado de São Januário, como era de se esperar, o mandante Fluminense partiu pra cima do time paulista. Deco perdeu dois gols, um deles incrível. E os cariocas exploravam sem dó a maior deficiência do São Paulo: as laterais. Juan, definitivamente, não pode ser titular - e, por isso mesmo, a saída e Junior Cesar é inexplicável. Após o "desastre" da eliminação da Copa do Brasil e do circo armado por Rivaldo, Carpegiani e, principalmente, Juvenal Juvêncio, o time sãopaulino parecia apático, inofensivo.

Até que Lucas resolveu acordar. E, por tabela, despertou a equipe. A jogada do primeiro gol começou com ele, passou por bela assistência de Casemiro e terminou com Dagoberto enchendo o pé e estufando a rede. Sua comemoração, aos berros, me pareceu um ato de "exorcismo" dos demônios que assolaram o Morumbi a partir da derrota para o Avaí. E, de fato, acabou a apatia, a sonolência. O time passou a jogar bola, perdeu vários outros gols no primeiro e no segundo tempo, até Lucas (sempre ele) sair driblando toda a defesa adversária para fazer um golaço e fechar o placar.

No final, num gesto de "diplomacia", Carpegiani botou Rivaldo em campo. Pra ele mostrar, novamente, que não tem condições de ser titular e nem de jogar um tempo inteiro. Muito lento e, quando pega a bola, trata de se livrar dela o mais rápido possível. Tudo bem: é uma opção para entrar nos 10 ou 15 minutos finais, quando o time ganha por diferença de dois gols ou mais. De resto, ainda é muito cedo para saber o que esperar de um longo campeonato, onde muita coisa vai mudar. Mas a reação do time, a partir do gol de Dagoberto, deu um certo alívio. Bola pra frente!



Uruca ou previsível?
E, assim como corintiano Adriano, o badalado Luís Fabiano também passou a faca no tendão. Vai demorar muito pra voltar aos campos. Que ele estava bichado, todo mundo sabia. Mas a extensão do problema foi escamoteada ao máximo pela diretoria do São Paulo. Acho impossível que não soubessem que essa cirurgia poderia ser necessária. A diretoria do Sevilla também devia saber, por isso não botou muita dificuldade no negócio. Agora é esperar e, literalmente, PAGAR pra ver. Luís Fabiano é mais velho que Adriano, vai fazer 31 anos, mas não tem o mesmo histórico de "baladeiro" e indisciplinado. Se voltar ainda este ano, continua sendo muito bem vindo. Henrique e William José ganham chance de mostrar serviço.

6 comentários:

Leandro disse...

Doutor, eu não me engano, o Lucas é corinthiano...
Enquanto isso, em Porto Alegre, o "craque" Paulinho foi substituído para a entrada de... Moradei...
Acorda, diretoria incompetente!

Olavo Soares disse...

Pintou o campeão.

Marcão disse...

Caraca! O Olavo acaba de inventar a "secada à longa distância" - rsrsrsrs.

JLD disse...

Villarreal?

Moriti disse...

Então, Marcão, sobre o Lucas, fiquei pensando em quantas decisões ele atuou.

O moleque foi promovido no Brasileiro do ano passado,
quando o time já estava mal posicionado na tabela.

Este ano, ele estava fora - por contusão - contra Portuguesa e Santos, nos jogos eliminatórios do Paulista.

Na Copa do Brasil, ele decidiu contra o Treze. Daí, jogou dois contra o Santa Cruz. Ficou fora dos dois contra o Goiás e também da primeira partida com o Avaí. Atuou na segunda, depois de voltar do estaleiro.

Creio que são poucos jogos pra medir o quanto o garoto é decisivo. Ainda mais se comparar com o Neymar, que está num nível muito alto e vem jogando decisões desde o começo de 2010.

Lembrando que, na seleção sub-20, quando jogaram juntos, os dois arrebentaram e decidiram.

Opa! Só uma correção: Luis Fabiano jogava no Sevilha!

Abraço.

Marcão disse...

Opa, é a maldita ressaca! - rsrsrs

Corrigido, valeu Moriti!