Destaques

segunda-feira, agosto 08, 2011

Timão: dois erros e um ponto no Paraná

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians voltou do Paraná com um empate por 1 a 1 com o Atlético, numa partida em que até criou chances o bastante para merecer melhor sorte. Com isso, perdeu a liderança para o Flamengo, melhor time do campeonato até aqui, ainda que por um pontinho e com um jogo a menos que os rubro-negros. Jogo esse que será realizado nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, contra o Santos, mas falemos disso mais abaixo.
O Corinthians foi ao Paraná com uma formação diferente. Alex ganhou lugar no meio campo, ao lado de Danilo e Jorge Henrique, com William deslocado para a referência no ataque. A ideia era ter mais a posse de bola e criar mais chances – o que até que aconteceu, com Danilo e o próprio Alex levando perigo ao gol atleticano. Na melhor delas, William perdeu gol feito e fez apertar no peito alvinegro a saudade de Liedson. Esse foi o primeiro erro corintiano.

O segundo aconteceu também na primeira etapa, perpetrado pelo lateral direito Welder. Ele tentou a saída de bola, perdeu a dita cuja para o ex-santista Madson e cometeu um pênalti babaca. Na verdade, acho que esse erro pode contar por dois. O também ex-peixeiro Cleber Santana cobrou e fez Furacão 1 a 0.
Na segunda etapa, Tite fez duas alterações. Sacou Jorge Henrique e botou Emerson, melhorando a movimentação do ataque. E tirou Weldinho para a entrada de Edenilson, volante improvisado na lateral.
Aqui um parênteses: Tite mostra-se implacável com os erros de seus comandados. Queima a meninada sem dó nem piedade, como fez com Welder agora, Renan antes do jogo, e, antes ainda, o próprio Júlio César. No mínimo, questionável. No máximo, covarde. Fecha parênteses.

O Timão cresceu na partida e pressionou até a bela tabela que levou ao pênalti sofrido por Paulinho e convertido por Alex, fechando o placar. Este, aliás, fez bela partida, e servirá de pretexto para minha teoria otimista quanto ao restante do campeonato. O negócio é o seguinte: os principais reforços do Corinthians para o Brasileiro estão entrando agora no time ou ainda nem chegaram lá. Falo de Alex, Emerson e, no caso dos que ainda demora, Adriano. São caras de grande qualidade técnica e que vão melhorar a qualidade geral do time, dando mais poder de decisão.


Junte a eles o retorno iminente de Liedson e Alessandro e fica claro porque não creio que o Corinthians venha se afastar do pelotão de frente até o fim do certame. O problema aqui, claro, está no banco de reservas. É Tite quem vai ter que realizar essa remontagem do navio com o cruzeiro em andamento, festas no convés, bêbados a estibordo, coisa e tal. Há quem diga que o time encaixou neste começo de campeonato mais por sorte que competência de Adenor. Vejamos como se sai nessa missão mais espinhosa.
De todo jeito, brigamos até o fim. Contra o Santos, na quarta, no jogo adiado, os convocados Ralph, Neymar e Ganso ficam fora – o que motivou novo pedido de clemência por parte de Muricy Ramalho, dessa vez ignorado. Para possível consolo do trabalhador técnico, estamos todos baleados e desfalcados. Um empate e alcançamos o Fla. Uma vitória, e estamos de volta à dianteira isolada.

9 comentários:

Maurício Ayer disse...

Se Adriano liderar uma chegada do Corinthians será histórico: o manguaça mais eficiente do Brasileirão.

Concordo com quase tudo. Achei que o pênalti no Madson na verdade foi sofrido fora da área, mas faz parte. O "gol feito" que o Willian perdeu não era tão fácil assim como se falou: a bola estava um pouco alta demais, no meio de dois zagueiros, a situação não era nada cômoda, portanto acho injusto considerar como um "gol perdido" (ainda mais comparando na rodada com o feito inacreditável do Ganso).

Acho crível que o Corinthians siga disputando a liderança, mas considero mais provável que Flamengo e São Paulo acabem por tomar a dianteira. Timão correrá por fora. Ou não...

olavo disse...

Nicolau, você toca num ponto delicado sobre o qual eu, admito, não tenho opinião formada: isso de se "queimar os jovens".

Ano passado, houve quem criticasse Dorival Júnior por "queimar" Rodrigo Mancha após o volante ter entrado na semi da CdB contra o Grêmio, entregado dois gols aos gaúchos e ter sido substituído 10 minutos depois.

De fato, Mancha foi queimadíssimo -tanto que não voltou a vestir mais a camisa do Santos.

Mas o que o técnico deveria fazer? Preservá-lo e prejudicar o time? Em última instância, seu compromisso é com o clube que o contrata, não?

Nicolau disse...

Sem dúvida, Olavo, mas não sei se uma atuação ruim ou um erro numa partida devem ser o suficiente para jogar qualquer um aos leões. Welder chegou numa semana e na outra assumiu a camisa, por conta de uma contusão de Alessandro, e segurou muito bem a bronca. É um jovem com potencial e que é também um investimento do clube.
Claro que cada caso é um caso, e o Mancha - que já era ruinzinho - naquele dia entrou com um espírito no corpo.
Mas mais que isso, a postura do Tite soa como o famoso "eu ganho, vocês perdem". Quando dá merda, ele já manda um bode para o sacrifício. Sei não, sei não...

Leandro disse...

O Liedson não é nenhum gênio da história do futebol mundial, mas faz muita falta ao time. Até aí, tudo bem.
Mas me preocupa muito ouvir/ler que caras como o Danilo, o Alessandro, o Emerson e até o Paulinho, em algum momento, também fizeram falta. Se eles fazem falta, imagine-se a qualidade das peças de reposição...
Admito que o Emerson e o Alex possam ser peças importantes no futuro, mas o ex-jogador do Fluminense, até agora, mais me preocupou e me irritou nas partidas que disputou.
Vamos ver se conseguem formar, "azeitar" e manter bem fisicamente o elenco até o final do certame, e até o final como protagonista, embora eu também entenda que Flamengo, Santos, Cruzeiro, Inter e SPFC, na teoria, apresentem mais potencial para brigar pelo primeiro lugar.

Leandro disse...

Agora, essa do comentarista/defensor de arbitragens Renato Marsiglia dizendo que o atacante paranaense foi agarrado dentro da área…
Ora, ou ele foi agarrado fora (antes) ou ele foi agarrado só depois (dentro).
Vai ser cara-de-pau assim lá na Fábrica de Móveis Brasil…

Nicolau disse...

Leandro, o time é esse aí, com esses caras, e é vice-líder do campeonato. Ou seja, deve ter suas virtudes. Danilo, por exemplo, é líder de assistências do atual time, que é vice-líder do campeonato. Alguma coisa ele deve estar fazendo direito, rs.
Sobre a concorrência, concordo com os listados e acrescento Parmera e Vasco. E faço umas ressalvas: pode ter ficado tarde para o Santos, que tem o melhor time do país ao lado do Flamengo; Cruzeiro e Inter também andam derrapando mais do que eu imaginaria olhando seus elencos.

Nicolau disse...

PS.: Acho que ando otimista demais.

Leandro disse...

Acho que ando pessimista demais...

Maurício Ayer disse...

Já eu ando meio blasé, desconfiando dos otimistas mas sem descrer totalmente da equipe, que tem lá seus méritos. Caralho, desse jeito vou acabar votando no Aécio!