Destaques

sexta-feira, julho 08, 2011

168 anos, 3 milhões de exemplares e fim

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto


Fundado em 1843 e com tiragem de 3 milhões de exemplares, o tabloide dominical britânico News of the World deixará de circular depois do escândalo do monitoramento de quatro mil telefones na Inglaterra, informou nesta quinta, 7, o grupo News Corp International, que o edita. “Decidimos que devemos tomar mais medidas em relação ao jornal. Este domingo (10) será a última edição do News of the World”, diz o comunicado.

James Murdoch, presidente do grupo e filho do magnata Rupert Murdoch, dono do jornal desde 1969, disse que a empresa admite os erros cometidos e prometeu fazer o máximo para consertá-los. Ele também afirmou que o dinheiro da última edição será doado para “boas causas”, numa tentativa de atenuar o que é irreparável.

O caso ganhou repercussão internacional após a revelação de que, em 2002, o jornal acessou ilegalmente a caixa postal do celular da estudante Milly Dowler, que estava desaparecida, em busca de informações para reportagens. Durante as escutas, mensagens foram apagadas, fazendo com que os investigadores e a família acreditassem que a garota – que foi assassinada – ainda estava viva. Familiares das vítimas dos atentados de 7 de julho de 2005, que atingiram estações do metrô londrino, também tiveram os celulares violados.

O limite da crise se deu no início desta semana, quando o ator Hugh Grant revelou que gravou uma conversa tida com um ex-editor do News of The World, em que foram revelados detalhes sobre o monitoramento ilegal feito pelos jornalistas

Na realidade, o estrago ético e moral causado pelo jornal é enorme, equivalente ao número de telefones invadidos. E são muitos. A polícia britânica declarou que analisa 11 mil páginas de material, com quase quatro mil nomes de possíveis vítimas de monitoramento telefônico ilegal feito por jornalistas do tablóide. O comando da polícia inglesa entrará em contato com todos os que tiverem detalhes pessoais encontrados nos documentos.

Jornal não hesitava em invadir o telefone alheio. Foto de http://www.flickr.com/photos/eklektikos/

Além disso, existem sinais de relações escusas com instituições que excedem o circuito midiático. O chefe da força policial de Londres, Paul Stephenson, garante que está determinado a descobrir quaisquer casos de corrupção dentro da própria polícia, após revelações de que o jornal teria pago para obter informações.

Toda a celeuma em torno do caso desperta para dois importantes aspectos que podem ser transportados para a mídia brasileira Os limites da propalada “liberdade de imprensa” e a adoção de mecanismos que regulem a atividade jornalística.

No Brasil, é comum a grita quando algum veículo de comunicação é multado e/ou impedido de publicar algo. Há um inconformismo, uma indignação estridente e irritante de publicações e associações, evocando essa entidade denominada “liberdade de imprensa” como se ela pairasse acima de todos os outros direitos – individuais e coletivos – e concedesse licença para ofender, assim como invadir a privacidade das pessoas, explorando tragédias, sofrimento, tendo por base o mau gosto e a objetivação da venda da notícia a qualquer custo.

Exemplo disso é a proposta – feita pela Fenaj, durante a primeira gestão Lula – da criação do Conselho Nacional de Jornalismo. Alguns argumentos tresloucados, sem nenhum embasamento, chegaram a comparar a ideia com censura ditatorial. Não se pode falar de regulação da mídia por aqui e, quando o assunto entra na pauta, é lugar comum apelar para “países avançados”, “realmente democráticos”, como... A Inglaterra.

Pois está posto mais um elemento para o debate sobre “liberdade de imprensa”. Os “democratas” ingleses tiveram espaço para pressionar pelo fechamento de um jornal que caminhava para completar dois séculos e veiculava milhões de exemplares a cada edição. No Brasil, continuamos na luta incipiente para explicar a quem não entende – e para vencer os discursos de má fé – da necessidade de regulamentar as atividades da mídia.

1 comentários:

Anselmo disse...

Interessante notar q os murdoch acabaram com o jornal por considerar que o que nunca teve exatamente princípios (nem nunca teria) passou do limite. quer dizer, tabloide violar uma leizinha ou outra, violar privacidade sem dizer como, pode. Quando a repercussão das críticas é grande demais, aí fecha. Como os diretores do grupo imaginavam que teriam sido feitas reportagens que mencionavam recados telefônicos em caixa postal de celular? Quando as vítimas do jornalismo marrom reclamavam, mas as vendas iam bem, o jornal seguia aberto e saudável financeiramente. Qdo a coisa fica inignorável, não dá pra pensar em reparo da imagem do veículo porque é caro demais --e sabe-se lá qual é o dano à imagem do conglomerado de mídia.

até um ex-porta-voz do primeiro ministro David Cameron ficou implicado.

realmente inusitada a história.

e interessante cruzar com o que acontece no Brasil em termos de responsabilidade da mídia sobre o que se publica.