Destaques

sexta-feira, junho 10, 2011

Anísio Santiago ganha briga e volta a ser Havana

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tô atrasado para a comemoração. Mas isso não é motivo para celebrar.

Os herdeiros do que talvez seja o maior patrimônio cachaceiro do Brasil venceram uma disputa jurídica que se arrastava havia mais de uma década. A Fazenda Anísio Santiago conquistou o direito de voltar a engarrafar sua preciosa marvada de cana java, constituída em Salinas, norte de Minas Gerais, com o nome de Havana.

A marca de rum Havana Club havia interposto impedimentos por considerar que tinha registro de aguardentes de cana no país. Só que a regra é clara: cachaça não é rum, nem vice-versa. E o mito da Havana pode reviver em paz.

Deu certo. Mas não a tempo de evitar que seu Anísio assistisse e evitasse o desgosto de morrer sem poder engarrafar uma última Havana. Ele passou desta para a melhor (provavelmente em um lugar onde há cachaça sem precisar plantar... ou o contrário, pode-se produzir sem precisar vender) em 2002.


Um ano antes, a empresa passou a usar o próprio nome do fundador, mestre-cachaceiro e administrador da fazenda, para o rótulo. Uma liminar de 2005 já permitia a adoção do nome Havana. Mas sem uma definição e passados quatro anos martelando junto aos consumidores que o nome havia mudado, a opção foi esperar.

Tudo resolveu-se em uma decisão de 2 de junho do juiz Renato Martins Prates, da 8ª Vara Federal de Belo Horizonte. Ele considerou inválida a decisão do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) que, em janeiro de 2001, recusou-se a conceder o registro do nome Havana para a-que-matou-o-guarda do norte de Minas.

O Inpi tem 30 dias para proceder o registro. A Havana Club Holding S/A pode recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Note-se que o órgão de patentes no país é ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), cujo titular é o mineiro Fernando Pimentel.

Em uma semana em que ganhou fôlego a proposta de fazer da caipirinha a bebida oficial da Copa do Mundo de 2014, sobram motivos para brindar. Ainda mais porque os hotéis das 12 cidades-sede receberão, do Senac, sugestões de cartas de cachaça e de caipirinha.

E a festa pode ser com uma Anísio Santiago, com uma Havana ou até com uma caipirinha (de qualquer outra pinga, menos das citadas anteriormente). Mas uma de cada vez, por favor.

6 comentários:

Olavo Soares disse...

Uma coisa que não entendi: com a conquista, o nome Anísio Santiago deixará de existir?

Anselmo disse...

isso nao ta claro ainda... acho q vao engarrafar com ambos os rotulos (mas um de cada vez). mas nao consegui descobrir com certeza.

Marcão disse...

O nome pode mudar, mas o preço continuará proibitivo. Se não aumentar...

Glauco disse...

É proibitivo sim, mas me permiti tomar Havana-Anísio Santiago duas vezes e posso dizer que é uma sensação que invade todos os sentidos. Vale muito a pena.

Moriti disse...

Bora comemorar! Só que hoje, com o "bolso curto", terei que celebrar com outra cachaça.

Maurício Ayer disse...

Curioso é que rapidamente o nome Anísio Santiago se estabeleceu, provando que a sustança faz a marca.

Duvido que abandonem o rótulo.