Destaques

quarta-feira, setembro 21, 2011

O choro em números

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook
















Discutir arbitragens é sempre perda de tempo. Nada muda um resultado e, para quem ganhou, a reclamação parece choro de perdedor. E a discussão sempre acaba com a velha desculpa, a arbitragem é ruim mesmo, todos são prejudicados etc...

A novidade nessa discussão neste ano é o site Placar Real (clique aqui). Não conheço o povo que faz, mas a ideia é bem interessante. Eles analisaram os lances controversos de todos os jogos do campeonato e pegaram os momentos capitais, como pênalties mal marcados, gols irregulares validados e gols confirmados de maneira equivocada. Enfim, os erros que definem uma partida.

Dessa análise fica claro que, neste campeonato, até agora, alguns times são mais beneficiados que outros e alguns mais prejudicados. A imagem acima mostra a classificação atual e a tabela "corrigida" sem os "erros". Outra informação interessante são os gráficos favorecimomêtro e o dos times mais prejudicados. Resolvi publicar antes do jogo contra o Galo para não dizer que estaria reclamando de algum lance a favor do Flamengo que possa ocorrer. Aliás, estranho que o Paulo César Oliveira apitará dois jogos do Galo em sequência. Apitou contra o Atlético-GO e apitará hoje. Contra os goianienses houve dois erros, um gol anulado equivocadamente para cada lado, mas o erro foi do bandeirinha.

Pelos dados do site, os times mais prejudicados até agora são Palmeiras, Atlético-MG e Coritiba. Os mais favorecidos, Cruzeiro, Santos e São Paulo. Analisando os dois mineiros, por exemplo, sem os lances controversos, o Galo ficaria no décimo-segundo lugar, com 31 pontos, e o Cruzeiro estaria na zona do rebaixamento, em décimo-sétimo, com 27.

Claro que a análise depende de critérios subjetivos e qualquer um que faça seu ranking chegará a dados diferentes. Mas o trabalho, por analisar todos os jogos com a mesma metodologia, deixa claro que os erros são decisivos para as posições do campeonato e que eles caem mais vezes em alguns lugares que em outros.

6 comentários:

Blog do Libra disse...

Na rodada retrasada o Vasco foi prejudicadíssimo, com dois gols controversamente anulados. Mas não tem bronca. Acho que o time preparado não se lamuria, apenas lamenta e segue em frente! Ah, e por acaso somos os líderes né? Abraço!

Maurício Ayer disse...

Nada como uma tabelinha bem desenhada pra confortar o coração da gente. Dá um ar objetivo pro chororô, rsrs

Excelente descoberta, Fred, vai ajudar muitas almas!

Nicolau disse...

Só por botar o SP em primeiro já gostei do site, hehe! Brincadeiras a parte, o Mauro Beting fazia o que ele chamava de "bota-teima" no blog dele, mas desistiu pra naõ ter que ler tanta bobagem nos comentários. Vamos ver quanto tempo o pessoal aí aguenta, rs. Até porque, Fredi, precisaria de uma amostragem de mais de um ano para dizer que os erros acontecem mais contra uns que outros sempre. Excelente descoberta!

Anselmo disse...

Gostei mais do título do post, cunhado pelo fredi, do que do estudo "objetivo" (não confundir com a objetividade entre parênteses" -- piada e(in)terna).

Dar contornos numéricos pro choro é, pra mim, desolador. Depender de cálculo de erros de arbitragem pra ver o time subir na tabela do oitavo pro segundo lugar, me deixa a beira do desespero -- quase tanto quanto ganhar título por fax -- ao assistir jogos o palmeiras.

Quando acho que falta bastante coisa pro time do Felipão nunca tinha pensado em formas de lobby pra ser mais ajudado pela arbitragem (ou menos prejudicado).

Time que depende de acerto do juiz tem mais é que ir pra baixo da tabela...

Olavo Soares disse...

Já tinha visto outras iniciativas semelhantes, e não consigo levá-las a sério.

Por mais que as pessoas que façam esses cálculos sejam preparadas e bem-intencionadas, as contas são, por definição, imprecisas.

fredi disse...

Concordo com todos, como disse no post, cada um usa determinados critérios, que são subjetivos.

Pior, não dá para dizer que se X fizesse um gol aquela hora o resultado da partida Y seria outro etc.

Não dá para refazer os jogos e saber o que aconteceria.

Mas serve para mostrar que os "erros" interferem bastante nas posições da tabela. e que acontecem mais com uns que com outros.

Claro que precisaria de uma série maior por diversos anos para ver se acontece algo além de coincidências, mesmo assim seria difícil provar.

Fica apenas a curiosidade...