Destaques

sexta-feira, setembro 23, 2011

Um trago para vencer a morte

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Amanhecer na entrada do Vale do Elqui


A cidade é uma curva na estrada, no vale do Elqui, em direção à cordilheira. A igrejinha com uma única torre se coloca no centro deste cenário ao mesmo tempo delicado e grandioso: barrancos secos cor de serragem, coberto de vinhas igualmente secas, perfeitamente perfiladas; ao fundo, os picos nevados.

É neste pequeno lugar que se encontra a mais antiga e respeitada destilaria artesanal de pisco do Chile. O vilarejo chama-se Pisco Elqui, e foi ali que viveu, ainda no século XIX, Rigoberto Rodriguez Rodriguez, o homem responsável por tornar uma lenda o pisco 3Rs (marca que hoje é explorada por uma grande indústria exportadora).

Com mais um punhado de casas, esta é Pisco Elqui. 
Arrisco dizer que Don Rigoberto está para o pisco chileno como Anísio Santiago está para a cachaça mineira. Sua pequena destilaria hoje se chama Los Nichos e fica na beira da estrada, poucos quilômetros depois de passada a igrejinha. Acompanhei uma visita guiada ao local com o guia Carlos, que nos explicou todo o processo de produção da bebida.



Intervalo cultural: a produção do pisco

Na semana em que o Futepoca esteve no Chile, no início de agosto, a seleção do país austral havia perdido da seleção do Peru por 2 a 1, sendo o gol chileno na realidade um contra do zagueiro peruano. Os descendentes dos incas não perderam a oportunidade de dizer que até os gols chilenos são, na verdade, peruanos.

Com o pisco acontece a mesma coisa. O Peru afirma que o pisco original e único verdadeiro é produzido em suas terras. O guia Carlos explicou que a produção de pisco em seu país é tão antiga quanto no país vizinho, mas que no Chile a grande indústria (como o Capel, a 51 do pisco) proliferou de tal modo que desfigurou completamente a bebida original. Um verdadeiro pisco artesanal chileno é tão bom ou melhor que o seu correspondente peruano.

Diferente da grappa italiana ou da bagaceira portuguesa, que destilam o produto da fermentação do bagaço da uva, o pisco (como o Cognac) é um destilado de vinho. Primeiro produz-se um vinho muito doce e de alto teor alcoólico, a partir de uvas brancas como a moscatel. Este vinho é fermentado, produzindo um mosto, que é decantado e, depois, destilado. Despreza-se a cabeça e a cauda da para ficar apenas com o coração da destilação, o chamado “álcool de pisco”.

Neste estágio, o licor tem graduação alcoólica entre 70 e 80%. É então diluído em água, obtendo-se a graduação desejada, de 30% até 45%. Conforme me explicou Carlos, o pisco tradicional não é envelhecido. Foi a má fama adquirida pelo produto industrial que levou alguns fabricantes a envelhecerem o pisco em carvalho, como esta fosse a razão da qualidade. Não é.

Epitáfios a quem sai na horizontal

Nichos à esquerda, habitados pelos espíritos de manguaças ilustres.

Por mais de meio século à frente da produção do pisco, Don Rigoberto tinha certeza de que depois de morto permaneceria entre suas garrafas. Ele armazenava sua produção no porão da casa, onde fez construir "nichos" como aqueles que há em criptas de igrejas antigas para sepultar mortos ilustres. As garrafas de pisco foram preenchendo os nichos, e ali estão até hoje – cada garrafa dessas vale uma pequena fábula.

Foi numa mesa colocada diante de suas melhores garrafas que Don Rigoberto recebeu as mais ilustres figuras da sociedade chilena, entre eles vários chefes de Estado, além de comparsas locais. Aos amigos do peito, homens de caráter que por pelo menos cinco vezes “entrassem nas covas na vertical e saíssem na horizontal”, Rigoberto reservava-lhes um nicho e escrevia um epitáfio. Hoje, cada nicho é dedicado a um desses nobres senhores, cujo espírito habita entre as garrafas.

Comprei duas, uma de Los Nichos e outra de Espírito del Elqui, mais forte. A primeira é para os amigos, a ser compartilhada em plena alegria; a outra, para beber só, é dos inimigos, para quando fazem meu fígado trabalhar demais e preciso dar-lhe alguma tarefa que me devolva à sensatez.  

7 comentários:

Karin disse...

“entrassem nas covas na vertical e saíssem na horizontal”... rs!
Lugar bonito, principalmente o do amanhecer e o da habitação dos "espíritos dos manguaças ilustres"...

Maurício Ayer disse...

esse vale é absolutamente lindo, karin, de não se crer. acabei não colocando no texto, mas a região é famosa pelos seus observatórios. à noite o céu deve ser ainda mais impressionante do que já é de dia, quando o azul parece sólido de tão límpido. é um lugar para o qual quero voltar.

Glauco disse...

Esses observatórios, junto com o consumo de pisco, devem proporcionar visões únicas.

Karin disse...

Pois olhe que engraçado, não sei porque, mas o que li nas entrelinhas foi que você tinha passado a noite olhando para o céu nesse vale, e que pela manhã, já com a vista cansada, com sono e precisando dormir, tirou essa foto para registrar a beleza do lugar. Só não tirou a foto a noite mesmo porque não tinha uma câmera ou lentes apropriadas...

Maurício Ayer disse...

Taí uma nova modalidade de turismo, Glauco, o observatório etílico.

Karin disse...

ah tá bom, observatório...
sei...

Anselmo disse...

excelente, excelente...

aprendi mais esta sobre o pisco.

o pisco é um bom exemplo de ação pra garantir o nome de um produto conforme a região...

nesse contexto é q "vai, cachaça!"