Destaques

quinta-feira, agosto 04, 2011

Vasco 2 X 0 Santos - uma sequência infeliz

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Santos foi a São Januário e encontrou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. O 2 a 0 evidenciou falhas peixeiras que já ocorreram nas duas pelejas passadas: um meio de campo que não marca e uma defesa que, quando confrontada, não hesita em errar.

Tendo essas três partidas na conta, o Santos sofreu dez gols, quatro decorrentes de jogadas de bola parada (tudo bem, pode tirar dessa conta o do Ronaldinho Gaúcho) e cinco gols de cabeça. Os avanços dos adversários pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo da defesa, também foram uma constante. Outro ponto em comum foram jogadores rivais que costumam decidir ficarem praticamente livres de marcação, encarando defensores no mano a mano. Foi o caso de Ronaldinho Gaúcho, no jogo contra o Flamengo, e de Diego Souza, no primeiro tempo da partida contra o Vasco. Claro que a qualidade do atleta conta, mas tentar dificultar a vida dele não é pecado...

Não ter Danilo pela direita, com Pará no seu lugar, e não poder contar com o limpa-trilho Adriano, que se tornou um jogador de qualidade nas mãos de Muricy, faz diferença. Mas só isso não justifica o desempenho pífio da defesa. Ontem, Durval falhou ao tentar tirar a bola na área, o que propiciou a bela finalização de Diego Souza. E Rafael, que fez a diferença em algumas partidas da Libertadores, falhou mais uma vez ao não dividir a bola com o zagueiro Dedé, autor do segundo gol do Vasco.

Muricy, nessas três pelejas, fez somente duas substituições. A postura do comandante demonstra, no mínimo, uma relativa insatisfação com o elenco. Não sei se isso ocorre porque ele não tem à disposição algumas peças que estão temporariamente fora (Felipe Anderson, como Danilo, está na seleção sub-20) ou se ele pretendia reforços que não chegaram. Mas o que sei é que, nesse contexto, vai ser muito difícil alguém convencer o treinador a abrir mão de uma das 23 vagas para o Mundial para que Pelé seja inscrito, como se cogita. Mas não tenho dúvida que o Rei, 70 anos, teria um desempenho melhor ontem do que o do Dez Ganso, que fez sua atuação mais pífia desde o seu retorno pós-contusão.


Ressaca da Libertadores?

O Peixe tem três jogos a menos que a maioria das equipes do Brasileirão, o que não é motivo para relaxar, até porque as partidas que faltam não serão nada tranquilas. O aproveitamento até agora também não inspira confiança ao torcedor, são 33,3% de aproveitamento, similar ao Atlético-GO, 16º colocado, próximo a Grêmio, 35,9%, e Atlético-MG, 35,7%.

Mas outros campeões da Libertadores tiveram problemas ao encarar o campeonato nacional depois de uma conquista. O São Paulo, em 2005, só saiu da zona do rebaixamento na 20ª rodada, quando conseguiu finalmente uma vitória (sobre o Fortaleza) depois de cinco derrotas e três empates pós-título. Àquela altura, o Tricolor do Morumbi chegava a 20 pontos, um aproveitamento de 35%. O time terminou o Brasileirão daquele ano em 11º lugar.

Ou seja, não há motivo para desespero. Mas é triste ver o Santos quase abrir mão do Brasileirão tão cedo. Espero estar enganado.

4 comentários:

Moriti disse...

Ibson de segundo volante não segura a onda. Marca mal e, vez ou outra, bate cabeça com o Elano que, aliás, não está jogando nada. Os dois têm características parecidas. Seria uma boa o Muricy se decidir entre eles.

O Ganso não deu sequer um arranque com a bola ontem. Está burocrático. Com o talento que tem só posso imaginar que sejam as seguidas contusões e as possíveis negociações que estejam atrapalhando. Porém, qual motivo atrapalharia mais?

No Vasco, impressionei-me com o zagueiro Dedé. O que o cara jogou ontem... Não perdeu uma bola pelo alto, mostrou boa colocação, poder de antecipação, ganhou várias disputas pessoais com o Neymar e ainda fez gol. Além disso, fez só uma falta, justamente no Neymar (contra o São Paulo, no domingo, quando também jogou muito, não fez nenhuma).

O Santos é o melhor time do Brasil e se recupera. Já o Vasco, bem na tabela e também com um belo time, tem condições de brigar pelo título.

Maurício Ayer disse...

Está realmente difícil imaginar o Santos recuperando todo o prejuízo com um terço do campeonato já passado.

Moriti disse...

Creio que se recupera, mas não todo o prejuízo. Fica entre os dez primeiros.

Doutor Sujeira disse...

Lutará contra o rebaixamento até o fim. Pode ser salvo pelos juízes corruptos e pela mídia. Quem viver verá.