Destaques

domingo, junho 19, 2011

Recorde do São Paulo e show de Rogério Ceni

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Nunca antes na História desse modelo de Brasileirão disputado por pontos corridos, a partir de 2003, um clube havia ganho os cinco primeiros jogos. Pois esse recorde foi alcançado neste domingo pelo São Paulo, com a vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, em Fortaleza, gols de Marlos e Lucas. Com isso, o time chegou a 15 pontos, nove gols feitos e só um sofrido. Mas a primeira derrota esteve perto de acontecer, não fosse o show do goleiro Rogério Ceni, que pegou um pênalti quando o jogo estava zero a zero e fez, pelo menos, mais meia dúzia de defesas muito difíceis nas duas etapas. Uma atuação para comprovar que, além de maior artilheiro entre os goleiros do mundo, é também um dos maiores na função, em todos os tempos.

Mesmo com o ótimo desempenho do São Paulo, é preciso reforçar que faltam longínquas 33 rodadas e que o time, de elenco sofrível e vários titulares no departamento médico, passará agora por um longo período sem Lucas, que disputará a Copa América pela seleção principal, e Casemiro, William, Bruno Uvini e Henrique, que vão ao Mundial Sub-20. Carpegiani segue sem laterais, pois desconhece a existência de Edson Ramos, trazido por Rivaldo, e mantém o improvisado Jean na direita (que sempre rende mais na função de origem, como volante que sobe ao ataque) e o fraco Jean na esquerda. Xandão dá sustos na zaga e Luís Fabiano, que ainda não estreou, só tem os esforçados e pouco eficientes Henrique e Wiliam como opções. Porque, para mim, Dagoberto e Fernandinho são pontas. E Lucas também cai pelas laterais, assim como o reserva Ilsinho.

O único meia "clássico" do elenco é o velho Rivaldo, que dificilmente será titular. Casemiro pode ser o que o Hernanes foi, um volante clássico que chega à frente e faz gols. Atrás, Wellington faz o mesmo que Josué, marca forte, desarma e faz a ligação com o(s) meia(s). Luiz Eduardo está perfeito como zagueiro e merece ser titular, ao lado de Rhodolfo (Alex Silva saiu, Miranda sai no fim do mês e Xandão é opção de banco ou quando o técnico põe três zagueiros). Carlinhos Paraíba parece ter perdido espaço e, se isso se confirmar, o São Paulo renovará com Rodrigo Souto, que ameaçou pegar o boné. Também tem Zé Vítor pra posição.

Ou seja, não é um elenco forte ou ideal, mas, num campeonato com tantos times sofríveis, dá pra brigar na faixa dos dez primeiros. Acho que está no mesmo nível, em termos de elenco, de Fluminense, Grêmio, Vasco, Flamengo - mas conta com a vantagem de estar revelando vários bons moleques. Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG também estão quase nessa faixa. Entre os mais fortes, mesmo enfrentando má fase, Cruzeiro e Internacional têm conjuntos melhores de valores individuais, assim como o Corinthians, que já segue bem. E o Santos, que ninguém se iluda, vai dar trabalho, mesmo se vencer a Libertadores. Afinal, a qualidade de seu time é bem superior a mais de dois terços dos participantes do Brasileirão. Aguardemos, pois.

2 comentários:

Anselmo disse...

carpegiani cala os críticos?
impressionante....

Marcão disse...

Pelo menos o Casagrande ele calou, mesmo. Quando o técnico tirou o Marlos no início do segundo tempo, pra botar o zagueiro Bruno Uvini, o Casão descascou, disse que era absurdo, que era muito cedo pro São Paulo recuar e que iria tomar pressão a segunda etapa toda, que Carpegiani tinha errado, a não ser que fosse um "visionário". Depois do segundo gol, Casagrande reconheceu que a substituição de Carpegiani tinha dado certo e que o técnico ainda poderia reclamar por ter sido chamado jocosamente de "visionário" na TV. Pelo menos Casão reconheceu, com bom humor, o engano de seu comentário. Neto, na Bandeirantes, costuma dizer que sicrano está sendo o pior em campo, que é um "sabugo", não merecia ser titular, e, depois que o cabra dá duas assistências, marca um golaço e resolve o jogo, afirma, na maior cara de pau, que é "um baita jogador".