Destaques

segunda-feira, outubro 31, 2011

Corinthians 2 x 1 Avaí: Virada na raça afasta tragédia e retoma liderança

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians jogou mal contra o Avaí na tarde deste domingo, num Pacaembu cheio e que recebeu horas de chuva brava durante a partida. Jogou mal, sofreu um gol fruto de jogada em (difícil) impedimento, teve um zagueiro expulso, por, no mínimo, um baita excesso de rigor. Cenário propício para uma tragédia – que não se consumou. O Timão virou a partida no segundo tempo, na raça e na coragem, levando ao delírio uma torcida encharcada. Jogo difícil e mais um passo na briga pelo título, esse de grande valor anímico. Até porque, com o empate arrancado pelo São Paulo contra o Vasco, no Rio, voltamos para a liderança, o que significa depender apenas das próprias pernas – e de uma ajudinha dos deuses, claro.

O destaque foi Emerson, que, voltando de lesão, começou no banco e entrou no lugar de Jorge Henrique. Foi o melhor jogador, como vinha sendo em boa parte dos jogos antes de se machucar. O atacante se mexe muito, procura o jogo, dá opções aos companheiros. Como fez no gol de empate, após belo passe de William, jogador às vezes meio bom, às vezes meio ruim, e que ontem estava mais inspirado.

Liedson também merece os parabéns por ter achado o gol da vitória numa cabeçada improvável. É interessante o senso de colocação do atacante. Em várias jogadas é possível vê-lo procurando um espaço vazio e tentando antecipar aonde a bola deverá cair depois de outras disputas. Nessas, acertou em cheio.

Quem também acertou foi Tite, ao não tirar um atacante para recompor a defesa após a expulsão do zagueiro Leandro Castan. Ao evitar a resposta padrão e optar por recuar Ralf para cumprir a função, o técnico manteve o poder de fogo do time e foi premiado com a virada. Acertou aí, mas errou ao botar Jorge Henrique pra jogar. O baixinho já teve excelentes momentos com a camisa alvinegra, mas não se encontra mais. O bom Edenilson, rápido e com visão de jogo, parece ser uma opção melhora na ausência de Émerson e Alex. E falando em troca de guarda, Welder pode muito bem assumir a vaga de Alessandro. O lateral avança bem, dribla e cruza sempre com perigo.

Na próxima rodada, vamos a Minas Gerais pegar o quase desenganado, mas ainda desesperado, América MG. Entre os problemas, a zaga hoje titular está suspensa, com terceiro amarelo para Paulo André e a expulsão de Castán. Devem vir Wallace e o afastado Chicão, zagueiro mais técnico do elenco, mas que perdeu espaço, segundo consta, por disputas de cunho panelístico com o técnico Tite. Espero que volte com vontade de mostrar que merece a camisa 3.

Entre as boas notícias, podemos ter Emerson, Alex, Danilo e Liedson juntos. São os quatro melhores jogadores do meio pra frente hoje. Os que mostram mais qualidade e têm resolvido a maioria dos jogos. Se um deles não jogar, deve entrar William, que também ajuda. Estamos com um bom elenco, principalmente do meio pra frente. Depois do América, vem outro mineiro, o Atlético, ainda ameaçado pela Série B, mas já mais distante do alçapão. E com melhor futebol (o Palmeiras que o diga), muito graças ao bom Daniel Carvalho. Vai, Corinthians!

7 comentários:

Marcos disse...

Sem qualquer tipo de secação (porque já não adianta nada, mesmo -rsrsrs): depois dessa virada, que dá muita moral, o Corinthians é franco favorito. Na minha opinião, o Vasco não tem tanta chance, não só pela tabela complicada e pela ausência do Ricardo Gomes, mas pela simples falta de ambição, pois já está na Libertadores. Quem pode complicar é Botafogo e Fluminense. Mas, analisando a tabela do alvinegro paulistano, somemos 6 pontos garantidos nos jogos contra o América-MG, que já caiu, e o Atlético-MG, que, com dois jogadores a mais, conseguiu tomar sufoco do (fraco) Palmeiras. Se alguém poderia complicar, acho que seriam Atlético-PR, Ceará e Figueirense. Mas penso que seria muito difícil perder ou empatar nas três partidas.

No mais: que campeonato! Excelente. Eu discordo da teoria de "nivelado por baixo". A série de viradas, ontem, as reviravoltas na tabela e os golaços em série, a cada rodada, despertam muito mais o meu interesse do que os campeonatos anteriores. Tomara que seja assim até a última rodada.

Ps.: Sobre o meu time, registre-se: não fosse o Denis no gol, teria perdido por 2 a 0. E que nenhum corintiano venha falar, agora, em "entrega". Quando o São Paulo perde, é porque merece, mesmo. Terminamos o ano sem um time; permanece o "catadão do Juvenal". Pobre Leão...

Nicolau disse...

Marcão, não acredito ser possível para a sua pessoa se referir ao Corinthians sem algum nível de secação, hehe.
No mais, também estou achando o campeonato bem legal. E com melhores jogadores que nos anos anteriores, o que dá mais lances e partidas legais. Mas acho que falta aos clubes montar times coletivamente bons. Não tem nenhum time que vc olhe e saiba dizer como joga, a escalação muda todo jogo. O Corinthians que ganhou ontem é totalmente diferente do que começou o campeonato. Com mais estabilidade nesse sentido, seria melhor ainda o certame.

Moriti disse...

O caminho do Corinthians é mais fácil, sem dúvida. A maioria dos times que vai pegar estão lá embaixo por umm motivo simples: são os piores do campeonato, ruins pacas. Assim, em tese, o time de Parque São Jorge deve levar o campeonato.

Mas discordo da falta de apetite do Vasco, Marcão. Foi campeão da Copa do Brasil, já está na Libertadores, o técnico saiu de cena dramaticamente, mas os caras estão na briga pelo topo da tabela faz tempo e são os únicos brasileiros que continuam no páreo na Sul-Americana.

Sobre o nosso time, a coisa tá ruim mesmo. E zicada. O Cañete, que ao menos poderia ser uma esperança no meio, jogou poucos minutos e estourou o joelho ontem. Mas sei lá, ao menos a equipe me pareceu mais compacta e o Denis, há dois anos sem jogar, mostrou que podemos ter um outro grande goleiro. A segunda defesa dele foi espetacular, nível de Gordon Banks, rs (tá certo que se fosse o Pelé cabeçeando a bola provavelmente entraria).

Glauco disse...

Ô, Nivaldo, o Corinthians de agora não é "totalmente diferente" do que o que iniciou o campeonato. O time que ganhou do Grêmio na 1ª rodada era Julio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Ramírez (Moradei) e Morais (Danilo); Willian (Jorge Henrique) e Liedson. O que venceu o Avaí foi Julio Cesar; Welder (que jogou porque Alessandro foi suspenso), Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian, Liedson (Wallace) e Jorge Henrique (Emerson). As diferenças entre aquela escalação e essa última são circunstanciais e acho que esse é o trunfo do Corinthians sobre os demais: mesmo com um elenco que não brilha aos olhos de ninguém e individualmente talvez seja até inferior ao São Paulo, por exemplo, tem um esquema de jogo (nada bonito também) burilado e repetido pelo seu treinador (aquele que queriam derrubar).

Quanto ao nível técnico ser superior, tenho cá minhas dúvidas, como o Moriti. Isso é assunto pra um post bem extenso que resgate escalações e modo de jogar de times de outros campeonatos.

Leandro disse...

A definição de "meio bom, meio ruim" cai como uma luva para o William.
Durante noventa minutos o cara faz coisas muito legais intercaladas com burradas bem irritantes.
E o JH realmente não vem bem faz tempo, mas acho que o Tite insistiria com ele até os 35 minutos do segundo tempo se não tivesse se lesionado.
Insistiria com ele assim como insiste em não colocar o Edenílson. Acho que o gaúcho prometeu que só põe o rapaz se acontecer algo próximo da vaca tossir e da porca torcer o rabo.
Também concordo que o Alessandro não vai deixar muita saudade se não voltar mais.
A propósito, ele e o Castán, que também foi vítima de extremo rigor da arbitragem ontem, precisam ter presente que a tendência é isso piorar nas próximas rodadas.
Na dúvida vão apitar tudo contra, e por isso nenhuma arma ao inimigo pode ser dada. Nenhum pano p/ manga. Ainda mais no caso de jogadores experientes como o lateral.
Alessandro já havia sido infantilmente expulso na partida do 98º gol de Rogério Ceni, ajudou de novo o juiz a complicar as coisas para o time no RS e Castán não foi menos ingênuo, embora também não tenha sido menos injustiçado.
O campo molhado e o gol mal confirmado no comecinho do jogo contribuíram bastante para um 1º tempo ruim do Corinthians, mas felizmente souberam buscar nos escaninhos da memória corintiana a velha garra p/ salvar a lavoura.
Que não se esqueçam de retomar estas características quando as circunstâncias exigirem ainda mais, como ontem.
E o nível técnico realmente não chega a encantar como em alguns momentos dos 70/80, final dos 90 ou comecinho dos 00, por exemplo, mas também não acho assim tão sofrível como querem colocar.
Além da paridade técnica e física apresentada particularmente neste ano, acho que a exigência da crítica tem sido maior também pelo que a Barcelusa vem apresentado na série B.
A exemplo do que ocorreu em 2008, dá para discutir se o grande time do país agora é o que tem liderado a série A ou se é o líder da série B, comandado por Pelédno.
Demérito dos que estão na série A, como poderiam alguns concluir, a priori?
Não necessariamente. São coisas do Brasil, como diria Guilherme Arantes…

Anselmo disse...

deixa o povo secar...

mas realmente (infelizmente) não vai resolver.

Karin disse...

Tô torcendo pelo Corinthians!