Destaques

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Sorvete, fila dupla e os "petistas da USP"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

É uma anti-história de fim de ano.

No Itaim, bairro nobre na zona sudoeste da capital paulista, o palco é uma sorveteria. Por esse dado, fica claro que ninguém do Futepoca presenciou os fatos, mas as fontes são fiáveis.

Em um dia acalorado de dezembro, o público consome com afinco as massas geladas de leite, gordura e espessante. Um carrão daquelas SUVs aproxima-se vagarosamente, em busca de vagas. Não vê nem pista de um lugar para estacionar conforme recomenda o Código de Trânsito Brasileiro. Aciona, então, o pisca-alerta e para o veículo em fila dupla.

Estava calor. Ela queria tomar sorvete. Desceu do carro e para a sorveteria dirigiu-se.

Tudo bem que o período de férias escolares faz a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) reduzir as campanhas para não se estacionar dessa forma. Durante a época de retomada de aulas, no longínquo mês de fevereiro, pulularão faixas com esse tipo de orientação, com vistas a evitar trânsito. Agora, no recesso estudantil, também tem menos tráfego de automóveis, o que torna o problema menos grave.

Mas não teve nada a ver com quem passava o que se viu a seguir. Duas clientes terminaram suas bolas de sorvete, pagaram e acreditavam que poderiam ir embora. Mas estavam com o automóvel travado pelo carrão com o pisca ligado.

Assistiu-se a uma espera de 15 minutos. Nem era o fim do mundo para alguém que está de férias e, de fato, a paciência demonstrada pelas donas do veículo impedido de se mover foi digna da condição.

A madame da SUV voltou, refrescada, por certo. Olhou a situação e, sem esconder a satisfação de ter poupado seu próprio tempo, ensaiou aproximação:

– Ah, meu carro atrapalha?
– É, a gente quer sair e não pode... – respondeu a outra, com uma tranquilidade rara na estressante pauliceia.
– E você quer que eu tire o carro? – tentou de novo, agora com sarcasmo.
– Seria bom. E seria bom que, na próxima, que a senhora não parasse em fila dupla, bloqueando quem para corretamente na vaga...

Agora o sarcasmo deu lugar à irritação. De cara fechada, ela apelou:

– Aé? Aposto que vocês são daquelas petistas da USP!

Entrou no carro, e saiu cantando pneu. Quem viu não entendeu bem a livre associação. Houve quem achasse que era uma tentativa de estigmatizar a interlocutora. Outros, acharam que foi só uma forma de mostrar falta de informação, já que o pessoal na ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo, em novembro, era bem mais à esquerda do que o PT – e bem resistente à partidarização pura e simples, como acontece com outros "Ocupes" por aí. Pessoalmente, acho que tem a ver com algum medo ancestral – lá de 1989, quando a elite paulistana acusava eleitores de Lula de querer tomar-lhes as casas para uma reforma urbana à lá socialista.

O mais provável é que tenha sido só o calor.

Um dado concreto é que, se fosse um bar em vez de sorveteria, pelo menos não haveria (ou não deveria haver) motoristas na história.

4 comentários:

Leandro disse...

Eu venho falando há tempos: Só a luta armada pode colocar as coisas em seu devido lugar por aqui.
Contra gente assim, não Gandhi que dê jeito.

Anselmo disse...

eu ainda acredito na diplomacia da mesa do bar, quem sabe uma versão ébria de Gandhi... O que não necessariamente seria uma evolução (longe de mim querer dar recomendações para o legado do simpático indiano).

Maurício Ayer disse...

Ela estava no seu território, onde carrão tem um significado claro. Esses bairros ricos de São Paulo são a barbárie... assim como os muito pobres.

Dinheiro sem cultura é que nem o crack: rapidamente brutaliza a pessoa. Acredito que se possa dizer o mesmo da pobreza.

Leandro disse...

Dinheiro sem cultura é que nem o crack: rapidamente brutaliza a pessoa. Acredito que se possa dizer o mesmo da pobreza. (2)