Destaques

terça-feira, julho 26, 2011

Números e metas do Felipão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Paulo Donizetti

O Palmeiras completou no último domingo uma jornada do tamanho de um Brasileiro, 39 jogos.Em 2011, o time chegou a "82 pontos". A média é de 2,1 pontos por jogo, ou aproveitamento de aproximados 70%, ao gosto do freguês.

No Brasileiro da era dos pontos corridos, essa média só foi superada pelo Cruzeiro de 2003 (72,4%). E as médias dos "libertadoráveis" menos bem colocados ficaram quase sempre perto de 1,6 ponto por jogo, ou de 55%.

Felipão faz a lasanha com os ingredientes que tem. Foto: Reprodução
Das 24 vitórias, nove fora de casa, dirão alguns que apenas duas foram contra time "grande", as duas sobre o Santos (que numa delas, aliás, estava bem pequeno). Ou três, se incluir o Botafogo da estreia do campeonato. Mas ouvirão que apenas duas das cinco derrotas do ano foram para time "grande", o Corinthians eo Fluminense. As outras foram Ceará, Ponte e Coritiba.

É essa a matemática que move o Felipão ao traçar metas. Ele está razoavelmente feliz com a temporada - ainda mais porque conhece como ninguém o limitado elenco que tem. Com um ou dois pontinhos a mais na tabela Brasileiro, estaria se sentindo realizado. Está com 58% de aproveitamento e acredita que média de campeão é 67%. Acha improvável que o ano termine atípico como está (e, enfim, queria ter um empate a menos e uma vitória a mais.)

O objetivo, portanto, é ter o elenco na mão para manter essa regularidade. Por isso não esperneia com Kleber, não vê a hora de contar com Valdivia, outro que, em outros carnavais, iria para a geladeira, e não acha ruim ter um reserva como Tinga. A emoção da competição é que os demais treinadores também fazem contas e traçam metas.

2 comentários:

Maurício Ayer disse...

Eu acho que o Felipão tinha que voltar pra Seleção e o Mano pro Corinthians.

Nicolau disse...

Apoio a proposta do Maurício.