Destaques

quarta-feira, janeiro 11, 2012

"Dei muita entrevista boa para vocês e ruim para mim"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Vitor Nuzzi


Poucas vezes um atleta profissional foi tão preciso ao resumir sua carreira. "Fiz muita defesa boa, tomei um monte de frango, dei muita entrevista boa para vocês e ruim para mim", disse o agora ex-goleiro Marcos, 530 jogos, 33 pênaltis defendidos, em entrevista coletiva para falar sobre a decisão de aposentar-se, após 20 anos. "Eu não consigo mais entrar em forma", afirmou, sincero. "É muito sacrifício, tomando muito remédio, fazendo punção para tirar líquido do joelho", explicou. "Era a hora certa para mim. O meu tempo deu. Tem goleiros em melhores condições do que eu."

Foi uma entrevista atípica. Vários jornalistas não se importaram de agradecer publicamente ao atleta, seja por sua postura com a imprensa, seja pelo que ele fez ao "time do coração", como um deles admitiu. Pela franqueza de suas declarações, Marcos disse que algumas de suas entrevistas causaram problemas a ele. "Mas sempre dormi tranquilo", completou. "Posso ter falado besteira, mas sempre fui o Marcos."

Sobre o fato de ser chamado de São Marcos e ganhar até uma procissão, que sairá do Palestra Itália no próximo sábado, ele deu risada. "Os caras são loucos, estão de brincadeira. Pergunta para minha mulher se eu devo ser canonizado." Perto dele, Sônia observava.

Permanecer no Palmeiras, jogando na segunda divisão, em vez de ir para o Arsenal, foi, "sem querer", uma de suas melhores decisões. "Estar perto dos amigos, das pessoas de quem gosto, sempre foi minha prioridade. Queria criar raízes para ser lembrado. Nunca vou me arrepender disso. Seria bom se outros jogadores pensassem assim", afirmou, dando uma canelada suave a colegas de profissão, que sempre priorizam o dinheiro.

Talvez por modéstia, Marcos disse que não iria ir para a Copa. "O Rogério e o Dida estavam voando, e os caras ficaram me cornetando." E conta que Felipão, o treinador da seleção vitoriosa de 2002, mostrava aos jogadores, para motivá-los, "imagens do povo brasileiro, alagamentos, pessoas passando fome".

Ainda sem planos definidos, o ex-jogador pretende passar mais tempo com a família (tem dois filhos, Lucca, que fará 13 anos ainda este mês, e Ana Júlia, de 8). Os jogos e concentrações sempre afastam o atleta desse convívio. "A gente nunca está no álbum de família de ninguém", lembra. Por outro lado, está "bancando as melhores condições para que os filhos possam ser felizes no futuro". Concentrado para um jogo contra o Santos, não viu morrer seu pai, Ladislau, quase quatro anos atrás.

A mãe, dona Antônia, ficou triste e perguntou se ele não podia jogar mais um pouquinho. Quando Marcos respondeu que não dava, que sentia muita dor, ela disse que tudo bem, mas esperava mais visitas a Oriente, cidade do interior paulista, a quase 500 quilômetros da capital, de onde o goleiro saiu. Foi na hora de falar dos pais que não adiantou ficar "treinando o psicológico" durante uma semana para não chorar. "Meu pai era uma pessoa muito simples. O que ele mais me ensinou era preservar o nome. Acho que fiz bem...", disse Marcos, interrompendo a resposta e ganhando aplausos.

Além do jogo em despedida, ainda em aberto, ele não deu muitas dicas do que poderá fazer daqui em diante. Talvez ser "embaixador" do novo estádio do Palmeiras. A certeza é de que não será técnico: "Estou fora. Treinar o time a semana toda, ver o time não fazer nada do que você mandou e ser chamado de burro deve ser a pior coisa do mundo".

E para quem ganhou o respeito até dos adversários – Corinthians e São Paulo divulgaram notas homenageando o goleiro do time rival –, nada mais normal do que citar como referências atletas de outros times. Casos de Zetti (São Paulo), Ronaldo (goleiro do Corinthians) e Taffarel (ex-Internacional e seleção brasileira). Mas a principal era Veloso, a quem Marcos sucedeu. Ele também agradeceu a cartolas e torcedores do Palmeiras e até ao Marquinhos ("um faz-tudo, maqueiro, cuida do gramado").

A maior alegria, segundo Marcos, aconteceu numa bola que foi para fora: na cobrança de Zapata, do Deportivo Cali, na decisão da Libertadores de 1999. E a maior tristeza, como era de se esperar, foi a derrota no Mundial de Clubes para o Manchester, no mesmo ano. Sobre a famosa defesa do pênalti cobrado por Marcelinho Carioca, no jogo contra o Corinthians pela Libertadores em 2000, ele contou que às vezes ficou incomodado com a insistência no assunto, porque dava a impressão de ter sido sua única defesa importante. Depois foi descobrindo o significado daquele jogo para os torcedores. "Teve muita gente importante naquele dia", disse, citando Galeano, que fez o gol que garantiu a disputa por pênaltis.

Dos 530 jogos, 15, talvez, sejam para apagar da vida. Os outros 515 foram "muitos bons". Mas, para o bem e para o mal, jogador tem "pouco tempo para comemorar e pouco tempo para ficar triste".

* Vitor Nuzzi gosta de futebol em qualquer época. Pôs os pés num estádio pela primeira vez aos 10 anos (tem 47) e não pretende tirá-los tão cedo, façam o que fizerem com a pobre bola. A sua seleção do São Paulo, time do coração, que viu jogar seria: Rogério; Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra e Serginho; Chicão, Cafu, Raí e Pedro Rocha; Careca e Serginho Chulapa.

0 comentários: