Destaques

quinta-feira, julho 14, 2011

Brasil faz quatro com protagonismo do ataque

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foi o jogo com mais gols da curtíssima “Era Mano” na seleção brasileira. Se não encantou e desbundou os amantes do bom futebol ao redor do globo, o time venceu bem e podia ter feito mais gols. Uma inversão parece ter acontecido: quando o ataque jogou bem, a defesa decidiu falhar. 

Uma pergunta técnica: 4 a 2 pode ser definido como goleada?

Pato e Neymar fizeram dois cada. Robinho, o terceiro elemento, fez um, mal anulado, no finalzinho e meteu uma bola na trave. Os três se mexeram bastante, fizeram boas tabelas. Gostei bastante do segundo de Pato, coisa de centroavante mesmo. É um tento que contradiz a sensação de “a gente é bom e ganha quando quiser” que uma galera (eu inclusive) suspeitou nos primeiros jogos.

Neymar também tentou menos dribles, que não estão dando tão certo assim ainda, e chutou mais para o gol. O protagonismo ficou com os jovens.

Robinho fez boa parceria com o melhor jogador em campo, o lateral-direito Maicon. Se é verdade que ficou bravo com a substituição, creio que Daniel Alves vai ter que se contentar. Na outra lateral, André Santos deu um passe perfeito para o gol de cabeça de Pato e jogou bem. Parece mais preso lá atrás no esquema de Mano, precisaria jogar mais solto.

Ganso deu um passe magistral, no giro do corpo, para o primeiro de Neymar. Mas participa menos o jogo do que no Santos, talvez por ser mais marcado. Uma hipótese que levanto agora é a falta de um outro jogador para colaborar nas tabelas pelo meio. Ramires deveria ser esse cara, mas ele tem errado muitos passes. Está jogando muito na marcação e chegando pouco. Talvez Elias seja uma boa opção para melhorar o passe – a tabela dele com Robinho no gol anulado mostra o potencial.


Os problemas se repetiram na defesa, com Júlio Cesar engolindo um frangaço no primeiro gol e um galináceo menos desenvolvido no segundo. Duas falhas que foram acompanhadas de erros de Lúcio e Thiago Silva. Vi gente falando que falta proteção para a zaga. Ora, se queremos que o time jogue pra frente, a zaga vai sobrar mais rojão lá atrás. Com o tempo, um sistema de marcação começando no ataque pode (e deve) ser desenvolvido – o que até já aconteceu em jogos da seleção. Mas por enquanto, o pessoal vai ter que aguentar.

No geral, foi um bom jogo, que só teve risco de fato por conta das falhas do goleirão. Mas o bom desempenho do ataque é um ponto positivo. Capaz que o pessoal tire um pouco o peso das costas e se encontre mais daqui pra frente.

A próxima partida é contra o Paraguai, domingo, às 16h. Já é fase eliminatória. O primeiro jogo foi difícil, com os paraguaios apertando a saída de bola e forçando erros da antes sólida defesa. Vamos ver o que pega.

6 comentários:

Anselmo disse...

rapaz, esqueci de assistir ao jogo.

Confesso: eu queria ter visto, me programei pra isso. Mas esqueci.

pelas descrições q li, achei bom saber q a defesa virou problema. na era dunga, a zaga era o ponto forte. desequilibrando esse balanço, qm sabe se prioriza o ataque?

Eduardo Albuquerque disse...

Chegamos a era da burrice futebolistica...Brasil x Equador agora é clássico...A festa é do Ricardo Teixeira

Leandro disse...

Não vi o jogo, mas pelos lances, parece que até o geralmente fraco André Santos jogou bem.
Só quem rendeu abaixo do esperado parece ter sido o goleiro. Deste jeito, vão crescer os pedidos pela convocação do galináceo goleiro do SPFC, ou até do goleiro corinthiano, que lembra em algumas coisas o nada saudoso Donieber: é capaz de milagres inacreditáveis e de falhas tão inacreditáveis quanto num curto período de tempo. Às vezes, no mesmo jogo.
Respondendo à pergunta: 4x2 não é goleada, como 2x0 ou 5x3 também não são.

Nicolau disse...

Eduardo, pelo menos neste fórum, acho que ninguém falou em clássico, hehe. E Leandro, o time ainda está meio desorganizado, mas vai se acertando. Antes já apareciam chances, mas a bola não entrava. Se começar a entrar, ganha-se tempo para dar o entrosamento necessário.

Anônimo disse...

Goleada: grande número de gols marcados por uma equipe num jogo de futebol com relativa diferença ao número de gols tomados.

Grande quantidade: 4 ou mais gols
Relativa diferença: 2, 3 ou mais gols dependendo da diferença.
3x0 : não é goleada (logo para ser goleada deve se marcar 4 ou mais)
4x0 ou 4x1: goleada
4x2 e 5x3: goleada, marcou 4 ou mais e manteve 2 de diferença (um gol de diferença nunca é goleada), estes placares são os mais discutíveis e muitas vezes considera-se o histórico do jogo.
6x4, 7x4 e 7x5: não são goleadas uma vez que o perdedor atingiu o número mínimo de "grande quantidade".

Qualquer placar com o vencedor fazendo 8 gols ou mais só será considerado goleada se o mesmo não tiver tomado mais de 3 gols (8x3 é goleada);
Qualquer coisa diferente disso (8x4, 8x5; 9x4, 10x4 etc) não é jogo de futebol e sim PELADA!!!

Fonte: regras sob efeito de ressaca!!! Rannier

Glauco disse...

Pra mim é: diferença mínima de três gols, contanto que o vencedor marque ao menos quatro.