Destaques

segunda-feira, outubro 17, 2011

Corinthians ganha do Cruzeiro e aguarda o corredor da vida

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Maurício Ayer

Num jogo ruim, com um pênalti mal marcado para o Cruzeiro (e desperdiçado por Montillo) e outro não marcado para nós, o Timão garantiu os valiosos três pontinhos que o mantêm na liderança do Brasileirão. Com o jogo atrasado com o Santos, no meio da semana, Botafogo define sua posição no grid atual. Voltamos à situação das rodadas finais do primeiro turno, com o Corinthians liderando, seguido de perto pelos quatro cariocas. Com o São Paulo perdendo o rumo (e o técnico), são os cinco que devem disputar.

Passado o desafio contra o Inter, no qual o empate não é ruim, entramos no corredor da vida onde temos que fazer valer a posição de líder: Avaí, América-MG, Atlético-PR, Ceará, Atlético-MG e Figueirense, sendo o último o único que não briga para fugir do rebaixamento.
Terminamos então contra o Palmeiras, em fase péssima e por isso mesmo louco para ter a única saída honrosa possível: na última rodada, tirar o título do Corinthians. Mas também, se acontecer o contrário, será pra se acabar de beber.

A esta altura, não dá para esperar grandes modificações. O que vai pesar mais mesmo é a motivação, a concentração, a tranquilidade para recuperar jogadores chave que ainda não estão no seu melhor, como o Liedson. Temos um meio campo funcionando, pelo menos para manter a posse de bola e criar algumas jogadas. Ainda é muito difícil enfrentar defesas fechadas, mas temos jogadores que batem bem de fora da área, como Alex e Willian.

Nosso fraco continua sendo as laterais, com especial destaque para Ramon e sua incrível capacidade de se posicionar bem: ele consegue ser sempre a pessoa errada no lugar certo, recebe a bola e, invariavelmente, a perde. E Alessandro toma muita bola nas costas, está longe de ser um jogador imprescindível. Aparentemente, estamos melhor nas bolas cruzadas na área, sem dúvida nenhuma o ponto que nos devorou mais pontos ao longo do ano, tantos foram os gols de escanteio.

Contra o Bota

Às vezes, na curva dos dias, a gente não consegue escrever sobre momentos importantes. A partida que o Timão perdeu para o Botafogo foi atípica. Com dois tempos opostos, tomamos um vareio no primeiro tempo (e ainda demos azar pelo menos no segundo gol, o que compensa o gol mal anulado que levamos no início) e socamos o pilão no segundo, mas com uma defesa trancada e um goleiro reserva inspiradíssimo, o Bota conseguiu não deixar entrar nada. Ao final, comemoraram mais que final de campeonato, com ares de batalha heroica. Claro que foi um jogo decisivo, mas os pontos corridos são assim.

Vai Corinthians!

7 comentários:

ThiagoFC disse...

Vai, Corinthians!!!

E seja lá o que Deus quiser....

Nicolau disse...

Arrancar algum pontinho lá no Sul vai ser importante. E bora ganhar o título em cima do Parmera, hehe!

Vai, Corinthians!!!

E seja lá o que Deus quiser.... (2)

Karin disse...

Olha que vou ao jogo no estádio, hein?

Leandro disse...

Contra o Botafogo, além do fator "azar", as ausências de Emerson e de Liedson foram pesadíssimas, bem como a ausência de Ralf, que deu vida fácil para os meias e atacantes do Botafogo fizessem o que bem entendessem no primeiro tempo, diante do fraco Alessandro e do fraquíssimo Moradei.
Duvideodó que teríamos tantos erros de finalização com Emerson e Liedson na frente, e duvideodó que o Botafogo loteasse o meio campo daquele jeito Ralf por ali, em vez do caricato Moradei.
Ademais, Tite tomou outro nó tático. Nada muito diferente dos nós que tomou de Cuca, Joel Santana, Scolari e até de Jorginho "Diabinho".
Acerca do tal nó na quarta passada, a análise do Blog do Silvinho é irrepreensível.
E só para constar, tivemos duas penalidades cometidas pelo Bota: uma sobre Paulo André, agarrado na área, e outra numa bola na mão intencional de Fábio Ferreira. Mas é lógico que a mídia ignorou isso solenemente e ficou martelando no 1º gol do Botafogo.
Sobre o Cruzeiro, vendo o que eles jogaram contra o São Paulo, eu não estava muito animado com as possibilidades corinthianas, mas o time conseguiu o que tinha que conseguir dentro de tão adversas circunstâncias, seja no aspecto do desespero e do bom nível técnico de alguns dos jogadores mineiros, seja no aspecto da arbitragem, que estava na cara que ia tornar a vida corinthiana ainda mais difícil.
Também está na cara que as coisas vão ser ainda mais difíceis em todos estes aspectos na próxima rodada, no Beira Rio.

Nicolau disse...

Sobre o bom nível dos jogadores mineiros, Leandro, vi uma galera corintiana torcendo pela queda do Cruzeiro e cobrando propostas por Montillo e Fábio. Pura maldade, rs...

Leandro disse...

Nicolau,
Eu não reclamaria se estes dois viessem.
O que te parece?

Nicolau disse...

Não reclamaria nem um pouco. E, dependendo das circunstâncias, poderia incluir o Marquinhos Paraná, que é muito bom volante.