Destaques

quinta-feira, julho 07, 2011

Vitória de um Timão sólido

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no Pacaembu, o Corinthians ostenta o melhor aproveitamento de início do Campeonato Brasileiro desde a adoção dos pontos corridos. São 19 pontos conquistados em 21 disputados, três pontos à frente do segundo colocado com um jogo a menos. Impressionante.

E isso apresentando cada vez mais momentos de um futebol, senão vistoso, interessante e eficiente. Talvez mais confiante no elenco, Tite tem adiantado as linhas de marcação de seu 4-2-3-1, o que aumentou as chances criadas. Foi o que aconteceu ontem: perdendo por 1 a 0, após o gol de falta de Juninho Pernambucano (até previsível para quem entende um pouco de zica e Corinthians...), o time pressionou, teve 11 finalizações no primeiro tempo, alcançando a virada com gols de seus volantes, e não deixou o Vasco jogar. Na segunda etapa, no entanto, naõ sumiu o velho cacoete de recuar quando em vantagem.

Sobre os volantes, os dois vêm subindo de produção. Especialmente Ralph, que uniu os chutes de fora da área ao seu fôlego inacabável e capacidade de marcação.

Outro beneficiado pelo ajuste do time foi Danilo, que vem jogando muito bem na articulação central. Mas mais à frente, próximo de Liedson, diminuindo o isolamento de que o centroavante tantas vezes foi vítima e o desgaste do meia, que não tem uma grande condição física.

Alex e Emerson seguem na reserva, mas vêm entrando em todos os jogos, talvez para ganhar ritmo. Com os dois e a contratação do lateral-esquerdo Ramon para disputar posição com Fábio Santos, dá pra dizer que o Corinthians tem um elenco. Não disse um grande elenco, perceba, mas que tem um, isso tem. Vamos ver até onde vai a boa fase.

6 comentários:

Anselmo disse...

3 ptos de vantagem com um jogo a menos... impressionante. como nenhum outro time anda querendo jogar bola e os outrora favoritos tão até trocando de técnico, vai ficando triste de assistir o brasileirão.

Camilo disse...

Será que vamos ser campeões com Tite, Julio César e Fábio Santos? Meu Deus!, 2012 é logo ali.

Glauco disse...

Momento almanaque: em 2010, na oitava rodada os líderes eram Corinthians e Ceará, com 18 pontos cada (o Corinthians de 2011, com um jogo a menos, tem um ponto a mais).

Já em 2009, os líderes eram Atlético-MG, que foi o último invicto a cair, na oitava rodada, e Internacional, ambos com 17 pontos.

Especificamente nesses dois anos, nenhum dos líderes de então foi campeão. Espero que a escrita se confirme, rs.

Leandro disse...

Ainda que a tabela de 2011 seja diferente, estou inclinando a concordar não com o desejo, mas com a constatação do Glauco de que o campeão de 2011 ser o atual líder ainda é algo bastante improvável.
O time está superando minhas expectativas em relação a ele, mas não consigo ver nessa superação e desenho de um grande favorito neste momento.
Espero que esteja equivocado e que as muitas rodadas que restam me convençam disso.

Nicolau disse...

Acho cedo mesmo falar em campeonato, como mostra o almanaque do Glauco. O que queria destacar é que o time vem jogando melhor do que eu esperava. Em termos de elenco, temos agora dois jogadores de nível parecido em todas as posições, se considerarmos que Edenilson pode jogar na de Ralph. Enfrentamos uns times bons e tivemos resultados importantes. No mínimo, vamos brigar em cima. O que aliás pode ser percebido no próprio levantamento do Glauco, rs: éramos líderes nesse momento em 2010 e, se não fomos campeões, disputamos o título até a última rodada. Basta mudar um detalhe da história, hehe.

Leandro disse...

Um detalhe da história chamado tabela, cabe sempre lembrar.