Destaques

terça-feira, julho 12, 2011

Cerveja palestina made in Alemanha e Bélgica

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Deu na BBC.


A Taybeh é produzida pela família Khouri na cidade homônima, localizada a 35 quilômetros de Jerusalém e 12 a noroeste de Ramalá, na Cisjordânia. Por viverem em territórios palestinos ocupados por forças israelenses, os caminhões com a cerveja produzida têm de passar pelos postos de controle do exército – os checkpoints. Atrasos e perdas causados por esse cenário motivaram os donos da fábrica a "terceirizar" a produção.

A Taybeh original é puro malte, segue a lei de pureza alemã de 1516 – que garante que só se usam malte, água, levedura e lúpulo. É produzida localmente e sem pasteurizar. A água vem de Ein Samia, literalmente um oásis na região.

Talvez por usar água da Terra Santa a Taybeh tenha conquistado público em Londres e Tóquio. Mas o precioso líquido fermentado chega caro demais – quando chega – ao público. Então, Nadim Khoury (foto) decidiu licenciar fábricas alemãs e belgas com a marca.

O processo é simples. Eles passaram a comprar a produção de unidades desses países e pôr o rótulo da marca. Normalmente, a terceirização internacional é uma estratégia das empresas para rebaixar custos. Às vezes, a conta é paga pelos trabalhadores. Em outras, a margem de lucro vem de outras vantagens comparativas (isenção fiscal, proximidade de fonte de matéria-prima ou de polo de conhecimento técnico-científico). No caso da Taybeh, a produção de cerveja precisa contornar o clima de guerra permanente que se vive por lá.

A cidade é de maioria cristã. E, apesar de não constar de nenhum roteiro turístico para a região – pelo menos não dos que eu já tenha visto – tem até uma Oktober Fest (cartaz de 2010 ao lado). Se alguém passar por aquelas bandas pode incluir uma parada a mais. Só corre o risco de tomar como palestina uma cerveja fabricada em terras europeias.

2 comentários:

Nicolau disse...

Li um gibi em que um cara fazia uma cerveja perfeita com água benta. Imagino que água de um oásis na terra santa seja interessante também, hehe.

Anselmo disse...

transforma em post!