Destaques

sexta-feira, setembro 02, 2011

O que veja fará nesta semana?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Não deveria perder o tempo dos futepoquenses com essa ex-revista, mas ficaram algumas perguntas sobre a "matéria" que fez sobre José Dirceu na edição passada e a expectativa se eles vão continuar ou o assunto "morrerá".


Para quem não perde tempo com a ex-revista, a síntese é que acusa o Zé Dirceu de receber autoridades do governo Dilma no hotel em que se hospeda em Brasília para trabalhar contra a própria Dilma.

Tese essa sem nenhum fato, nenhuma declaração em "on", nenhum documento etc. Ou seja, o de sempre de Veja.

Mas desta vez houve o agravante de ter cometido pelo menos dois crimes. A tentativa de invasão do quarto de Dirceu e as imagens surrupiadas da segurança ou, mais provável, a colocação de câmara-espiã no andar em que Dirceu estava hospedado.

Bem, isso é sabido.

Minha questão é outra. Para que correr tantos riscos para fazer uma "matéria" tão inócua?

Como também tenho o direito de especular sem ter nenhuma prova, como faz a revista, a única hipótese válida para mim é que a tentativa do "repórter" era colocar câmara de vídeo ou áudio para grampear o que as pessoas falavam no quarto.

Esperar que alguém falasse demais e depois dizer que recebeu o "áudio" de uma fonte secreta, da comunidade de informações... e que não revelaria a fonte por conta do direito ao sigilo etc...

Como o "repórter" não conseguiu entrar no quarto e foi denunciado à polícia e o caso ganhou repercussão, a revista não podia voltar atrás e não dar a matéria. Fez com a única coisa que tinha, as imagens sem áudio e um monte de especulação sem prova.

Como este texto já está longo, só para encerrar.

O que aconteceria se alguém pusesse uma câmara para gravar as visitas que os Civitas recebem em quartos de hotel quando viajam? Ou mesmo se câmeras fossem postas nos quartos dos diretores de Veja, ou mesmo na redação. Sabe-se lá onde fazem mais sacanagens.

E pergunta, diante da repercussão negativa em vários lugares e da falta de repercussão dos veículos-irmãos do PIG, o que Veja vai fazer? Continua com a matéria tão importante para os destinos do país (oh, ironia) ou esquece o assunto, faz de conta que não houve nada?

E o que os donos da revista vão fazer? Demitem os diretores/editores que fizeram a bobagem ou assinam junto o boletim de ocorrência dos crimes cometidos?

4 comentários:

Nicolau disse...

Também achei bizarra essa matéria. Pq resgatar o Dirceu agora? Só pra lembrar que ele faz parte do PT? Mas tirando isos, me impressiona o que conseguiram fazer com esse cara. Ele se transformou no grande vilão da política brasileira, qualquer um que tiver um encontro com ele merece ser alvo de investigação. Vai ser caso de estudo daqui uns anos, quando a poeira baixar...

Maurício Ayer disse...

O que eu vejo na grande imprensa é uma absoluta falta de assunto, que reflete a total falta de ideias da oposição no Brasil hoje. Essa matéria é quase tão patética quanto aquela dos dólares de Cuba.

Devemos mais essa ao Lula. Ele derrotou essas organizações na urna, desmoralizando-as completamente. Ou seja, ele conseguiu fazer prevalecer um Brasil vivido, factual, que as pessoas reconhecem, sobre o Brasil dos jornalões.

O Zé Dirceu está só esperando encontrar as provas de quem instalou a câmara no corredor para processar a Veja. As imagens do jornalista-moleque tentando ludibriar a camareira já foram obtidas. Ou seja, vai pôr no pau e vai ganhar.

E o Dirceu não é bobo, sabe muito bem o potencial que tem de tornar isso um caso emblemático.

Edson (Termos de Uso é realmente um saco) disse...

Não vou nem comentar sobre a questão da matéria da Veja, mas o seguinte: Que moral tem esse "Zé Dirceu" depois do escândalo do mensalão? Ele devia recolher-se à sua insignificância como homem da política e sumir. Uma pessoa com o mínimo de bom senso faria isso.

Karin disse...

Edson, será que você entendeu de fato o que se passou? Ou melhor, o que se passou, o que se passa e o que vai continuar passando por causa dessa mídia de nojo?