Destaques

quinta-feira, agosto 04, 2011

Excesso de otimismo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Achei o Nicolau muito otimista quando, no comentário a um post provocação meu logo antes do jogo do Corinthians contra o Cruzeiro, disse acreditar numa substituição à altura dos jogadores que desfalcariam o time nas rodadas seguintes. Em particular, via dificuldade em substituir Liédson e Julio César, goleiro que aprecio, mesmo com um frango vez ou outra. Se o elenco é bom e está ganhando, aí seis vale meia-dúzia. Mas no caso do Corinthians, que tem um elenco no mínimo limitado, a excepcional série de vitórias com que o clube abriu o campeonato deve-se mais a um conjunto que “encaixou”, o que faz de qualquer subsitiuição uma perda real.

A quebra na sequência de vitórias deu um baque: foram duas derrotas consecutivas, sendo uma delas para o Avaí. Segundo comentários que li, o Coirinthians ainda penou pra vencer apertado o lanterna América MG. Abaixo se veem os lances dos gols.



Fato é que o Corinthians neste momento não tem time para manter a liderança por muito tempo, ainda mais com os times que têm Flamengo, Santos (que vai demorar até brigar por espaço), São Paulo... Estamos lá na frente só esperando para logo mais passar o bastão.

Entretanto, a tabela mais próxima é agora favorável ao Timão, em que enfrentará o vice-lanterna Atlético Paranaense, o Ceará, entre outros fracos. Mas esperar que o Tite encaixe de novo o time, aí acho que já é entrar no campo do excesso de confiança.

8 comentários:

Guilherme Tadeu de Paula disse...

Infelizmente, terei de recorrer ao paradigma dagobertiano para falar do Coringão: "voltamos à realidade".

Isso dito, como são fracos Renan e Sheik! O Renan faz o JC parecer o Marcos.

Leandro disse...

O Julio César me lembra o nada saudoso Donieber em algumas coisas. É capaz de num mesmo jogo operar um milagre e depois tomar um frangaço ou de falhar numa bola de dificuldade apenas mediana.
Tudo bem que a identificação dele com a torcida conta muitos pontos que o distinguem de Doni, Felipe e outros que passaram pelo Corinthians recentemente com relativo sucesso, mas também concordo que o Renan não foi feliz até aqui e não tem se revelado uma boa alternativa, embora muitos especialistas digam que ele tem muito mais potencial que o carequinha corinthiano.

Nicolau disse...

O Sheik é bom de bola, mas não é centroavante, jogou pelos lados no Fla e no Flu. Já William gosta de jogar como centroavante, tanto que no começo batia constantemente cabeça com Liedson até acertar o posicionamento. Será que não era o caso de inverter os dois? Mas aí entra o Tite e o enaixe do time.
E antes de detonar o cara, recordemos o caso Iarley no ano pasado: o cara era reserva e não jogava nada, matava o time quando entrava. Até que, com uma contusão de sei lá quem, entrou e, depois de alguns jogos, desandou a marcar gols. Essa história de entrosamento, ritmo de jogo, é verdadeira. O mesmo vale para Alex, que já vi gente botando abaixo da crítica. Foda é ter que esperar essas adaptações no momento mais apertado do campeonato...
E Renan também pode alegar falta de ritmo e mesmo inexperiência. Não dá pra acabar com a carreira do cara no Corinthaisn tão cedo. Dito isso, concluo: Volta, Júlio César!!

paulo macari disse...

a nossa tabela estaria tão fácil quanto a do flamengo não fosse o jogo adiado contra o santos.
ainda temos 2 clássicos regionais (peixe e porco). enquanto o flamengo só tem um (vasco).
o primeiro turno vai ser decido nesses clássicos.

Maurício Ayer disse...

Não sei, Paulo, de minha parte acho que nos pontos corridos o que vale mesmo é não perder (e ganhar) jogos fáceis. O Corinthians é especialista em ganhar clássico e depois perder uma partida idiota e decisiva contra algum time de fundo de tabela.

Olavo Soares disse...

Que o diga, Mauricio, o glorioso Corinthians de 2007, de vitórias épicas sobre Santos e São Paulo em clássicos e tropeços inconcebíveis que levaram à queda.

Maurício Ayer disse...

Olavo, dá pra citar também o Brasileirão de 2010, que a meu ver, mesmo com a concertação da oposição, o Corinthians só não levou porque foi incapaz de ganhar os jogos mais fáceis da etapa final.

Nicolau disse...

Tudo verdade isso do mau desempenho corintianos nos jogos fáceis. Mas Santos e Palmeiras vão vir babando pra cima do Corinthians.