Destaques

segunda-feira, outubro 24, 2011

O futebol masculino no Pan e a histeria calculada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quem viu ontem o jogo entre Brasil e Costa Rica no Pan-Americano escutou as bravatas de sempre quando uma seleção nacional perde no ludopédio. “Tem que honrar a camisa amarela”, exultava o narrador que corroborava a filosofia zagaliana de amor à pátria de chuteiras. Romário criticava a CBF por não ter mandado “força máxima” à competição, no que foi seguido por outro jogador-comentarista, Denílson, que se manifestou no mesmo sentido no Twitter. No microblogue, aliás, jornalistas esportivos chegaram a defender a queda de Ney Franco em função do resultado.

Na história, o país ganhou 4 medalhas de ouro em Pans. Significa
De verdade, alguém aí lembra do desempenho do Brasil, no futebol masculino, no Pan de 2007, que aconteceu aqui? Claro que não, simplesmente porque não é importante. Para outras modalidades, o Pan classifica para Mundial, Olimpíadas, mas no futebol ele não leva a nada. Tem valor em si? Bom, se você considerar que as seleções sul-americanas se classificam para o Pan por meio do Sul-americano sub-17 e as da Concacaf pelo seu regional sub-20, tem-se uma dimensão da relevância.

Não é à toa que seleções do porte de Guatemala, Jamaica e Cuba já chegaram às finais da competição, e outras como Antilhas Holandesas e Trinidad Tobago já pegaram bronze. Sendo assim, por que a histeria de alguns agora?

Ver Romário “exigir” os melhores parece um acinte para os torcedores de times que estão na reta final do Brasileirão. Os europeus sequer aceitariam receber qualquer solicitação da CBF pedindo a liberação de atletas para a competição continental. Mas a razão da “exigência” parece ser outra: a Record investiu pesado não apenas no Pan, mas principalmente no futebol, deslocando profissionais dos mais competentes para a cobertura de uma modalidade secundária no contexto dos Jogos. E, segundo Maurício Stycer, “o sonho maior da Record era poder exibir a partida da seleção brasileira, pelas semifinais, na próxima quarta-feira, dia 26, no mesmo horário em que a Globo estaria apresentando algum jogo da Copa Sul-Americana. A Record julgava que poderia superar a concorrente no Ibope em função do desinteresse que existe em relação a este torneio sul-americano.”



Continua o jornalista: “Durante a transmissão da partida contra a Costa Rica, Romário criticou a CBF por ter enviado ao Pan uma equipe muito jovem e inexperiente. A Record parece acreditar que a decisão de não mandar um time mais qualificado seria uma represália de Ricardo Teixeira contra a emissora, que tem apresentado uma série de reportagens sobre o dirigente.” Será que a emissora acredita de fato nisso? Para ser verdade, anteriormente a postura da CBF em relação ao Pan deveria ter sido diferente do que foi agora, quando a seleção que jogou foi uma espécie de “Sub-20 B”. Mas foi até pior. No Pan do Rio, por exemplo, cujos direitos de transmissão foram da Globo, parceira de Ricardo Teixeira, a seleção que disputou o Pan foi a sub-17. Resultado? O Brasil não passou da primeira fase, como agora. A CBF quis boicotar a Globo também?

O fato é que a Record investiu no futebol dentro de um evento multiesportivo no qual o grande charme reside justamente nas outras modalidades. E que bom que pelo menos duas vezes em cada quatro anos (no Pan, em menor escala, e nas Olimpíadas), o brasileiro pode acompanhar outro esporte que não seja o futebol, ainda que a emissora insista em não transmitir ao vivo diversas competições do Pan, inclusive aquelas em que o Brasil disputa medalhas.

A CBF está errada em muita, muita coisa mesmo. Mas nesse caso, o erro não foi dela.

4 comentários:

Olavo Soares disse...

Concordo, e acrescento a isso o tratamento desproporcional que o futebol recebe em relação aos outros esportes.

Às outras modalidades se dá o direito de perder e ainda receber tratamento de "guerreiros", "heróis" e afins - e isso mesmo para o superestruturadíssimo vôlei e outros esportes que não sofrem dessa penúria toda como se gosta de falar.

Anselmo disse...

é fato.

e me parece bastante interessante o processo relacionado à Record. Não acho que dê pra falar em sabotagem. se a globo tivesse os direitos de transmissão do pan, passaria quase nada na TV aberta de outras modalidades.

fica ney franco!

Maurício Ayer disse...

perfeita a análise.

Alex disse...

Pois é, fiquei com raiva de ter que ver um jogo horrível de futebol enquanto o brasil ganhava ouro com handebol feminino.